[Tutorial] Unidades

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Goldsilver Ironsteel

Membro Notável
Tudo o que você precisa saber sobre tropas.


Saudações camaradas, este tutorial feito por Goldsilver Ironsteel. Caso você o copie e o leve a outra tribo ou mundo, por favor mantenha os créditos ao autor.


* Este tutorial toma como base mundos com arqueiros, com cunhagem de moedas para nobres e com sistema de pesquisa simples no Ferreiro.




► Tropas


Tribal Wars como o próprio nome sugere, é um jogo de guerra, então é natural a gente encontrar tropas para usar. Existem ao todo 13 unidades diferentes no jogo, cada um delas com seus pontos fortes e fracos.


Muitos jogadores pensam que o mais importante no jogo são as aldeias e suas construções, mas eles estão enganados, o mais importante são as tropas. Vamos pensar um pouco: o que leva você jogador a comer outra aldeia?


A necessidade de se ter mais tropas.


No começo parece impossível encher sua aldeia com 24000 de população que é o máximo proporcionado por uma Fazenda no nível 30, mas com o passar do tempo isso se torna fácil e a população apenas daquela aldeia se torna insuficiente para continuar no jogo, é ai que nasce a necessidade de se ter uma segunda aldeia, e depois uma terceira, e mais outra e outra.


Com suas tropas você saqueia recursos, defende suas aldeias, conquista outras aldeias e protege seus amigos. Com tropas você pode chegar ao objetivo final que é fazer com que sua tribo conquiste 80% das aldeias do mundo.




► Informações Gerais


Antes de apresentar as unidades que o jogo tem, eu preciso explicar sobre todas as características que são comuns as mesmas. São ao todo 8 características e são elas: Custos, População, Capacidade de Carga, Velocidade, Força de Ataque, Defesa Geral, Defesa Contra Cavalaria e Defesa Contra Arqueiros.


Custos: Basicamente informa quanto de cada recurso você gastará para produzir a unidade.
População: Esse campo mostra quanto de espaço a unidade vai ocupar em sua Fazenda.
Capacidade de Carga: este campo indica quanto de recurso uma unidade pode saquear a cada ataque.
Velocidade: O quão rápido uma unidade viaja por campo.
Força de Ataque: O poder da unidade quando usada para atacar.
Defesa Geral: A defesa da unidade quando defendendo contra bárbaros, lanceiros, espadachins, catapultas, paladinos, nobres e aríetes.
Defesa Contra Cavalaria: a defesa da unidade quando defendendo contra cavalarias leves ou pesadas.
Defesa Contra Arqueiros: a defesa da unidade quando defendendo contra arqueiros ou arqueiros a cavalo.


Como é possível ver, as unidades possuem atributos simples mas diversos e variam muito de uma unidade para outra.




► Unidades


Existem no total 12 unidades no jogo e são elas: Paladino, Lanceiro, Espadachim, Bárbaro, Arqueiro, Explorador, Cavalaria Leve, Arqueiro à Cavalo, Cavalaria Pesada, Aríete, Catapulta e Nobre. Neste tutorial eu vou dar uma explicação básica e resumida sobre as funções de cada unidade. Basicamente existem duas funções principais que as unidades desempenham: ataque ou defesa.


As unidades se dividem basicamente em 4 tipos: infantaria, cavalaria, cerco e especiais.


Unidades de infantaria são todas as unidades produzidas no Quartel, o termo "infantaria" se refere à soldados que andam a pé. Unidades de cavalaria são produzidas todas no Estábulo, unidades de cerco são produzidas na Oficina, o termo "cerco" vem do fato dessas unidades serem usadas para sitiar cidades e castelos formando um cerco (isso na vida real). Unidades especiais são aquelas que possuem funções importantes no jogo, só existem duas delas, o paladino e o nobre.


*Nota: Existem mundos onde os arqueiros não existem.




Lanceiro: o lanceiro é a unidade de infantaria mais básica do jogo, eles possuem uma boa defesa contra cavalaria, mas deixam a desejar em todos os outros atributos. Para compensar os atributos fracos, eles são baratos de se produzir, são treinados relativamente rápido, possuem uma velocidade de viagem mediana e uma capacidade de carga razoável. Por causa de suas características, os lanceiros nunca devem ser usados para atacar, a função deles é proteger as aldeias contra as cavalarias inimigas. Eles também são muito úteis para saquear, principalmente no começo do mundo porque de todas as unidades produzidas no Quartel eles são as que possuem a maior capacidade de carga.




