Discussão Nova Era do TW-BR

  • Iniciar tópico DeletedUser87953
  • Data de início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

DeletedUser18768

Guest
sou dessa nova geração ne,eu pelo que vi pelo menos neste ultimos mundos tw eh bem invidualista sim,são raros os jogadores que montam ops e se disponibilizam a participar delas...que gostam de entrosar com os membros da tribo e talz...a vdd eh que eh muitissimo mas divertido jogar em grupo,mas existe uma série de fatores que acho que tornaram os mundos atuais muito competitivos entre jogadores e não entre tribos,como as medalhas,comércio de pps etc e eh claro a experiêcia ne,pq acho eu que nos mundos antigos a maioria sabia a mesma coisa do que os outros de tw,entaum não devia rolar estas batalhas de ego que tem hoje em dia...jogo a 3 anos e já estou pensando em aposentadoria rs


Os egos eram muito mais inflados antigamente...hoje em dia as brigas parecem coisas de escola. Nos tempos idos...o negócio era pesado.Tretas infinitas! Cê tá por fora, doido!

Mas tirando essa parte, você falou tudo!!
 

Schifter

Guest
Tudo que eu aprendi neste jogo, pode apostar que não foi ngm que me ensinou, Lembro-me que quando eu era noob pedia ajuda aos bons e eles simplimesmente me ignoravam, mas agradeço a eles, pq senão fosse por isso não teria aprendido sozinho. Sou idependente não devo nada a ninguém, se sei o que sei foi 101% meus meritos e minhas conquistas. Vocês fazem tutos para se auto elevarem, tanto que nunca fiz questão de perder 1 mim da minha vida para ler 1 tutorial sequer de vocês. Não dou Ibope a quem quer, mas a quem merece.

E pode ter certeza que não uso 300 ou 350 arietes, eu tenho minhas taticas e estrategias, se vocês tivessem a mesma idependencia saberia que essa não é a unica e melhor tatica.

O que eu puder fazer para trazer uma era nova, estarei fazendo. O único problema é que alguns news de alguma forma ou otra acaba se tornando dependentes dos tutos dos velhotes.
"Quem vive de passado é museu"

Grande coisa.
Eu jogo a muitos anos e não fiz nenhum tutorial, e pode ter certeza que na época que comecei nem existia tutorial hahaha

A mesma idependencia? ai ai
Azar o teu que não conhece a minha planilha de Formação de tropas.

Quem vive de passado é museu... tenho uma frase melhor.

"Quem não conhece o passado, acaba cometendo os mesmo erros."

Além de que, não sou a favor de tutorial, não sou a favor de coop, sou a favor de tática individual para ajuda coletiva.

Jogadores antigos, mas antigos mesmo, são os mais independentes desse jogo. Eles fizeram parte da comunidade brasileira que jogou nos servidores gringos, antes do BR nascer. Lá as coisas não eram tranquilinhas como hoje... a comunicação praticamente não existia, poucas pessoas conseguiam falar inglês e entender tudo. Não tínhamos o Google Tradutor que está ai hoje para salvar vidas. Não entremos em questão de independência dentro do jogo, pois se tem uma coisa que jogadores novos não são é essa.

Ahaha EU joguei no Net, mas foi muito pouco tempo, fui noblado e não joguei mais, ai uns amigos da cidade queriam jogar um tal de tribal wars, foi só quando abri o site que vi que eu já tinha jogado, mas estava em Português, começamos no br3 e eu fui o único da cidade que continuou no jogo até o fim kkkk

Joguei no br1, sem muito êxito, onde nem aldeias bônus tinha, porém foi no br 3 que aprendi a jogar direito, e me orgulho disso. A questão dos coplayers é outra coisa esquisita hoje, mas é muito por falta de tempo que usam, outro por que gostam mesmo, e tem também a fusão de contas, que é moda kkkkkkkk.

ué, com essa conta não sei quem fala, quem é? kkkkk
saudade do manteigas kkkkk

Eu acredito sim que devemos aprender a jogar solo primeiro para depois apredermos em equipe, é muito chato ver alguem receber spys e chorar lá no forum da tribo pendindo blindagem ¬¬

Sou contra tutos de uma certa forma, se eu aprendi a jogar sem eles pq outros não podem? devem ser pq são bons demias pra quebrar a cabeça e passar anos fazendo calculos até chegar em uma soma perfeita, quem já fez isso entende o quão bom é ficar tentando e tentando e um dia conseguir, não existe nada mais lindo, Agora se você precisar mastigar a comida para seus filhos. "azar o teu" pq eles vão se "alimentar" mas não vão entender o pq.

cada um joga do seu jeito e do seu estilo, Só DESPREZO tudo e todos que querem as cosias facéis, Lutem que vão conseguir. Ou chorem para este homem que talvez ele seja melhor que os antigos homens, e lhe ensine a jogar.

