[ Liderança ] HugoBiologia e colaboradores

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

HugoBiologia

Guest
TUTORIAL LIDERANÇA
Organizador: HugoBiologia


“Existem livros para evitar espaços vazios nas mentes dos leitores.”

Espero que este seja um desse.




tipos-de-lideres.jpg


“Existem livros para evitar espaços vazios nas mentes dos leitores.”
Espero que este seja um desse.

link removido

Este tutorial é uma forma resumida que aborda alguns tópicos interessantes do assunto bastante complexo que é a liderança. Não se trata de um tutorial de estratégia com ensinamentos sobre técnicas do jogo, - vocês podem encontrar facilmente na aba tutoriais no Fórum Externo. Serão abordadas questões relacionadas com liderança, pessoas, comportamento, coletividade, autoconhecimento que poderão ser aplicados no Tribal Wars como também na vida de vocês. Em muitos momentos o foco do tutorial será totalmente o Tribal Wars, em outros momentos haverá questões reflexivas que não se restringem ao jogo. Este tutorial foi baseado em conhecimentos, observações e experiências que obtive durante muitos anos de jogo. Como também reuni informações de pesquisados famosos e respeitados internacionalmente como E. Odum, Fritjof Capra e Richard Dawkins. Escritores de livros como George Orwell (1984), Sun Tzu (A arte da Guerra) e Jostein Gaarder (Mundo de Sofia). Reuni também informações de sociólogos como Durkheim e Weber. Como o grande educador Paulo Freire. Foram reunidos textos e citações de pensadores famosos, empresários bem-sucedidos, líderes mundiais e psicólogos. Além disso, vários jogadores do tribal wars foram consultados para elaborarem frases ou pequenos textos para engrandecer este tutorial. Tudo isso foi feito para torna-lo mais completo e multidisciplinar, apesar de ter sido escrito num curto período. Esta versão é a primeira versão do tutorial (1.0) e a expectativa é que as outras versões se tornem mais completas, principalmente com a ajuda de vocês informando onde pode ser melhorado e enviando contribuições de textos para serem incorporados aqui. Espero que esse texto possa contribuir de forma direta e indireta (através de reflexões) para a formação de vocês como líderes.

ÍNDICE


Os itens 16 e 19 estão disponíveis para serem visualizados pelo ftw sem precisar baixar todo o pdf. Basta clicar no link.


  1. Prefácio – HugoBiologia
  2. Introdução – HugoBiologia
  3. Estatísticas – HugoBiologia
  4. Minha história – HugoBiologia
  5. Tribal Wars Serve? – HugoBiologia
  6. Newton e Descartes....ferrou! HugoBiologia
  7. Significado da tribo – HugoBiologia
  8. Filosofia tribal - ecko10
  9. Liderança – HugoBiologia
  10. Liderança X e Y – HugoBiologia
  11. Liderança positiva e negativa - HugoBiologia
  12. 11 sinais de que você é um líder nato – HugoBiologia
  13. Poder no Tribal Wars - HugoBiologia
  14. Estilo de lideranças – HugoBiologia
  15. Estilo de liderança por jogadores
  16. A Essência da liderança – HugoBiologia
    1. As definições
    2. O velho paradigma
    3. O modelo
    4. O verbo
    5. O ambiente
    6. A escolha
    7. A recompensa
  17. Defeitos de um líder – HugoBiologia e Kamaco
  18. Sinais de que você não está pronto para liderar HugoBiologia
  19. Relacionamentos e Networking – HugoBiologia e Neto Nithous
  20. Relação líder – membro - HugoBiologia
  21. Relacionamento com jogadores fora da tribo –
  22. Motivação da Equipe - HugoBiologia e Del
  23. Lealdade – HugoBiologia e Nuno (Cers)
  24. Como resistir a tentação de novos mundos? – HugoBiologia e Johnny Tapia
  25. A comunicação da liderança – Leandruz
  26. Autoconfiança – HugoBiologia e Dance with the devil
  27. Metas pessoais HugoBiologia
  28. Publicidade e Marketing – HugoBiologia e gioni
  29. Fórum - HugoBiologia
  30. Cargos - HugoBiologia
  31. Reuniões – HugoBiologia
  32. Diplomacia – Angelz, Sender
  33. Metas – HugoBiologia
  34. Jogos internos - HugoBiologia
  35. Espiões – Mauricio Turlaj e Nightmare88
  36. Como retirar um espião da tribo HugoBiologia
  37. Como derrotar uma tribo inimiga – Strong Crib
  38. Recrutamento – HugoBiologia e Marcão Titã
  39. Como fazer uma mass de sucesso – Brunnao
  40. Regras dentro da tribo - HugoBiologia e Minato
  41. Conhecimento do jogo - HugoBiologia
  42. Sprinter x Endurancer – HugoBiologia, Mordet e Trident.Rj
  43. Ensinamentos – HugoBiologia e Américo Barros
  44. A visão feminina do jogo – vhendala, andy, Isa
  45. Moderando um fórum - Hach
  46. Brasil x Portugal – Simcity Player
  47. Vídeos - HugoBiologia
  48. Pensamento sistêmico - HugoBiologia