Espadachim: o espadachim é uma unidade de infantaria e existe única e exclusivamente para a defesa, ao contrário dos lanceiros que podem ser usados para saquear, o espadachim é considerado a pior unidade de infantaria para realizar a função de saque, porque além de carregarem poucos recursos eles são muito lentos. Eles possuem um ataque mediano, uma ótima defesa geral, uma defesa contra arqueiros razoável, mas são muito fracos contra cavalaria. A minha recomendação é que se você for usar espadachins para saquear, nunca os envie junto com os lanceiros, porque eles vão atrasar muito a viagem das tropas. Os espadachins são a principal defesa contra arqueiros, bárbaros, armas de cerco e nobres.




Bárbaro: o bárbaro é uma unidade de infantaria, ele é a única unidade dessa classe que é usada para atacar. Eles são baratos de se produzir, treinam relativamente rápido e possuem um ataque razoável. Bárbaros são péssimos para defender por isso só use eles na defesa se for realmente necessário e você não tiver nenhuma outra opção.




Arqueiro: o arqueiro é uma unidade de infantaria, ele é a melhor unidade de defesa produzida no Quartel, ele possui ótima defesa geral e defesa contra cavalaria, mas sua defesa contra arqueiros é péssima. A princípio pode parecer vantajoso substituir os lanceiros e espadachins por arqueiros, mas vale lembrar que eles possuem outras desvantagens como por exemplo: eles são muito caros para se produzir, péssimos para saquear e demoram muito tempo para treinar sendo a unidade do Quartel com o maior tempo de produção. Minha recomendação é que você faça arqueiros para complementar as defesas do seu exército, evite produzir eles exageradamente, um grande exército de arqueiros pode ser facilmente eliminado por um exército de arqueiros a cavalo.




Explorador: o explorador é uma unidade de cavalaria. A função do explorador é justamente a que seu nome indica: explorar, espiar as aldeias de outros jogadores bem como proteger suas próprias aldeias de outros exploradores. Exploradores não servem pra mais nada além disso, visto que eles não possuem ataque e são as unidades com as menores defesas do jogo, você precisaria por exemplo de 20 exploradores para ter a mesma defesa que um único espadachim teria.




Cavalaria Leve: a cavalaria leve, como o nome indica, é uma unidade de cavalaria. Está é uma das unidades mais importantes do jogo por causa do seu poder de ataque, da sua mobilidade e capacidade de carga. A cavalaria leve é uma unidade ofensiva e não deve ser usada para a defesa. É uma boa ideia sempre ter um bom número de cavalarias leves para saquear, 1500 cavalarias leves saqueando pelo mapa podem render até 500k de recursos, muito mais do que uma aldeia com todas as minas no nível 30 produziria em um dia. É claro, a quantidade de recursos depende também do número de pessoas que estão disputando os saques com você.




Arqueiro a Cavalo: o arqueiro a cavalo é uma unidade de cavalaria, como o próprio nome indica. Ele é uma unidade ofensiva e não deve ser usado para a defesa. O arqueiro a cavalo possui um ataque razoável, mas perde em muitos aspectos para a cavalaria leve, por exemplo, ele ocupa um a mais de população, consome 25 de recursos a mais para treinar e demora mais tempo para ficar pronto. Eu posso dizer com toda a certeza que a única função do arqueiro a cavalo no jogo é a de matar outros arqueiros.




Cavalaria Pesada: a cavalaria pesada, como o nome indica, é uma unidade de cavalaria. Esta é uma das unidades mais importantes do jogo, possui o ataque mais forte e as melhores defesas perdendo apenas para o paladino no que diz respeito a atributos. Por causa de seu incrível poder, a cavalaria pesada pode ser usada tanto para o ataque quanto para a defesa. No entanto tanto poder tem um alto preço, a cavalaria pesada ocupa 6 espaços de população na fazenda sendo a quarta unidade mais cara do jogo nesse quesito. Além disso a quantidade de recursos para se produzir essa unidade é enorme, principalmente quando se diz respeito ao ferro. Outro problema da cavalaria pesada é o tempo de produção que é bem alto.


Apesar disso tudo a cavalaria pesada quando bem usada, pode se tornar um dos maiores trunfos no campo de batalha. Com seus atributos de defesa altos, a cavalaria pesada pode servir como apoio relâmpago, segurando aldeias de ataques inimigos enquanto os reforços de infantaria estão a caminho. Eu recomendo que a cavalaria pesada seja usada de forma defensiva, use a cavalaria pesada para atacar somente se não houver outra alternativa. Se você precisar atacar use cavalarias leves, 3 cavalarias leves juntas têm mais força de ataque do que 2 cavalarias pesadas e ambos os grupos gastam 12 de população na fazenda.