Logicamente é impossivel 1 jogador fazer trabalho de uma tribo, mas que eu to farto de ver 1 jogador surrar a alma de uma tribo, isso já vi demias.

Sou a favor sim do jogo coletivo, Agora tem que ver pra você o que é jogo coletivo, Pq pra mim é todos com um só ideal, um só objetivo, e não ficar fazendo troca troca de tropas(a não ser que seja caso extremo).
A partir do momento que esses cabeças duras colocarem em suas mentes que jogar em coletividade é pensar igual, e não ficar dependendo do outro, o Jogo vai fluir.

se não gostou da minha opinião simplismente não leia :)
Como eu mesmo disse tudo que eu puder fazer pra influenciar uma nova era, irei fazer, Mas quero uma de auto-realização, auto-proteção porém com pensamentos em sincronia. essa era sim eu aprovo.

mesmo que eu tenha que pegar noobs de 1° especie e joga-lo no meios dos leões para eles aprenderem, pode ter certeza q irei fazer, pois é na hora do aperto que sabemos nosso verdadeiro potencial.

Sem mais ^o)

Nesse teu post concordo em tudo ahaha
É realmente bom ver que achou a soma perfeita.
 
Última edição:

DeletedUser16519

Guest
Os egos eram muito mais inflados antigamente...hoje em dia as brigas parecem coisas de escola. Nos tempos idos...o negócio era pesado.Tretas infinitas! Cê tá por fora, doido!

Mas tirando essa parte, você falou tudo!!

Concordo contigo rsrs hoje em dia parecem crianças brigando, adolescentes que matam aula para jogar e ficam causando confusões.


TW realmente mudou muito, acho que discutir a cerca disso não vai levar a nada, os novatos estão ai querendo mostrar que sabem, realmente tem uns bons, tem muitas ferramentas ai para auxiliar quem quer jogar. Porém, o respeito que EU tenho pelos jogadores das antigas é um e o que tenho pelo mais novos é outro. A geração que superou os obstaculos, que foi a "base de estudos" para se criar as ferramentas que existem hoje no meu ver sempre vai ser a melhor.


Inidividualismo realmente tomou conta, isso somado com outros fatores tem desanimado quem vivenciou a forma de jogo do TW de 5 anos atrás, se for analisar creio que no máximo 5% do pessoal das antigas ainda joga, é falta de tempo ? Talvez seja, mas antes o pessoal também trabalhava e estudava e mesmo assim ainda jogava, devia ter algo de bom aqui que não tem mais hoje certo ? Um pequeno exemplo disso de como antes era "melhor" é ver aqui no fórum a quantidade recorde de usuários logados e a data que isso ocorreu.
 

.Trickster.

Membro Notável
Pontuação de reações
3
Eu vejo saudosismo demais...

Muitos aqui estão parecendo aqueles velhinhos que ficam na calçada falando: "no meu tempo era diferente, era tudo melhor, blá blá blá..."
Vejo muitos que se acham melhores do que os que jogam a pouco tempo só porque conheceram o jogo antes, isso é chato e hipócrita, se for assim, todos do TW alemão são melhores que nós, porque jogam desde 2003.
 

DeletedUser

Guest
Eu vejo saudosismo demais...

Muitos aqui estão parecendo aqueles velhinhos que ficam na calçada falando: "no meu tempo era diferente, era tudo melhor, blá blá blá..."
Vejo muitos que se acham melhores do que os que jogam a pouco tempo só porque conheceram o jogo antes, isso é chato e hipócrita, se for assim, todos do TW alemão são melhores que nós, porque jogam desde 2003.

