Discussão Nova Era do TW-BR

  • Iniciar tópico DeletedUser87953
  • Data de início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

DeletedUser

Guest
concordo em partes com o que vc falou IBRA,na maioria das vezes as mades caem nao é por dificuldade ou traiçao nao,geralmente é pela falta de graca que fica apos esse tempo no mumdo.Muitas vezes fica totalmente ataque contra defesa e nao tem graca em so bater,pelo menos as que eu vou é o que acontece geralmente.

Mas acho sim que há muitas com falta de lealdade sim que caem por traicoes e arrogancia extrema.Guerras feitas para poder recrutar o top10-15 da inimiga inteira,é nojento!Recrutar 1 ou outro que se mostrou um bom player,inimigo e principalmente uma boa PESSOA.Hoje muitos querem jogar com outro na conta pra pegar top e nao com alguem que se divirta,parece que é a profissao deles pegar top1 em tw

é so ver o desespero de alguns membros aqui por ser o top em todos os brs...vc sente o desespero nos comentários. É só observar...Ps: É raro ver um sprinter apoiar um companheiro de tribo
 

DeletedUser100627

Guest
Sinceramente...eu chego a ficar emocionado com as palavras de certos jogadores (ricardinho, goldsilver e outros)...

Olha, eu jogo isso a 6 anos, ou seja, sou das antigas.

Sou do tempo que jogar tw era uma magia interminavelmente fascinante. Lembro-me que eu pulava o muro da escola pra ir numa lan house ver como meu EP ficou do 4 pro nivel 5...ver aquela mudança me deixava fascinado rs rs.

Lembro-me também de valores de uma significãncia imensurável: Honra, respeito, dignidade, fraternidade, lealdade e outras coisas de suma importância.

Antigamente era mais difícil EVOLUIR, mas era mais fácil jogar no x1. PQ ambos oponentes estavam em pé de igualdade, coisa que dificilmente encontramos hoje em dia.

Hoje em dia o buraco é mais embaixo...A começar pelo fórum, sendo mais específico: Tribos para futuros mundos.
É comum ver a galera badalada criar tribos e mais tribos, parecendo os Deuses do TW nas descrições, para no fim pular o mundo...ou então trair a aliada, um parceiro de tribo trair o outro, noblar o outro...enfim...muitas coisas sujas. Criam tribos e mais tribos achando que são "líderes"...poxa, líder é uma palavra tão forte para ser designada a qualquer um.

Hoje em dia você é o que é pelo seu rank, pouca importa se você joga no coletivo ou não. Se você é top em mundos você é o fera, é o melhor.

O que me deixa mais encabulado com isso é o fato de que, 90% dos que se dizem tops e bons não passam 3 meses no mesmo mundo. Rusham durante 3 meses e para, abandonando a "tribo dos Deuses" fazendo com que essa venha a sucumbir posteriormente e o "líder" venha dar uma desculpa esfarrapada no fórum.

Sei que, a cada vez estou vendo mades e mais mades apanhando de tribos "mass" em servidores...

Mas porque IBRA? se somos os melhores jogadores do server, os sprinters top da balada...

Porque falta lealdade. Compromisso. TW é muito mais do que pegar um top, tw é o coletivo, é o bem comum. E sinto muito comunidade, mas raríssimos jogadores que frequentam esse fórum possui tais atributos, doa a quem doer.

TW começou uma nova era, de fato, e com ela veio tudo que há de podre em um jogador: Arrogância, Alter ego, indisciplina, indisponibilidade para o próximo, deslealdade, descompromisso...

Sprintar é bom de mais, há inúmeras ferramentas...pegar top é louvável...mas o que separa a nata dos jogadores dos demais não é ensinado no fórum ou em qualquer outra ferramenta do jogo, o que separa os bons dos ruins, são VALORES.

Falou tudo Ibra, também sou "old" e sou "new" a o mesmo tempo.

E oque vale são jogadores que fazem pela tribo e não fazem pelo top.
 