    PS: Meu objetivo era terminar todo o tutorial, mas infelizmente ainda não foi possível. Alguns tópicos ficaram incompletos e sem ligações ao TW, mas na próxima versão continuarei. Se você quiser participar também dando opinião para ser adicionada na próxima versão pode me procurar.





AGRADECIMENTOS

Queria agradecer a todos que contribuíram de forma direta com suas ideias e citações que ajudaram a engrandecer este tutorial. Primeiramente queria dedicar a todos os meus amigos que são a verdadeira fonte de inspiração neste jogo. Queria dedicar também este tutorial ao Adriano Miranda que foi o meu primeiro amigo no jogo e que mantenho contato com ele até hoje. Dedicar também ao Delano Augusto que me impressiona com sua capacidade de zueira. Não posso esquecer-me de dedicar ao Thiago Souza que me inspira com o seu caráter. Seria inexplicável não dedicar ao Gabriel Gacadore pela sua capacidade de se manter feliz e confiante em momentos difíceis. Gostaria de dedicar também ao Leonardo Oliveira, já que sua amizade me provou que pessoas de mundos completamente diferentes podem realmente ser amigas. Dedico também ao Diogo Silveira por me fazer esquecer todos os problemas enquanto estou com ele. Ao Nuno Duarte dedico por ele simplesmente foda. Como também ao Matheus Henk que sempre me lembra do quanto eu devo ser bom com as pessoas. Dedico ao Victor Matheus que me provou que as pessoas realmente podem mudar. Dedico ao Minato pela sua grande determinação e vontade de aprender. Ao Américo Barros que é uma pessoa que sempre me orgulha. Não posso me esquecer de dedicar ao meu mestre Aleloly e ao mais novo amigo Linniker. E finalmente uma dedicatória a todos os verdadeiros membros da Hogwarts e pessoas que jogaram ao meu lado e sempre me apoiaram.

 
Editado por um moderador:

DeletedUser90091

Guest
[h=1]Deletion Notice[/h]The document [Liderança] HugoBiologia e colaboradores has been deleted.
 

HugoBiologia

Guest
16. A essência da liderança
“Baseado na obra do JAMES C. HUNTER”

Os princípios de liderança que vou compartilhar com vocês não são novos e nem foram criados por mim, sendo aplicados a cada um e a todos os papéis que vocês podem exercer. Por favor, saiba que não é por acaso que você está lendo este tutorial. Há um propósito para você estar lendo e espero que vocês o descubram o quanto antes. Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas requer uma enorme doação pessoal. É uma pena que cargos de liderança assustem as pessoas por causa do grande esforço necessário.