Aríete: O aríete é uma unidade de cerco. Aríetes não devem ser usados para a defesa. Aríetes são lentos, demoram para fazer e são caros, quase não têm ataque e além disso ocupam bastante espaço na fazenda. Mas mesmo com todas essas desvantagens, eles são indispensáveis em qualquer exército. A função do aríete é única e exclusivamente a de derrubar as Muralhas das aldeias inimigas. Alguns jogadores podem pensar que aríetes não são tão úteis quanto as catapultas, uma vez que as catapultas possuem um bom ataque e podem destruir qualquer estrutura até mesmo a muralha. Porém existe um segredo, os aríetes são os primeiros a atacar, ou seja, eles vão bater na muralha da aldeia inimiga antes das outras unidades ao contrário das catapultas, que são sempre as ultimas em todas as batalhas.


Estranhamente, aríetes possuem uma boa defesa contra cavalaria os que os tornam úteis para a defesa em situações desesperadoras.




Catapulta: a catapulta é uma arma de cerco e pode ser usada tanto para atacar quanto para defender. Catapultas são lentas, caras, demoram muito para treinar e ocupam muito espaço na fazenda. Mas todas essas desvantagens são compensadas por sua habilidade especial: a capacidade de destruir edifícios quando usada para atacar. Outra grande vantagem da catapulta é que ela pode ser usada tanto para atacar quanto para defender. Eu particularmente não recomendo a produção de catapultas para a defesa porque uma catapulta ocupa 8 de população na fazenda, ela defenderá menos que 8 unidades de infantaria ou uma unidade de cavalaria pesada e duas de infantaria.


Ao contrário dos aríetes que atacam primeiro, as catapultas são as últimas a atacar. Outra grande vantagem da catapulta é que o item Fogueira de Aletheia, tem um bônus muito maior do que os itens equivalentes de outras unidades tornando uma aldeia lotada de catapultas e o paladino com esse item, a defesa mais forte do jogo.




Nobre: O nobre é uma unidade especial e deve ser usada apenas para conquistar aldeias. Não tem muito o que se falar do nobre, ele é a unidade mais cara, mais demorada para se treinar, a mais lenta do jogo e a que mais ocupa espaço na fazenda. A princípio parece que não vale a pena fazer um nobre gorducho cheio de mordomias. Mas não se engane, nobres existem para um único propósito: dominar outras aldeias.


Cada vez que um nobre é enviado para atacar outras aldeias e sobrevive, ele diminui a lealdade dela entre 20 a 35 pontos, quando a lealdade de uma aldeia é zerada o nobre desaparece e todas as tropas que foram enviadas junto com o nobre ficam na aldeia como apoio.


Outro detalhe importante é que não importa quantos nobres estejam em um mesmo ataque, a aldeia perderá somente de 20 a 35 pontos de lealdade, portanto não vale a pena enviar muitos nobres para atacar de uma vez a menos que você tenha certeza que perderá muitas tropas, porque o nobre morre sempre que metade das tropas que foram enviadas com ele morrerem também, então se você enviar dois nobres em um mesmo ataque, mesmo que um morra o outro será bem sucedido em tirar lealdade da aldeia.


O mais recomendado a se fazer é enviar 4-5 grupos de ataque em sequência cada um com um nobre. Nobres são treinandos na Academia.


Para treinar um nobre antes você precisa cunhar moedas de ouro, a quantidade de moedas de ouro que você precisa cunhar é igual ao número de nobres que você tem + o número de nobres que pode produzir + o número de nobres que estão em produção + o número de aldeias que você controla.


Por exemplo, para treinar seu primeiro nobre o cálculo seria: N 0 + NP 0 + NR 0 + A 1 = 1, ou seja uma moeda de ouro. Se você tivesse 3 aldeias, 2 nobres prontos, 1 para fazer e 1 em treinamento o cálculo seria: N 2 + NP 1 + NR 1 + A 3 = 7, nesse caso você precisaria cunhar 7 moedas de ouro antes de poder treinar mais um nobre.

