Funciona assim: Você define o número máximo de tropas que quer em cada aldeia conforme explicado no tutorial. O que o programa faz é calcular quantas tropas podem ser produzidas com os teus recursos e espaço na fazenda. Depois ele verifica quantas tropas faltam para que sua configuração seja alcançada. Ou seja o que ele faz básicamente é padronizar sua aldeia colocando o numero de tropas que você pode recrutar naquele momento visando alcançar futuramente o número que você predefiniu anteriormente. Esse script quantifica o número de tropas a serem recrutadas de acordo com o número de tropas que desejas. Por exemplo:
Você quer ter a seguintes configurações nas aldeias de ataques (é só um exemplo e não tem nada a ver com o que se deve ter em aldeias especializadas):
configuration=[0,0,5000,0,0,2000,1000,0,0,0]
Sendo assim o script verá quantos de recursos tens e quantos espaços vazios existem na fazenda. Após isso ele calcula o que você pode recrutar de cada tropa, mantendo a mesma proporção por você escolhida. Como a configuração que foi feita acima está na razão de 5:2:1 (lê-se cinco para dois para um) a cada 5 barbaros feitos ele fará 2 CLs e 1 AC. Ou seja se você pode recrutar apenas 50 barbáros, é porque poderá recrutar também 10 CLs e 5 AC.
Digamos que a configuração acima seje para uma aldeia de ataque e você quisesse que todas suas aldeias de ataque tivessem essa configuração. Para fazer isso você precisa antes criar um grupo e colocar todas saus aldeias de ataque nele para que assim não seje recrutado tropas de ataque em aldeias de defesa por exemplo. Depois disso basta ir em Recrutar em Massa e selecionar o grupo que deseja. No nosso caso são tropas de ataque. Depois de selecionado o grupo basta clicar no link criado na barra de acesso rápido para qeu seja preenchido automaticamente a quantidade de tropas que podes recrutar de acordo com as tuas configurações escolhidas.
Se você quiser fazer isso com as aldeias de defesa também precisará adicionar outro link na barra de acesso rápido com as configurações que desejar e criar um outro gurpo, chamado por exemplo Defesa. Logo é só repetir o processo anterior.
Esse post do Tapia eplica certinho (com imagens) como ele funciona:
http://forum.tribalwars.com.br/showpost.php?p=382473&postcount=107