16.1 As definições

A primeira definição importante que podemos mostrar é a diferença de líder e liderança para administrador e administração. Administração não é algo que você faça aos outros. Você pode até administrar e gerir a si mesmo, mas você não administra seres humanos. Você administra coisas e lidera pessoas. Liderança pode ser definida como sendo a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. A primeira palavra chave é habilidade. Uma habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida. A liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida pro alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. A segunda palavra-chave é influência. Para compreendermos melhor como se desenvolve influência é fundamental entendermos a diferença entre poder e autoridade. Provavelmente a maioria que está lendo este tutorial tem um cargo de poder. Mas eu quero saber quantos têm autoridade com as pessoas que lideram. Vamos utilizar as definições de Max Weber:
Poder: E a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
E isto é muito comum. “Me obedeça por que sou líder da tribo”, “Sou dono da tribo e faço o que eu quiser e você tem que me obedecer”, “Faça isso ou será expulso”.
Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Autoridade é levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você deseja porque você pediu que fizessem. "Vou fazer porque o Aleloky me pediu — eu atravessaria paredes pelo Aleloky" ou "Vou fazer isso porque o Xatuvip me pediu". E notem que poder é definido como uma faculdade, enquanto autoridade é definida como uma habilidade. Não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer poder.
Pode ocorrer de alguém estar num cargo de poder (Liderança, administração etc) e não ter autoridade sobre as pessoas. Ou, ao contrário, uma pessoa poderia ter autoridade sobre os outros sem estar numa posição de poder. O objetivo seria então que uma pessoa no poder também tivesse autoridade sobre as pessoas.
Outro modo de diferenciar poder de autoridade é lembrar que o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocadas em cargos de poder porque são parentes ou amigas de alguém, porque herdaram dinheiro ou poder. Isto nunca acontece com a autoridade. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas.
Em nossas casas, por exemplo, obviamente gostaríamos que nossa esposa e filhos respondessem à nossa autoridade, porém o uso do poder seria suficiente, não é? "Leve o lixo para fora, filho, ou você vai apanhar!" E claro que o lixo iria para fora imediatamente. Mas por quanto tempo? Logo esse filho crescerá e se rebelará, ou focando no jogo, logo os seus liderados irão se rebelar. O poder corrói os relacionamentos. Você é capaz de obter algum proveito do poder e até realizar coisas, mas com o passar do tempo ele se torna muito danoso para os relacionamentos. O fenômeno que ocorre frequentemente com os adolescentes, que chamamos de rebelião, é muitas vezes uma reação ao poder que os dominou dentro de suas casas por muito tempo. A maioria das pessoas sensatas concordaria que liderar com autoridade é importante em nossas casas. Mas que tal no jogo, onde as pessoas estão na tribo de forma totalmente voluntária? Se tentássemos usar o poder com os liderados, certamente eles não ficariam conosco por muito tempo! Eles só permanecem nas tribos que satisfaçam suas necessidades. Os membros tem liberdade para sair. Podem deixar a tribo e ir para outra que lhe oferecem outro estilo de liderança. Mas muitos provavelmente dirão que se não usarmos o poder começará uma anarquia na tribo ou que ninguém o respeitará. Existem momentos em que se deve exercer o poder. Seja para colocar limites em nossas casas ou para expulsar um jogador que não se dedica, há ocasiões em que precisamos do poder. O que estou dizendo é que, quando precisar exercer o poder, o líder deve refletir sobre as razões que o obrigaram a recorrer a ele. Podemos concluir que tivemos que recorrer ao poder porque nossa autoridade foi quebrada! Ou, pior ainda, talvez não tivéssemos nenhuma autoridade.
Se pedíssemos para listar as qualidades que uma pessoa com autoridade possui, provavelmente todos chegaremos a esta mesma lista:

  • Honestidade, confiabilidade
  • Bom exemplo
  • Cuidado
  • Compromisso
  • Bom ouvinte
  • Conquistava a confiança das pessoas
  • Tratava as pessoas com respeito
  • Encorajava as pessoas
  • Atitude positiva e entusiástica
  • Gostava das pessoas
Agora destas qualidades de caráter que são essenciais para liderar com autoridade, quais são aquelas com que nós nascemos? Nenhuma delas!
Todas as qualidades da lista acima são comportamentos. E comportamento é escolha. Agora uma grande pergunta é: quantas dessas dez qualidades, desses comportamentos, vocês exibem em suas vidas e no jogo? Todas! De certa forma, exibimos todos. Alguns melhor do que outros e alguns talvez precariamente. Eu poderia ser a pior ouvinte do mundo, mas sou forçada a ouvir, em certas ocasiões. Eu poderia ser uma pessoa muito desonesta, mas sou honesta ao lidar com minha família. Esses traços muitas vezes são desenvolvidos cedo na vida e tornam-se comportamentos habituais. Alguns de nossos hábitos, nossos traços característicos, continuam a evoluir e amadurecer em altos níveis, enquanto outros mudam pouco a partir da adolescência. O desafio para o líder é escolher os traços de caráter que precisam ser trabalhados e estimulá-los.
Em palavras simples, liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento. É comum o líder perder o equilíbrio, se concentrando apenas em uma das dinâmicas em detrimento da outra. Se nos concentrarmos em tarefas e não em relacionamentos, podemos ter transferências, rebeliões, má qualidade de trabalho, baixo compromisso, baixa confiança e outros sintomas indesejáveis. O líder que não estiver cumprindo as tarefas e só se preocupar com o relacionamento não terá sua liderança assegurada. Então, a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Agora precisamos fazer a pergunta seguinte. Os relacionamentos são importantes quando você lidera? Levei quase uma vida inteira para aprender esta grande verdade: tudo na vida gira em torno dos relacionamentos - com o que você acredita (Deus, outra religiões ou ateu), conosco, com os outros. Os líderes verdadeiramente grandes têm essa capacidade de construir relacionamentos saudáveis. Um relacionamento saudável entre lider e liderado é necessário para a saúde duradoura de qualquer tribo. Os líderes eficientes compreendem este princípio simples.
Conversei e observei muitos jogadores sobre o que as pessoas mais esperam de suas tribos e percebi que sempre a vitória pela vitória, ou fechar o mundo não está no topo da lista. O tratamento digno e respeitoso, a capacidade de contribuir para o sucesso da tribo, o sentimento de participação sempre apareceram acima disto. Infelizmente, a maioria dos líderes não acredita nisso.
Qual é então o ingrediente mais importante num relacionamento bem-sucedido? E a resposta é simples: confiança. Sem confiança é difícil senão impossível conservar um bom relacionamento. A confiança é a superbond que gruda os relacionamentos. Se vocês não tiverem certeza disso, perguntem-se: quantos relacionamentos bons vocês têm com pessoas em quem não confiam? Sem níveis básicos de confiança, as tribos se desfazem e as famílias se dissolvem. E a confiança vem do fato de uma pessoa ser confiável.
 

HugoBiologia

Guest
19. Relacionamentos e Networking
“Lembre-se que é preciso um bom tempo para formar um bom network, mas apenas segundo para destruí-lo.”


Networking é uma rede social, as pessoas com as quais nos relacionamos de alguma forma. Ela é usada para conhecer pessoas, firmar relações e obter algumas vantagens para você ou para outra finalidade. Networking é poder contar com as pessoas que conhecemos quando precisamos. É aí que o networking fica mais complexo e interessante. Cerca de 70% das oportunidades de emprego são preenchidas graças às indicações que surgem a partir de conhecidos que compõe essa mesma rede. Qualquer rede social ou de relacionamento precisa de um motivo. Uma simples linha de nylon nas mãos de um hábil pescador só se transforma em rede porque ele sabe como e onde dar os nós. A verdadeira rede de relacionamentos, o verdadeiro networking, é algo que se constrói com habilidades, com diferentes tipos de nós, diferentes tamanhos de malha, para obter resultados também diversificados. A network tem se revelado como um eficiente instrumento de integração entre jogadores dos mais diversos estilos, o que possibilita também novas amizades, criação de tribos e novos projetos, sugestões de co-play, co-sitter, ou ainda pedir a um amigo do amigo 30 pps emprestado para ativar o assistente de saque.

Existem dois fatores básicos importantes sobre o seu Networking: O tamanho e a qualidade da sua rede. Não é vantajoso ter uma grande rede – conhecer centenas a milhares de pessoas – e esta rede for fraca: você não tiver uma boa relação com essas pessoas, que as pessoas saibam apenas superficialmente quem você é ou que você esteja mal falado pelas pessoas. Não é pertinente às pessoas conhecerem apenas seu nome e que você joga TW, elas precisam conhecer mais profundamente suas qualidades, mundos em que jogou e como você é como líder. Desta forma as pessoas da sua rede começaram a falar coisas sobre você para outras pessoas que não são da sua rede sem que você saiba, e passivamente sua rede estará aumentando. Se você roubar uma conta, ou usar multicontas ou autofarm rapidamente sua má fama se espalhará e sua rede estará contaminada. Lembre-se que é preciso um bom tempo para formar uma boa network, mas apenas segundos para destruí-la. Tenho que alertar também sobre o cuidado que devemos ter para não ficarmos pop e famosos, mas no final não termos em quem realmente confiar ou um verdadeiro amigo.
O melhor lugar para se criar uma rede é onde você está. Comece com os jogadores mais próximos a você da sua tribo, frequente o fórum externo e tente conversar com jogadores que sempre comentam em tópicos, tente interagir com grupos de chats de raidcall de outras tribos. “Quando encontro algum de meus leitores é comum ser abordado como se fosse amigo da pessoa há anos. Os sites de relacionamentos, fóruns e chats ajudam muito nessa comunicação, mas eu repito que os elos serão muito frágeis se você não conseguir encantar essas pessoas de algum modo, fazer algo por elas, ajudá-las em suas necessidades. E principalmente ajudá-las a dar vazão aos seus sentimentos, incentivá-las a falar de si mesmas, porque isso é o que importa.” Mario Persona