Deleted User - 919543553

Guest
alguns dos ultimos comentarios foram agregadores sobre o tema do topico, rivalidade, honra, etc.. estou de acordo.

ps. Ibra disse tudo sobre alguns desesperos evidentes kkkk

por isso que nunca fiz tutos.... primeiro pq sou nob msm (sem ironia, nao sei passar a info bem) e segundo pq acho que mtos tutorais sao auto-markenting ..... eu ate acho valido alguns, mas tutos de jogabilidade, estrategia, etc... eu acho q estraga mais do que ajuda.. vez outra pego alguem que sinto fmz e tento passar minhas noobices adiante, melhor rs.
 

DeletedUser

Guest
Topico lindo, faz tempo que nao vejo badalar assim.

O que acho engraçado, é que por mais disputado que esteja, ou melhor equilibrado, é exatamente o desequilibrio, mascarado de falta d ecompetitividade o maior desmotivador a manter-se no mundo.. Talvez pelo aglomerado em apenas uma made dos "bons" ou sei lá.

Mas hj só confs tão monotonas, mas ja vi muito novato dar show, o jogo é jogado, e quem quer jogar e se dedica acaba se dando bem.

PS: Korea é mito, nao no rush inicial haha
 

DeletedUser

Guest
Topico lindo, faz tempo que nao vejo badalar assim.

O que acho engraçado, é que por mais disputado que esteja, ou melhor equilibrado, é exatamente o desequilibrio, mascarado de falta d ecompetitividade o maior desmotivador a manter-se no mundo.. Talvez pelo aglomerado em apenas uma made dos "bons" ou sei lá.

Mas hj só confs tão monotonas, mas ja vi muito novato dar show, o jogo é jogado, e quem quer jogar e se dedica acaba se dando bem.

PS: Korea é mito, nao no rush inicial haha


No meu ver o que você disse tem pouco a ver, mas não quer dizer que não tenha a ver.
O maior problema das mades nao durar. è simplismente a falta de comprometimento e covardia que os news tem pelo fatos deles conseguirem jogar so nos 3 primeiros meses de mundo, pq é nítido que quando se chega na fase endurecer resta mesmo são os bons players, Então pra eles não terem que passar vergonha, ou pulam de mundo ou dão desculpa que ta sem tempo, mas o mais engraçado que ele acha tempo pra ficar 24 horas no proximo mundo que irá lançar.
O fato é igual eu disse os news aprenderam a tecnica dos olds, mas esqueceram de aprender a conduta. Pq se você tem comprometimento e leva em consideração as suas amizades, é fato que você não vai trocar de mundo só pela monotomia. ja ouviu dizer Amizade acima de tudo? Eu penso assim enquanto meus amigos estiverem jogando eu farei de tudo para estar entre eles, mesmo que eu tenha que ficar noblando inativos... Essa é a essencia do jogo a amizade que se tem. E também acerdito eu que se tu joga com amizade tu não vai perder a diversão facil.
Essa é minha opinião.
 

DeletedUser

Guest
Nas antigas era mais complicadinho... Não existia AS, Smartphone se existia e quando passou a existir ainda não avisava que tem alguém tentando lhe pegar off. O jogo exigia mais de sua atenção. Hoje em dia ele ainda a exige, mas somente se você quiser brigar pelo Top.
Por isso pra mim, old school e jovens mestres louva deus são a mesma coisa. Se aplicam ao e no jogo pra ter um desempenho bom. Não vejo ou ligo pros nomes, cada um por si é nada. Oque conta são as "casas" ou tribos... Cada um com seu jeito.
Afinal cada tribo tem sim, personalidade própria, oque chega a ser estranho, afinal os elencos mudam mas os "modus operanti" de cada tribo parece o mesmo de acordo com sua tag.
 

DeletedUser

Guest
Nas antigas era mais complicadinho... Não existia AS, Smartphone se existia e quando passou a existir ainda não avisava que tem alguém tentando lhe pegar off. O jogo exigia mais de sua atenção. Hoje em dia ele ainda a exige, mas somente se você quiser brigar pelo Top.
Por isso pra mim, old school e jovens mestres louva deus são a mesma coisa. Se aplicam ao e no jogo pra ter um desempenho bom. Não vejo ou ligo pros nomes, cada um por si é nada. Oque conta são as "casas" ou tribos... Cada um com seu jeito.
Afinal cada tribo tem sim, personalidade própria, oque chega a ser estranho, afinal os elencos mudam mas os "modus operanti" de cada tribo parece o mesmo de acordo com sua tag.