Sua linha de raciocínio faz sentido. Todavia, não creio ser essa a mensagem passada pelos olds, mas sim o devido respeito que deveriam ter para com eles. Não acho que os olds são melhores que os news, ou vice e versa, pois uma época não determina a jogabilidade, que cá entre nós, é individual.

Eu por exemplo, sou jogador old, mas tem muito novato melhor que eu, assim como tem mt old melhor que novatos. Mas é inegável que se juntarmos todos os olds e todos os news a balança pesa para o lado dos olds, pois muitos ja fecharam brs e ja jogaram em mundos, digamos, pesados, coisa que não vi nenhum new fazer. A nova geração de news so vejo sprint de 3 meses.
 

DeletedUser

Guest
Vendo vcs falar quem era os Melhor os da Antiga os os Novatos de hoje

Ai vc pensa

Como numa guerra

O poder bélico do EUA antigamente e o De hoje

ai quero ver nego falar q os armamentos de antigamente supera os de hoje

tipo mais ow menos assim uns vao falar q eu to vuando mas to nao
 

DeletedUser

Guest
Vendo vcs falar quem era os Melhor os da Antiga os os Novatos de hoje

Ai vc pensa

Como numa guerra

O poder bélico do EUA antigamente e o De hoje

ai quero ver nego falar q os armamentos de antigamente supera os de hoje

tipo mais ow menos assim uns vao falar q eu to vuando mas to nao

ta "vuando" legal.
Vc apenas comparou o "poder bélico" e não "os soldados que usam o poder bélico"

trazendo para o campo do TW é como dizer que tw é o mundo e as tropas é o poder bélico. O poder bélico continua o mesmo: barbaros, cls, espada, lança e etc. O que mudou foi os jogadores, dê um exemplo melhor, quem saiba...
 

DeletedUser70492

Guest
A comparação dos antigos com os novos para mim é como o império romano e os Bárbaros da época.
Onde os antigos são os romanos, cheios de técnicas e táticas, porem a agressividade dos bárbaros pode acabar destruindo o mesmo.
 

DeletedUser83796

Guest
o tw parou de produzir novas gerações lá no final dos mundos 30 e começo dos 40, a partir daí, nunca mais vi nada novo.

A diferença pra mim entre os mundos e jogadores antigos e os mundos e jogadores novos é a vontade de fechar um mundo, hoje um mundo fecha e um ano - 53, enquanto antigamente demorava uns 4/5, está muito mais sem graça fechar um mundo porque não existe mais aquela coisa de uma tribo começar dominando um k, e depois guerrear com a lider do outro, até o jogo ir se desenvolvendo, tudo ta rápido demais, e é desanimador...

sem falar que os mundos novos não tem nem 10% dos jogadores que os antigos tinham, eu lembro que quando em entrei no mundo 3, cai no k97, o mundo tinha 80 mil jogadores, e isso influencia muito nas diferenças entre a antiga e a nova geração do tw
 

DeletedUser70492

Guest

A diferença pra mim entre os mundos e jogadores antigos e os mundos e jogadores novos é a vontade de fechar um mundo, hoje um mundo fecha e um ano - 53, enquanto antigamente demorava uns 4/5, está muito mais sem graça fechar um mundo porque não existe mais aquela coisa de uma tribo começar dominando um k, e depois guerrear com a lider do outro, até o jogo ir se desenvolvendo, tudo ta rápido demais, e é desanimador...

Na verdade acho exatamente ao contrário. Antigamente eu não tinha a menor vontade de fechar um mundo, porque o mesmo demorava no mínimo 2 anos, e nunca tive esse tempo inteiro disponível. Hoje com 6 meses já se definiu o mundo, ou seja, com menos tempo pode-se conseguir fechar um mundo se jogar bem.
A maioria dos olds que diz que preferiam fechar um mundo de 3 anos do que um de 6 meses, é porque na época era adolescente cheio de tempo disponível. Pensem como se fosse hoje, sem tempo para nada.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser83796

Guest
pode até ser, mas um mundo que é fechado rápido provavelmente não teve competitividade, pode ter sido disputado no máximo no primeiro mês, depois disso a tribo que sair viva só precisa ficar ali jogando até fechar o mundo.

não existem mais aquelas guerras enormes, de duas tribos boas, de no minimo 20 milhões cada uma, isso é raro demais, aquelas guerras que duram meses, como por exemplo a guerra da birlik contra a iw, acho que é iw kkkk no mundo 37, ou a guerra da Clowns contra a END no 39, que apesar de não ter decidido o rumo do mundo, foi muito boa de acompanhar, isso porque ainda to citando mundos novos.