Mas devemos sempre lembrar que possuímos duas redes: A virtual e a não virtual. Precisamos saber administrar bem o nosso tempo dedicado essas duas redes, não adianta passarmos o dia todo na frente do computador e nos esquecer de viver.Vejamos algumas dicas práticas para um uma boa network:


  • Não procure as pessoas apenas quando estiver precisando de favor.
  • Esteja sempre disponível para ajudar as pessoas de sua rede na medida de suas possibilidades
  • Tornar-se palestrante ou professor ajuda a criar um ciclo de contatos, como as pessoas que participaram deste tutorial.
  • Tenha vários meios de comunicação que puder e achar viável: Facebook, Skype, Whatsapp e Raid
  • Procure mostrar sempre que você pode ser útil à sua rede de contatos
  • Lembre-se do nome das pessoas e o que elas fazem, gostam e não gostam de fazer.
  • Ao conhecer uma nova pessoa tente não vir com uma ideia pré-formada a respeito, isso pode dificultar o relacionamento e você desperdiçar oportunidades.
  • Adquira o costume de se aproximar de pessoas estranhas
  • Mantenha contato. É essencial cultivar sempre os seus relacionamentos, mesmo quando não estiver precisando deles, para que você possa ter crédito. A base da network é a troca - de informações, de favores, de lembranças, de confiança. Ligue para dar os parabéns pelo aniversário, pelo nascimento de um filho, por uma conquista profissional, pelo dia da profissão, enfim, nunca deixe para se lembrar de alguém somente quando necessitar de ajuda.
 

DeletedUser46782

Guest
Ficou muito bom. Não li ainda tudo, mas já li uns 60%. Estou gostando.

Parabéns a todos vocês que construirão este mini-livro.
 

DeletedUser92050

Guest
Muitooooooooooo boom, parabéns por disponibilizar um grande ensinamento para todos *---*
 

DeletedUser87278

Guest
Shoooooow, Hogwarts fez diferença no tribal wars :) Parabéns e Obrigado Hugo e a todos que disponibilizaram esse tudo , já estou iniciando a leitura :)
 

DeletedUser94747

Guest
Estou me deliciando com este maravilhoso tutorial. Parabéns a todos os envolvidos, fizeram um ótimo trabalho.
Até então, não discordo de nada. Tudo muito bem colocado, adorei.
 

DeletedUser

Guest
Belissimo mini-livro, li uma tudo que está postado aqui e logo estarei baixando para leitura, já peguei o trecho e postei em minha pré-made (me indentifiquei e creio que meus amigos também se identificaram).
Foi uma ótima idéia de criar isto, vai ajudar muitos a serem melhores lideres e pessoas melhores em seu dia a dia ;)
 

DeletedUser75956

Guest
Belo, muito bem explicado sobre a liderança em TW ^^

Os créditos são feitos por ti ou houve alguma busca literária e incrementada ao texto?
 

DeletedUser

Guest
Esse é o HUGO que eu conheço , tutorial mt bem detalhado, ta de parabens ;] '
 

HugoBiologia

Guest
Belo, muito bem explicado sobre a liderança em TW ^^

Os créditos são feitos por ti ou houve alguma busca literária e incrementada ao texto?

Sempre eu to colocando baseado, retirado de e coisas do tipo.
 

DeletedUser78383

Guest
muito bom seu trabalho hugo, continue com o trabalho e poste aqui pra gente ler ;)
 

DeletedUser52973

Guest
Hum, na teoria até q funciona mas n vou ler isso não.
Demasiado demais para uma tarefa simples q é liderar jogadores.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Topo