Isso acontece pelo simples fato de todos terem medo de inovar e criar. Pq ao olhos dos outros tudo ja esta criado KKKKK'
Agora quem não quer brigar pelo top ?Quem nao quer ser o melhor no que faz, simplesmente merece morrer só pelo fato de não fazer diferença no jogo.


Essa é uma grande era, E os idosos devem ter em mente que seu tempo ja se foi, e é a hora dos news reinarem :)
Simples assim...
Tentem brigar , ou chorem, ou façam um multirão para zoar alguém, mas essa era não será impedida.
 

DeletedUser

Guest
Isso acontece pelo simples fato de todos terem medo de inovar e criar. Pq ao olhos dos outros tudo ja esta criado KKKKK'
Agora quem não quer brigar pelo top ?Quem nao quer ser o melhor no que faz, simplesmente merece morrer só pelo fato de não fazer diferença no jogo.


Essa é uma grande era, E os idosos devem ter em mente que seu tempo ja se foi, e é a hora dos news reinarem :)
Simples assim...
Tentem brigar , ou chorem, ou façam um multirão para zoar alguém, mas essa era não será impedida.

Você bebeu? Tá deprimido? Quer colo, carinho... Atenção talvez? Creio ser caso de alucinação mesmo...
"Grande era", tá louvando a deusa grega né...
Primeiro, quem não quer ser o melhor no que faz, tem o direito de ser o quão bom ele creia ser o bastante pra sua própria satisfação ou diversão. Em se tratando de TW, é só um jogo, nada além... Se quiser jogar mais ou menos pode e não há problema se assim já for satisfatório pro individuo.
Quanto ao tempo dos velhinhos ter passado... Duvido muito, aposto 100% na galera das antigas em qualquer BR, contra quaisquer novatos. Menosprezo os novatos? Não... Mas os das antigas que eu conheço, já foram testados em mundos demais e sobreviveram neles nas piores adversidades possíveis, fizeram e comprovaram então tem o respeito porque o conquistaram e não porque falam asneira no FTW.
Quanto a ti... Sinceramente desconheço, então nada posso dizer. Só que falou abobrinhas aqui.
 

DeletedUser102018

Guest
Isso acontece pelo simples fato de todos terem medo de inovar e criar. Pq ao olhos dos outros tudo ja esta criado KKKKK'
Agora quem não quer brigar pelo top ?Quem nao quer ser o melhor no que faz, simplesmente merece morrer só pelo fato de não fazer diferença no jogo.


Essa é uma grande era, E os idosos devem ter em mente que seu tempo ja se foi, e é a hora dos news reinarem :)
Simples assim...
Tentem brigar , ou chorem, ou façam um multirão para zoar alguém, mas essa era não será impedida.


Quando aprenderem que tribal é um jogo coletivo e não individual vocês vão aprender a jogar. Antes que você queira ser o top você tem que querer que sua tribo seja a top. Um jogador não faz diferença no jogo o quão bom ele seja, uma tribo faz.

Um dia a "nova era" vai saber inverter seus valores e pensar no bem da tribo antes de seu bem próprio, quando conseguirem isso, ai sim poderão sonhar em se comparar a velha guarda.
 

DeletedUser

Guest
Eu concordo que tw sim é coletivo, mas eu acho nubice demais vocês terem que depender dela pra tudo...
aprendam a jogar primeiro sem depender de tribo, dai sim depois aprende a jogar no coletivo.
Eu posso vir da minha opinião e coisas parecidas, mas como é de se esperar vai vir um porrada de 3 idade unida aqui me criticar , vao chorar, ficar de picuinha, e essas coisas de mulher, igual fizeram com o Korea, KKKK
vocês tem que aprender a inovar já tao ficando previsíveis demais.
Pq ao invés de mamarem tetinha pros coroas vocês não aprendem a jogar, pq deve doer ficar na sombra dos outros.
 

