Ataque: Ah, inexistem poucos prazeres maiores para o bom e velho jogador de TribalWars do que abrir aquele aguardado relatório e ver as baixas de suas prezas! Como é sublime ver aquele prejuízo... E quando a preza, em última e desesperada tentativa de sobrevivência, envia uma mensagem de ameaça ou ofensas, ou altera o nome de sua fraca cidade para algo zombeteiro, o regozijo é ainda maior! Para que seja possível essa overdose de dopamina, entendo ser imperioso o foco imediato e rápido na labuta para construção do meu estábulo, o financiamento de pesquisas para que os estudiosos aprendam a criar os mais fortes e velozes cavalos, para então, treinar homens sedentos por sangue e loucos por espólios para dizimar e saquear qualquer infeliz desafortunado que teve o desprazer de criar-se no meu 13x13! Com um bom farm, de preferência em jogadores mais evoluídos, que possuem maiores riquezas do que os abandonados, selvagens e esquecidos bárbaros, não resta resultado diverso do que o treinamento de 1.200 bárbaros, com suas barbas sujas e dentes quebrados, porém ensandecidos por violência, e cerca de 600 cavaleiros, rápidos, leves e velozes, que matam sem piedade e em alta velocidade! Em termos estratégicos, treinar 150 arqueiros, para que disparem de cima de um cavalo, é uma boa escolha para equilibrar a batalha caso a preza tenha arqueiros de prontidão em cima de suas muralhas! Por fim, cerca de 100 arietes, para destruir ou enfraquecer suas defesas, e a mesma quantidade de catapultas, para mirar em seus quartéis, dificultando e atrasando o treinamento e recrutamento de novos soldados, ou em suas fazendas, para assim impossibilitar a produção de alimento e a convocação de civis para a guerra!
Ainda, caso as prezas sejam, em simples analogia, cordeirinhos que andam sempre em bandos, basta atacá-los com frequência, um a um, e nunca deixar que sintam-se livres para recuperarem suas forças. Em caso de envio de quatro palestrante para tentar convencer os cidadãos sofridos e famintos a jurarem lealdade para o meu império, é sempre necessário enviar também quatro ataques falsos com arietes, colocando os palestrantes para gerar os ataques com 100 milésimos de segundos de diferença entre si, fazendo com que os cordeirinhos não saibam qual é o ataque com os verdadeiros palestrantes! Por fim, e não menos importante, a preguiça deve ser tratada como crime com pena capital, pelo que os palestrantes e os soldados devem sempre viajarem à noite, chegando no alvo junto dos primeiros raios de sol, pois os cordeirinhos dormem, e quando perceberem, será tarde demais!
Defesa: Salvo em raras exceções, todo início de mundos, ou reencarnações, carrego em meu íntimo a ideia de que a melhor defesa é o ataque! Pois muito raramente algum cordeirinho, que pasta feliz perto de mim, dentro do meu 13x13, fará tropas de ataque, e mais raramente ainda fará tropas de ataque rápido o suficiente para me atacarem, e assim, massacrados pelos meus ensandecidos bárbaros e vis cavaleiros, os cordeirinhos não possuem forças para contra-atacar, tornando-se provedores de recursos naturais para meus homens. Contudo, com o passar do tempo e com o crescimento do império, o conselho entende ser correto criar três cidades nas características da antiga e gloriosa Atenas, para cada cidade nos moldes da antiga, temida e vencedora Esparta! Em outras palavras, o conselho opta por criar três cidades de defesa para cada cidade de ataque, pois, com as guerras iminentes, necessários serão os soldados que carregam as vontades dos defensores atenienses, até mesmo para defender os aliados! Nada como, pelo menos 8.000 homens carregando lanças pontiagudas, mais 8.000 homens treinados na sutil arte da espada, e 3.000 arqueiros com olhos treinados, tal como o famoso e lendário Dracule Miwank. Alguns cavaleiros treinados para defender certamente podem ser úteis, principalmente para apoiar aliados que precisam de ajuda de maneira rápida.
Crescimento: Ah, longe de ser a melhor estratégia para angariar poder de forma rápida, porém é eficiente, perdendo tão somente para os agraciados com riquezas, que conseguem recursos naturais mais rápido e em maior quantidade... Com os cavaleiros que, em seus alforjes podem carregar grandes quantidades de recursos, são enviados, com pouquíssimo descanso, para furtarem recursos de outros lugares, como os bárbaros, ou cordeirinhos já abatidos. Muito pode-se discutir sobre quais infraestruturas devem ser evoluídas primeiro, os recursos naturais? Ou o Castelo? Talvez o ferreiro? Bom, em cada reencarnação pode haver alguma necessidade diferente, mas, uma estratégia adotada por este conselho, consiste em aguardar ansiosamente que os deuses consigam reunir todos os reinos/pequenas cidades em um único e grandioso evento! Assim, com os prêmios, os magníficos espólios, há a possibilidade de um crescimento consideravelmente rápido!!
Minha estratégia consiste em conseguir vitórias o suficiente para conseguir um item abençoado pelos Deuses, que duplicam o efeito das bandeiras hasteadas em minhas cidades, logo, aquela minha bandeira que diminuem os custos das moedas de ouro para contratar novos palestrantes, que originalmente me concede um desconto de 22%, passa a me conceder um desconto de 44%, e assim, as moedas saem por um preço muitíssimo mais barato pelo prazo de 2 dias! Eu acabo conseguindo muitas moedas de uma única vez, e logo no começo desta vida, o que me possibilita contratar muitos e muitos palestrantes de uma única vez!!! Por fim, trabalhamos incansavelmente para reformar nosso Armazém até o nível máximo, com capacidade para 400.000 recursos naturais, e juntamos, desde o começo da reencarnação, pacotes que milagrosamente enchem de recursos este armazém, assim, juntando um total de 100% de recursos com estes pacotes, eu consigo 400.000 de cada recurso natural em um piscar de olhos, podendo comprar moedas e contratar palestrantes à vontade!!!!!!!