Sem jogadores competentes em tribos diferentes no mundo, fica fácil fechar, e isso acontece muito hoje em dia porque o pessoal entra no mundo querendo jogar só o começo, pegar top, e sair no primeiro mes, nada contra isso, mas pra mim essa é a grande diferença entre os mundos antigos e os novos, os antigos tinham muito mais competitividade por muito mais tempo, os atuais tem, mas só no começo, depois ficam no status quo eterno até que a tribo que se saiu melhor no primeiro mês vença (se ela tiver vontade de continuar no mundo)
 

abdelkder

Membro Notável
Pontuação de reações
92
pode até ser, mas um mundo que é fechado rápido provavelmente não teve competitividade, pode ter sido disputado no máximo no primeiro mês, depois disso a tribo que sair viva só precisa ficar ali jogando até fechar o mundo.

não existem mais aquelas guerras enormes, de duas tribos boas, de no minimo 20 milhões cada uma, isso é raro demais, aquelas guerras que duram meses, como por exemplo a guerra da birlik contra a iw, acho que é iw kkkk no mundo 37, ou a guerra da Clowns contra a END no 39, que apesar de não ter decidido o rumo do mundo, foi muito boa de acompanhar, isso porque ainda to citando mundos novos.

Sem jogadores competentes em tribos diferentes no mundo, fica fácil fechar, e isso acontece muito hoje em dia porque o pessoal entra no mundo querendo jogar só o começo, pegar top, e sair no primeiro mes, nada contra isso, mas pra mim essa é a grande diferença entre os mundos antigos e os novos, os antigos tinham muito mais competitividade por muito mais tempo, os atuais tem, mas só no começo, depois ficam no status quo eterno até que a tribo que se saiu melhor no primeiro mês vença (se ela tiver vontade de continuar no mundo)

uhum vdd,mas também add que antigamente era muito mais fácil atacar e obter êxito,daí mesmo havendo guerras parelhas ambos batiam muito e aí eh que ta a graça.Hoje em dia a defesa leva vantagem,e muitos se contentam em apenas ficar defendendo a acc no front,falo isso por amigos que disseram que antigamente faziam 3 quartos das aldeias ofensivas,e soh não faziam mais porque tinham um espirito de equipe mais forte que hoje,imagina soh

Vendo vcs falar quem era os Melhor os da Antiga os os Novatos de hoje

Ai vc pensa

Como numa guerra

O poder bélico do EUA antigamente e o De hoje

ai quero ver nego falar q os armamentos de antigamente supera os de hoje

tipo mais ow menos assim uns vao falar q eu to vuando mas to nao

isto não eh tão absurdo,realmente conheço jogador old que ainda não se adaptou aos milésimos de segundo,AS entre outras ferramentas incrementadas,enquanto os news não conseguem viver sem as ferramentas de hoje...muito news fazem mais coisas em menos tempos do que os old
 
Última edição:

Schifter

Guest
uhum vdd,mas também add que antigamente era muito mais fácil atacar e obter êxito,daí mesmo havendo guerras parelhas ambos batiam muito e aí eh que ta a graça.Hoje em dia a defesa leva vantagem,e muitos se contentam em apenas ficar defendendo a acc no front,falo isso por amigos que disseram que antigamente faziam 3 quartos das aldeias ofensivas,e soh não faziam mais porque tinham um espirito de equipe mais forte que hoje,imagina soh

Olha, não sei quem são teus amigos, mas a razão de tropas antigamente era no minimo 2/1, 2 defensiva para 1 ofensiva.
Mundos antigos não tinham essa de sem arqueiro, mundos sem arqueiro sim, são mundos ofensivos, a defesa é muito inutil, ai concordo em deixar 1/1 ou até 2/3 - Defesa/Ataque.

isto não eh tão absurdo,realmente conheço jogador old que ainda não se adaptou aos milésimos de segundo,AS entre outras ferramentas incrementadas,enquanto os news não conseguem viver sem as ferramentas de hoje...muito news fazem mais coisas em menos tempos do que os old
Absoluta verdade, eu snipava maravilhosamente bem antigamente, quando tinha um delay de 3,2s, agora não tem delay, não aqui ao menos ^^

outra coisa, tu acha que old não se adequa a AS? gerente de conta? ms? ok ok.
o gerente de conta foi inspirado nos scripts que a comunidade criava, AS, script que achava todas as AB em um determinado raio pre-estabelecido, colocava no script de ataque as coordenadas e pronto.

