FIM DA PROTEÇÃO
Quando faltar 12 horas para sua proteção de iniciantes acabar, pare o que estiver fazendo (exceto de saquear, nunca pare de saquear filhote) e comece a se preparar. Comece a recrutar bárbaros sem parar até o fim da proteção, eles serão fundamentais para "limpar" as tropas dos outros jogadores. Junto a isso, faça Esconderijo 10 e Muralha 8, também precisamos nos preocupar com ataques que podemos receber.
Quando a proteção acabar, é hora de saquear os inativos e noobs da sua região. Você verá que saquear jogadores rende mais que saquear só bárbaras, mas é preciso ter cautela. Envie exploradores, iniciando do jogador menos pontuado, e vá subindo aos poucos.
Os jogadores que não tiverem tropas, você deve saqueá-los, usando principalmente lanceiros. Some os três recursos que o relatório aponta, e divida por 25 (a capacidade de farm do lanceiro). Esta é a quantidade de lanças que você deve enviar (não esqueça de enviar bárbaros e espadachins para escoltá-los). Quando começar a limpar jogadores mais poderosos, troque esses lanceiros por cavalaria leve (a divisão deve ser feito por 80, capacidade de farm da CL)
Os jogadores que tiverem tropas, você deve calcular no simulador qual seria o resultado da batalha contra seus bárbaros (APENAS BÁRBAROS). Se suas perdas forem ser de no máximo 25%, eu recomendo atacar (opinião pessoal). Se forem superior a 25%, ignore este jogador por enquanto, você terá perdas significativas, e mais para frente poderá atáca-lo perdendo menos.
observação: não deixe de saquear as aldeias bárbaras enquanto isso, usando principalmente cavalaria
DODGE
Dodge é o nome dado a técnica de retirar tropas da aldeia quando se é atacado. Não há motivo para você querer defender ataques, mesmo que saia vitorioso sempre terá perdas que atrasará seu crescimento, e enquanto não houver nobres no mundo não há muito com o que se preocupar. É provavél que você já tenha completado uma quest que pedia para retirar tropas apoiando outra aldeia, pois estava vindo ataque de uma bárbara (de 1 lanceiro kkk). Pois é, isso que você fez se chama dodge.
Então quando receber ataques nesta fase inicial, seja malandro e faça dodge. Retire todas as tropas da aldeia, atacando ou apoiando uma bárbara próxima. Gaste o máximo de recursos disponíveis que tiver em construções e recrutamento (pode cancelar depois do ataque). Caso sobre um pouco de recurso não tem problema, o seu esconderijo os manterão seguros. Quando o ataque chegar, terá encontrado apenas vento, e o atacante perdido tempo.
Até aí tudo muito fácil. Mas e quando recebe ataques e não está online para fazer dodge? Para isso existe o "off-dodge". Sempre que for sair do jogo, envie suas tropas para saquear aldeias distantes, de forma que elas só retornarão a aldeia quando você retornar ao jogo. Por exemplo, você vai dormir e a conta ficará 8 horas OFF, então envia as tropas saquear bárbaras de 4 horas de distância (aproximado). Certifique-se de deixar a menor quantia de recursos disponível na aldeia também. Assim mesmo que sofra ataques no jogo enquanto não está jogando, suas perdas serão baixas. Caso o tempo que for ficar ausente seja de mais de 6 horas, pode ser uma boa idéia chamar a milícia, assim vai dar perdas a possíveis atacantes e eles não retornarão a encomodar.
Resumindo: prevenção é a melhor defesa
BACKTIME
A melhor forma de acabar com a ameaça de um jogador ofensivo e ativo em sua área, é justamente quando ele te ataca, contra-atacando com uma tática chamada backtime, literalmente, o "tempo de volta".
Resumidamente, é retirar as tropas no momento que o ataque baterá e enviar de imediato um contra-ataque que chegará na vila adversária instantes depois das tropas dele retornarem, não o dando chance para esquivar. Existem várias maneiras de backtime, então vou dar as instruções do método que acho o mais fácil de fazer.
backtime disse:
1 - Faça dodge momentos antes do ataque adversário chegar. Você precisa das tropas vivas para contra-atacar.