N = Nobres prontos
NP = Nobres recrutando
NR = Nobres em recrutamento
A = Aldeias




Paladino: O paladino é uma unidade especial, ele pode ser usado tanto para a defesa quanto para o ataque, mas sua principal função é de suporte. O paladino é a unidade mais poderosa do jogo, ele é barato, rápido e forte em todos os atributos, seus únicos defeitos são o tempo de produção e espaço ocupado na fazenda.


Cada jogador pode ter apenas um paladino, este pode ser treinado na Estátua, se você precisar mover ele para outra aldeia pode fazer isso usando a Estátua também.


O paladino possui dois poderes especiais, ele pode usar itens que servem para aumentar o poder das outras unidades que o acompanham e também pode acelerar o envio de apoios. Quando o paladino é enviado como apoio, todas as unidades que estiverem junto com ele viajarão na velocidade do paladino, até mesmo catapultas andarão mais rápido.


Essas duas habilidades quando usadas apropriadamente podem significar a vitória no campo de batalha.




Milícia: A milícia é uma unidade especial que só pode ser usada para a defesa. A milícia pode ser recrutada na Fazenda. A milícia é uma unidade especial de defesa feita para ser usada em situações de desespero, ela não tem qualquer custo ou tempo de produção podendo ser recrutadas instantaneamente na Fazenda. Porém quando o jogador faz isso, sua aldeia passa a produzir apenas metade dos recursos que normalmente produziria (arredondado para cima) e a aldeia ainda por cima fica com a produção paralisada.


As milícias são boas contra cavalarias, mas fracas contra todo o resto. Um jogador só pode chamar milícias enquanto possuir no máximo duas aldeias, a partir disso não é mais possível convocar as milícias. Existem algumas estratégias que podem ser usadas com as milícias, mas eu irei ensiná-las em outro tutorial.




► Pré-requisitos:


Todas as unidades possuem pré-requisitos para serem treinadas, vou citá-los aqui.


Lanceiro: Quartel Nível 1.


Espadachim: Ferreiro Nível 1.


Bárbaro: Ferreiro Nível 2.


Arqueiro: Quartel Nível 5 e Ferreiro Nível 5.


Explorador: Estábulo Nível 1.


Cavalaria Leve:
Estábulo Nível 3.


Arqueiro a Cavalo: Estábulo Nível 5.


Cavalaria Pesada: Estábulo Nível 10 e Ferreiro Nível 15.


Aríete: Oficina Nível 1.


Catapulta: Oficina Nível 2 e Ferreiro Nível 12.


Nobre: Edifício Principal Nível 20, Ferreiro Nível 20, Mercado Nível 10 e Academia Nível 1.


Paladino: Estátua Nível 1.


Milícia: Fazenda Nível 1 a 15, cada nível produz 20 milícias sendo o máximo 300.




E é isso pessoal, vou terminando por aqui meu tutorial sobre unidades, se você quer conhecer melhor os atributos de cada unidade clique aqui. Se você tiver críticas, reclamações ou sugestões a fazer sobre este tutorial me envie uma mensagem no jogo ou no Fórum Tribal Wars.


Um bom jogo a todos!


Att. Goldsilver Ironsteel, Líder da Tribo Frente de Batalha.
 
Última edição:

Coringa.

Membro Notável
Ficou ótimo o seu Tutorial, muito bem detalhado indicado aos iniciantes que ficam toda hora perguntando quando desbloqueará tal tropa.
 

Goldsilver Ironsteel

Membro Notável
Vlw galera, a opinião de vocês conta muito. Porque se frequentam esta aba é porque viram muitos tutoriais já. Esse tutorial realmente eu fiz focando nos iniciantes.

Eu aproveitei e fiz uma correção nele, inclui a legenda da fórmula para se calcular os nobres.

N = Nobres prontos
NP = Nobres pra fazer
NT = Nobres treinando
A = Aldeias

É isso ai galera. Depois vou postar um tutorial sobre bandeiras.
 

Minato-Sama

Membro Notável
Vlw galera, a opinião de vocês conta muito. Porque se frequentam esta aba é porque viram muitos tutoriais já. Esse tutorial realmente eu fiz focando nos iniciantes.

Eu aproveitei e fiz uma correção nele, inclui a legenda da fórmula para se calcular os nobres.

N = Nobres prontos
NP = Nobres pra fazer
NT = Nobres treinando
A = Aldeias

É isso ai galera. Depois vou postar um tutorial sobre bandeiras.
Acho bom mudar NT pra NR = Nobres Recrutando.
Porque pode confundir algumas pessoas, principalmente os iniciantes.
 
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