DeletedUser95081

Guest
O jogador que é jogador,é jogador sem medo,medo de perder de tropas e o pior acontecer...(san)


kkk,isso ai resumi tudo! :]
 

Schifter

Guest
Eu concordo que tw sim é coletivo, mas eu acho nubice demais vocês terem que depender dela pra tudo...
aprendam a jogar primeiro sem depender de tribo, dai sim depois aprende a jogar no coletivo.
Eu posso vir da minha opinião e coisas parecidas, mas como é de se esperar vai vir um porrada de 3 idade unida aqui me criticar , vao chorar, ficar de picuinha, e essas coisas de mulher, igual fizeram com o Korea, KKKK
vocês tem que aprender a inovar já tao ficando previsíveis demais.
Pq ao invés de mamarem tetinha pros coroas vocês não aprendem a jogar, pq deve doer ficar na sombra dos outros.

aprender a inovar, mas aposto que tu faz ataque com 300,350 ariete ainda...
 

DeletedUser

Guest
aprender a inovar, mas aposto que tu faz ataque com 300,350 ariete ainda...

Tudo que eu aprendi neste jogo, pode apostar que não foi ngm que me ensinou, Lembro-me que quando eu era noob pedia ajuda aos bons e eles simplimesmente me ignoravam, mas agradeço a eles, pq senão fosse por isso não teria aprendido sozinho. Sou idependente não devo nada a ninguém, se sei o que sei foi 101% meus meritos e minhas conquistas. Vocês fazem tutos para se auto elevarem, tanto que nunca fiz questão de perder 1 mim da minha vida para ler 1 tutorial sequer de vocês. Não dou Ibope a quem quer, mas a quem merece.

E pode ter certeza que não uso 300 ou 350 arietes, eu tenho minhas taticas e estrategias, se vocês tivessem a mesma idependencia saberia que essa não é a unica e melhor tatica.

O que eu puder fazer para trazer uma era nova, estarei fazendo. O único problema é que alguns news de alguma forma ou otra acaba se tornando dependentes dos tutos dos velhotes.
"Quem vive de passado é museu"
 

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
349
Tudo que eu aprendi neste jogo, pode apostar que não foi ngm que me ensinou, Lembro-me que quando eu era noob pedia ajuda aos bons e eles simplimesmente me ignoravam, mas agradeço a eles, pq senão fosse por isso não teria aprendido sozinho. Sou idependente não devo nada a ninguém, se sei o que sei foi 101% meus meritos e minhas conquistas. Vocês fazem tutos para se auto elevarem, tanto que nunca fiz questão de perder 1 mim da minha vida para ler 1 tutorial sequer de vocês. Não dou Ibope a quem quer, mas a quem merece.

E pode ter certeza que não uso 300 ou 350 arietes, eu tenho minhas taticas e estrategias, se vocês tivessem a mesma idependencia saberia que essa não é a unica e melhor tatica.

O que eu puder fazer para trazer uma era nova, estarei fazendo. O único problema é que alguns news de alguma forma ou otra acaba se tornando dependentes dos tutos dos velhotes.
"Quem vive de passado é museu"

Engraçado, mas quando comecei a jogar também aprendi quase tudo o que sei sozinho... e olha que já tem uns 10 anos, talvez mais. Sendo jogador "velho" ou novato, se você não vê Tribal Wars como um jogo coletivo, você é um péssimo jogador. A coletividade nesse jogo tem que vir antes do individualismo. Sim, você tem que ser bom jogador, tem que manjar das coisas, não precisa ser "dependente" dos outros... mas saber jogar em equipe é a chave deste jogo.

Me diga, nesse seu tempo de "1ª idade", qual jogador que você viu que conseguiu fazer sozinho o que uma tribo junta faz?

Você reclamou no post passado e nesse que ninguém gostava de ajudar, de falar as coisas... ai esculachou a galera que faz tutorial. Não entendi, sério. Alguns fazem sim tutorial para se vangloriar, porém eles não estão compartilhando conhecimento do mesmo jeito?

Jogadores antigos, mas antigos mesmo, são os mais independentes desse jogo. Eles fizeram parte da comunidade brasileira que jogou nos servidores gringos, antes do BR nascer. Lá as coisas não eram tranquilinhas como hoje... a comunicação praticamente não existia, poucas pessoas conseguiam falar inglês e entender tudo. Não tínhamos o Google Tradutor que está ai hoje para salvar vidas. Não entremos em questão de independência dentro do jogo, pois se tem uma coisa que jogadores novos não são é essa.

Faço parte da liderança e uma tribo que acabou se tornando uma família para seus membros. Nessa tribo unimos o antigo com o novo. Temos membros que possuem 2, 3 anos de experiência (no máximo), assim como membros que possuem 8, 10, 11 anos de jogo. Individualmente cada um tem sua peculiaridade, mas nesse jogo não se ganha objetivos trabalhando sozinho.