MS? quem não conhecia o segredo do Opera? mas na época o minimo de ms entre ataques era 300.

enfim, eu não me adapto é a inicio de mundo, coisa chata do cão.
 

DeletedUser99150

Guest
Old ou New... Jogo é o mesmo... Uma hora os News serão Olds também!

Já vi muito Old escutando o que os News falam na guerra, estratégias, sugestões e etc... Ser humano não é perfeito... Tem que saber abaixar a cabeça e ver o que o outro tem pra falar, pois aprendemos todos os dias... Só ter humildade e não dizer que os Olds ou News são melhores. Aprender sempre :)
 

Schifter

Guest
Old ou New... Jogo é o mesmo... Uma hora os News serão Olds também!

Já vi muito Old escutando o que os News falam na guerra, estratégias, sugestões e etc... Ser humano não é perfeito... Tem que saber abaixar a cabeça e ver o que o outro tem pra falar, pois aprendemos todos os dias... Só ter humildade e não dizer que os Olds ou News são melhores. Aprender sempre :)
Com toda certeza, tem muito old ruim, assim como tem muito new bom.

tempo de jogo não define qualidade :)
 

DeletedUser

Guest
Namastê amigos,

Há um tempo atras já havia dado minha opinião e ela ainda continua a mesma. Mas eu não paro de me perguntar o pq alguns "news" insistem em ter uma guerrinha contra os "olds", é uma nova era? Sem dúvidas, tolo aquele que negar isso. Mas eu fico pensando pq não poderíamos ser gratos a estes "olds" pelo fato deles terem compartilhado o seu ensinamento conosco? eles poderiam simplesmente ocultar tudo e ownar por muito mais tempo que faziam isso, mas ao contrario eles queriam um mundo disputado e tbm digamos "democrático", Só penso, acho, que devíamos largar nosso orgulho de lado e poder ter a humildade de entender que a verdadeira essência se encontra onde cada um sempre vai ter algo para ensinar ao outro e que de certo modo todos um dia será olds. Então se não tivermos algum respeito ou consideração com nossos mestres, a próxima geração tbm não terá conosco. Eu costumo pensar que é igual a criar um filho, o filho que espanca um pai que moral ele vai ter de cobrar respeito do teu filho ?
Eu sempre penso desta forma, sou um noob confirmado, de fato, e nunca irei negar que tudo que eu aprendi que ainda é beeeeem pouco foi graças a boa vontade dos olds em compartilha teus ensinamentos, e um dia eu espero seguir o mesmo exemplos deles passando o pouco do meu conhecimento que eu obtiver para a futura geração.

Eu acredito que cada um que joga tw é de vital importância em nossa comunidade, até mesmo os noobs tipo eu, e que até eu mesmo posso ter uma função para o tw com o simples ato de trazer mais amigos meus para conhecer este game e ajudando ele a crescer para que evite a queda do servidor BR ou quem sabe Mundial. Se cada um focar no que pode melhor mesmo que seja uma simples tarefa, já ajudaria sem sombra de dúvidas a essa Nova era ser marcante.

talvez eu seja um pouco iludido ou sonhador mas quem não sonha não obtém nada rsrs.

Esta é minha opinião estejam livres pra comentar tanto positivamente quanto negativamente sobre ela.

^o)
 
Editado por um moderador:

DeletedUser83796

Guest
Absoluta verdade, eu snipava maravilhosamente bem antigamente, quando tinha um delay de 3,2s, agora não tem delay, não aqui ao menos ^^

outra coisa, tu acha que old não se adequa a AS? gerente de conta? ms? ok ok.
o gerente de conta foi inspirado nos scripts que a comunidade criava, AS, script que achava todas as AB em um determinado raio pre-estabelecido, colocava no script de ataque as coordenadas e pronto.