2 - Quando o ataque bater na sua aldeia, é hora de calcular o "tempo de volta" das tropas adversárias. Sabendo a velocidade da tropa mais lenta adversária, verifique qual é o tempo de um ataque com esse tipo de unidade entre suas aldeias, e some este tempo a hora em que o ataque tinha chegado. O resultado dessa soma é o horário de retorno das tropas inimigas.
3 - Você deverá enviar um ataque para que chegue exatamente no horário de retorno adversário, usando tropas mais lentas para isso. Se ele usou aríetes, você fará o backtime apenas com bárbaros+CLs por exemplo. Use esta
ferramenta de planejamento de ataques para calcular a hora exata de enviar o seu ataque (configure para o seu mundo).
4 - Quando estiver perto da hora, prepare o seu ataque para enviar. Você deve confirmar o seu ataque alguns segundos antes do tempo que calculou, pois esse seria o tempo até o servidor atualizar e realmente enviar o seu ataque. Esse tempo depende da velocidade da sua internet, mas na dúvida, considere 2 segundos este tempo de atraso.
5 - Ataque enviado, agora é só esperar por um bom resultado. Quanto menor for a diferença do tempo do retorno das tropas inimigas e o tempo de chegada do seu ataque, menor são as chances do alvo de se esquivar do backtime.
TROPAS 24hs
A proteção acabou e você "passou o rodo" na concorrência. O próximo passo é simples: tropas. Você deve investir tudo em tropas até ter o Quartel e Estábulo recrutando 24 horas sem parar. Nem preciso dizer que para isso não pode parar de farmar.
Recrutar sem parar não quer dizer que tenha que colocar uma fila de um dia de recrutamento, assim você estaria a "segurar" recursos que poderiam estar sendo aproveitados em algo que lhe desse vantagem naquele instante (é o chamado efeito "tropas fantasmas"). Recrutar 24hs significa que você deve adicionar tropas a fila várias vezes durante o dia, de forma que elas não parem nem por 1 minuto. Isso costuma ficar entre manter uma fila de 4 a 8 horas no quartel/estábulo.
Primeiro, enquanto não tiver cavalaria leve no estábulo recrutando sem parar, não pode dar-se ao luxo de recrutar no quartel ou fazer edifícios.
Segundo, enquanto não tiver cavalaria leve no estábulo e bárbaros no quartel recrutando sem parar, não pode dar-se ao luxo de fazer edifícios.
observação: os únicos edifícios que podem ser aumentados nesta fase são a Fazenda e Armazém, caso contrário você não teria espaço para recrutar hehe
O CONSTRUTOR
Com estábulo e quartel não parando de recrutar por nada desse mundo, é hora de voltar os olhos nos edifícios. Essa é a parte da evolução com mais possibilidades, sendo impossível tratar desse assunto com imparcialidade. Os melhores jogadores fazem até mesmo vários cálculos de build para escolher o que construir de cada vez. Então vou dar algumas noções bem básicas, cabe a você montar sua própria "build".
Edifício Principal, Quartel e Estábulo são as principais construções a fazer, pois agilizam o tempo de novas construções e recrutamento. E tempo é recurso meu amigo.
Os edifícios de recursos são bem opcionais. Caso tenho pouco tempo de jogo, eles também devem ser o seu foco. Caso contrário, poderão lhe atrasar um pouco.
Fazenda e Armazém são evoluídos conforme necessidade. Se ficar meio em dúvida se vai lotar ou não, é melhor ser precavido e aumentar. Desperdiçar recursos ou deixar tropas sem recrutar por falta de espaço é um pecado.
A Oficina deve ser feita quando achar que seus bárbaros estão tendo dificuldades para limparem sozinhos os jogadores da região, assim você poderá fazer aríetes para destruir muralhas. Vai precisar de um Ferreiro no 10. Se quiser também fazer catapultas para demolir o pessoal e o fazerem desistir, vai precisar de Ferreiro no 12.
Outros edifícios (mercado, esconderijo, muralha) poderiam ser feitos quando não se tem recursos para construir o que deseja (desde que as tropas estejam recrutando), assim mantem o EP sempre trabalhando e economizará tempo no futuro.