Se você quer realmente inovar, comece quebrando os preconceitos. Essa seria a maior inovação que teríamos aqui dentro. Não existem jogadores "velhotes" ou "bebês" neste jogo. Todos somos aprendizes aqui, sempre terá algo novo para se adaptar/aprender.
 

DeletedUser60468

Guest
Caramba... jogo isso desde 2007...

Com certeza as ferramentas de hoje faz com que os jogadores se tornem bem mais ágeis e fortes, coplay, AS, GC, compra de recursos no mercado, CP, entre outras funcionalidades, belas, mas que deixaram o tw mais robótico que divertido.

Joguei no br1, sem muito êxito, onde nem aldeias bônus tinha, porém foi no br 3 que aprendi a jogar direito, e me orgulho disso. A questão dos coplayers é outra coisa esquisita hoje, mas é muito por falta de tempo que usam, outro por que gostam mesmo, e tem também a fusão de contas, que é moda kkkkkkkk.

Enfim, o TW não é o mesmo do br 20 pra baixo, quando o primeiro mundo a fechar foi o 16, depois 13, enfim... eram épocas diferentes, hoje está menos jogo de estratégia em grupo e mais funcionalidades que ajudam...
 

DeletedUser

Guest
Engraçado, mas quando comecei a jogar também aprendi quase tudo o que sei sozinho... e olha que já tem uns 10 anos, talvez mais. Sendo jogador "velho" ou novato, se você não vê Tribal Wars como um jogo coletivo, você é um péssimo jogador. A coletividade nesse jogo tem que vir antes do individualismo. Sim, você tem que ser bom jogador, tem que manjar das coisas, não precisa ser "dependente" dos outros... mas saber jogar em equipe é a chave deste jogo.

Me diga, nesse seu tempo de "1ª idade", qual jogador que você viu que conseguiu fazer sozinho o que uma tribo junta faz?

Você reclamou no post passado e nesse que ninguém gostava de ajudar, de falar as coisas... ai esculachou a galera que faz tutorial. Não entendi, sério. Alguns fazem sim tutorial para se vangloriar, porém eles não estão compartilhando conhecimento do mesmo jeito?

Jogadores antigos, mas antigos mesmo, são os mais independentes desse jogo. Eles fizeram parte da comunidade brasileira que jogou nos servidores gringos, antes do BR nascer. Lá as coisas não eram tranquilinhas como hoje... a comunicação praticamente não existia, poucas pessoas conseguiam falar inglês e entender tudo. Não tínhamos o Google Tradutor que está ai hoje para salvar vidas. Não entremos em questão de independência dentro do jogo, pois se tem uma coisa que jogadores novos não são é essa.

Faço parte da liderança e uma tribo que acabou se tornando uma família para seus membros. Nessa tribo unimos o antigo com o novo. Temos membros que possuem 2, 3 anos de experiência (no máximo), assim como membros que possuem 8, 10, 11 anos de jogo. Individualmente cada um tem sua peculiaridade, mas nesse jogo não se ganha objetivos trabalhando sozinho.

Se você quer realmente inovar, comece quebrando os preconceitos. Essa seria a maior inovação que teríamos aqui dentro. Não existem jogadores "velhotes" ou "bebês" neste jogo. Todos somos aprendizes aqui, sempre terá algo novo para se adaptar/aprender.


Eu acredito sim que devemos aprender a jogar solo primeiro para depois apredermos em equipe, é muito chato ver alguem receber spys e chorar lá no forum da tribo pendindo blindagem ¬¬

Sou contra tutos de uma certa forma, se eu aprendi a jogar sem eles pq outros não podem? devem ser pq são bons demias pra quebrar a cabeça e passar anos fazendo calculos até chegar em uma soma perfeita, quem já fez isso entende o quão bom é ficar tentando e tentando e um dia conseguir, não existe nada mais lindo, Agora se você precisar mastigar a comida para seus filhos. "azar o teu" pq eles vão se "alimentar" mas não vão entender o pq.

cada um joga do seu jeito e do seu estilo, Só DESPREZO tudo e todos que querem as cosias facéis, Lutem que vão conseguir. Ou chorem para este homem que talvez ele seja melhor que os antigos homens, e lhe ensine a jogar.