MS? quem não conhecia o segredo do Opera? mas na época o minimo de ms entre ataques era 300.

enfim, eu não me adapto é a inicio de mundo, coisa chata do cão.

correto kkk antigamente minha barra de tarefas tinha no minimo uns 20 scripts, hoje em dia só coloco 2, o jogo ficou muito mais automático, qualquer um que jogou um mundo se adapta em segundos a qualquer atualização nova do tw
 

DeletedUser14870

Guest
Querem Mundos mais competitivos?
Sejam mais LEAIS,escolham o seu Gruupo/Tribo,e joguem com eles,sejam leais,joguem Limpo, que os Mundos ficam mais competitivos,Quantos nao pulam de tribo em tribo para poder ser top,pra sair mais facil etc?Que venha o 1 a dizer que não é assim,então se querem que volte a ser como antes,emocionantes e durante mais tempo essa emoção sejam Leais,é muito importante este ponto pois estamos numa altura que X conhece meio mundo ao lado eY igualmente e por ai vai e acabam por fazer mil e uma panelinhas pra trair,espiar etc,então a questão da Lealdade é muito importante e é um ponto que destingue a antiga geração da actual,antes não se abandonava a Tribo por causa de guerra,por estar a ser noblado etc,se a tribo caia,caiam junto,claro que uns e outros escapavam no processo,mas era assim na sua larga maioria,havia mais Lealdade,mais camaradagem,mais CARÁCTER.
Sendo isto um jogo Virtual,é incrível a falta de escrúpulos ,de palavra,de Lealdade nos jogadores hoje em dia,é assim tão dificil?E virtual,no maximo gastou uns reais/euros, e se cair recomeça ou espera por outro,ate que os chamados pula mundos deviam ser os mais leais do tw,ou duravam ou caiam,se cair pula de mundo como gostam,simples e lógico não!No entanto o simples parece ser tão dificil de fazer.

Abraço a todos,querem a mudança,comecem por cada um de vocês.
 

DeletedUser101069

Guest
O tribal entrou naquela fase onde vc vê mais jogadores pula mundo do que endurancer.

Mas isso foi se concretizando com o tempo, muito jogador endurancer abandonou o jogo porque de uns tempos pra cá acabou a lealdade no jogo como disse o catedhral.

Antigamente vc entrava numa tribo e ia até o fim, seja como campeão ou não, hoje vc entra num mundo ele vai bem até uma certa parte, depois começam as várias fusões para se fechar o mundo, deixando a lealdade e honra de se jogar até o fim sem abaixar a cabeça para o inimigo.

Infelizmente os jogadores endurancer estão entrando em extinsão, triste mais é verdade.
 

DeletedUser

Guest
Querem Mundos mais competitivos?
Sejam mais LEAIS,escolham o seu Gruupo/Tribo,e joguem com eles,sejam leais,joguem Limpo, que os Mundos ficam mais competitivos,Quantos nao pulam de tribo em tribo para poder ser top,pra sair mais facil etc?Que venha o 1 a dizer que não é assim,então se querem que volte a ser como antes,emocionantes e durante mais tempo essa emoção sejam Leais,é muito importante este ponto pois estamos numa altura que X conhece meio mundo ao lado eY igualmente e por ai vai e acabam por fazer mil e uma panelinhas pra trair,espiar etc,então a questão da Lealdade é muito importante e é um ponto que destingue a antiga geração da actual,antes não se abandonava a Tribo por causa de guerra,por estar a ser noblado etc,se a tribo caia,caiam junto,claro que uns e outros escapavam no processo,mas era assim na sua larga maioria,havia mais Lealdade,mais camaradagem,mais CARÁCTER.
Sendo isto um jogo Virtual,é incrível a falta de escrúpulos ,de palavra,de Lealdade nos jogadores hoje em dia,é assim tão dificil?E virtual,no maximo gastou uns reais/euros, e se cair recomeça ou espera por outro,ate que os chamados pula mundos deviam ser os mais leais do tw,ou duravam ou caiam,se cair pula de mundo como gostam,simples e lógico não!No entanto o simples parece ser tão dificil de fazer.

Abraço a todos,querem a mudança,comecem por cada um de vocês.


O melhor comentário que vi neste forum, a verdade é só uma:

Lealdade, camaradagem e CARÁCTER não existe na maioria dos jogadores TW.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Topo