ACADEMIA
Esta chegando a hora de aumentar o reinado, conquistando outra aldeia, portando vamos fazer academias pra recrutar nobres. É difícil dizer o momento certo para fazer academia. Eu particularmente uso como base o nível da sua fazenda.
Se sua prioridade é conquistar o mais rápido possível, rush Academia quando tiver Fazenda 28. Menos do que isso, você só terá tropas para conquistar uma aldeia ridícula.
Se sua prioridade é possuir full o mais rápido possível para depois conquistar, rush Academia quando tiver Fazenda 30.
Se busca um equilíbrio entre conquistar rápido e com o máximo de tropas, rush Academia quando tiver Fazenda 29.
"Rushar" academia entende-se por evoluir os seus pré-requisitos (Edifício Principal 20, Ferreiro 20 e Mercado 10). Desde a atualização da versão 8.0, os últimos níveis dos edifícios ficaram extremamentes demorados, então recomendo aumentar o seu ed. principal superior a 20 (pra ser sincero eu colocaria em 30 até kkk). Se o seu mundo for de moedas, cunhe 10 moedas e faça 4 nobres. Se for de armazenamento de pacotes, faça Academia nível 3 e 3 nobres.
Antes de acabar tudo isso, você já deve ir estudando quem é a melhor opção para se conquistar. Foi suado para chegar até aqui, então nada de aldeiazinha mixuruca, você deve noblar a melhor aldeia possível desde que tenha tropas para isso. Com tudo pronto, explore o alvo para ter certeza que dará conta do recado. Agora só falta enviar o noble train...
NOBLE TRAIN
A sugestão anterior de fazer 4 (ou 3) nobres para a primeira noblagem, é porque aconselho a usar um comboio de nobres desde o início. Este jogo é coletivo, e se você tentar baixar a lealdade enviando o mesmo nobre várias vezes, terá grandes riscos do alvo receber apoios e acabar com sua festa. Se o mundo for de armazenamento, você terá de fazer 2 levas de ataques, enviar o trio de nobres primeiro, e ao retornarem enviar mais 1 ou 2.
Mesmo que seja novato, a esta altura do jogo já deve entender como funciona os nobres e conquistas, então vamos pular essa parte.
Você deve enviar o seu comboio com os bárbaros+cavalaria leve+aríetes no primeiro comando para limpeza, e nos demais uma escolta de 50~200 bárbaros e 50~200 CLs. Se está confiante que vai conquistar sem problemas, pode optar por não mandar cavalaria leve para limpeza, assim não terá seu poder de saque diminuido (mas estará a correr grandes riscos).
Você deve tentar fazer que a diferença de tempo entre cada comando do noble train seja o menor possível. O ideal seria enviar no tempo mínimo que o servidor permite: 50 mini segundos. Se isso parece um absurdo para você
leia este tutorial e aprenda como.
O motivo para tentar enviar o comboio no menor tempo possível, é devido a uma tática bem popular chamada sniping train...
SNIPING TRAIN
Talvez antes de conquistar alguém, alguém queira te conquistar. Você observa o símbolo de 4 ou mais ataques vindos, e já começa a se despedir do mundo, pois é ofensivo e não tem defesa para parar o ataque. Ou pode estufar o peito, dizer "- Vem que tem nega", e fazer um sniping.
Sniping train é uma tática defensiva, onde se encaixa apoios no meio de um comboio de nobres, assim o ataque de limpeza passa, mas os outros nobres ficam no meio do caminho, evitando a perda da aldeia.
É uma tática com certo grau de dificuldade, que exigiria um tutorial próprio. Mas felizmente já temos um ótimo tutorial sobre o tema, é
este aqui.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir de uma aldeia as variáveis aumentam ainda mais, mas você terá as diretrizes necessárias para fazer suas escolhas sabendo o que realmente está fazendo, e não fazendo porque alguém falou para fazer. E uma última dica: quando ficar em dúvida de que decisão tomar, siga seu instinto, ele sempre saberá o melhor a se fazer.
Abraços ^^