Logicamente é impossivel 1 jogador fazer trabalho de uma tribo, mas que eu to farto de ver 1 jogador surrar a alma de uma tribo, isso já vi demias.

Sou a favor sim do jogo coletivo, Agora tem que ver pra você o que é jogo coletivo, Pq pra mim é todos com um só ideal, um só objetivo, e não ficar fazendo troca troca de tropas(a não ser que seja caso extremo).
A partir do momento que esses cabeças duras colocarem em suas mentes que jogar em coletividade é pensar igual, e não ficar dependendo do outro, o Jogo vai fluir.

se não gostou da minha opinião simplismente não leia :)
Como eu mesmo disse tudo que eu puder fazer pra influenciar uma nova era, irei fazer, Mas quero uma de auto-realização, auto-proteção porém com pensamentos em sincronia. essa era sim eu aprovo.

mesmo que eu tenha que pegar noobs de 1° especie e joga-lo no meios dos leões para eles aprenderem, pode ter certeza q irei fazer, pois é na hora do aperto que sabemos nosso verdadeiro potencial.

Sem mais ^o)
 
Editado por um moderador:

Otakiram

Membro Notável
Pontuação de reações
76
Basicamente os Old nao tem energia para abanar isto como antes, agora é o problema dos "News" porque os Old deixaram um bom legado.

-----------------

Otakiram, falou e disse. Lembro-te do BR1 quando você afugentava minha tribo (MiBLuZ).

? eu foi líder dessa tribo por 1 ano ehehe, e mesmo quando mudei de tribo (liderar naquela altura era mt problemático para mim) nunca a ataquei e sempre foi na descontra porque até muitos jogadores aceitaram a minha saída.
Do br1 ao 25, digamos que seja a primeira "era". Não observei muito, mas sem dúvidas surgiram grandes jogadores. Do br26 ao 50, a segunda "era", onde surgiram os melhores jogadores do server e fizeram a "era" mais divertida do game na minha opinião. Ja essa "nova era", as coisas já estão mais difíceis de serem avaliadas. O jogo ficou meio avacalhado e muito robotizado. Mas nada contra quem anda se destacando ai nesses mundos.

É eu vivi nessa era macabra e acho que posso concordar com isso, se bem que para mim a época gold deste servidor foi quando existia apenas 3 mundos eheh

Boas Otakiram, falando em Old, quero te parabenizar, nesses tantos anos que vi seus posts, seus comentários, sempre racionais, inteligentes, construtivos, parabéns (;

Obrigado pelo elogio e assim retribuo com as mesmas palavras :) Haja paciencia para escrever neste forum ehehe

@ Goldsilver, nao te consigo responder pelas PM`s, tens a caixa lotada xD
 

DeletedUser

Guest
Não vejo a tempos,lideres que me façam querer brincar como Gold,otakiram,Zar entre outros.A tal nova geração deve aprender a fujir do padrão do jogo,saudades de quando jogadores inventavam estrategias diferentes,me pedem para voltar sempre.Mas não vejo mais aquela adrenalina e estrategias diferentes e surreais.
 

abdelkder

Membro Notável
Pontuação de reações
92
sou dessa nova geração ne,eu pelo que vi pelo menos neste ultimos mundos tw eh bem invidualista sim,são raros os jogadores que montam ops e se disponibilizam a participar delas...que gostam de entrosar com os membros da tribo e talz...a vdd eh que eh muitissimo mas divertido jogar em grupo,mas existe uma série de fatores que acho que tornaram os mundos atuais muito competitivos entre jogadores e não entre tribos,como as medalhas,comércio de pps etc e eh claro a experiêcia ne,pq acho eu que nos mundos antigos a maioria sabia a mesma coisa do que os outros de tw,entaum não devia rolar estas batalhas de ego que tem hoje em dia...jogo a 3 anos e já estou pensando em aposentadoria rs
 

DeletedUser

Guest
engraçado é esse donquixote falando tanto aqui no FTW sobre nova geração, bla bla eu sou o melhor bla bla e o cara banido aqui no K45 do M67... novatos sempre serão novatos. Quer pagar uma de bonzão, joga ilegalmente e ainda é banido rs.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Topo