Vencedores do concurso de redação

SoMbRa

Membro Notável
Pontuação de reações
431
Cerca de 100 redações foram enviadas para o concurso, obrigado pela participação!

Foi muito difícil escolher apenas 3, seguem os vencedores:

1º lugar

Leandro Henrique - Warlord Marimba

Hello, Saci!

Lá vem o Saci, pulando e pitando seu cachimbo, há quem diga que é um mal agouro, outros dizem que ele é bonzinho, amigo das crianças até. O negrinho sem camisa é um símbolo da nossa cultura, por vezes relegado apenas ao universo infantil, mas eis que um dia encontra uma abóbora em seu caminho. Como todos nós, no começo, olha desconfiado e curioso. A abóbora meio mal encarada essa. Atrás dela vem caminhando uma procissão de pesadelos: zumbis, bruxas, vampiros... e uma festa. Aí nosso amigo brasileiro percebe que não há um festa para ele, não tem seu dia, o dia de lembrar à todos o quão rico e profundo é nosso folclore, por que então essa abóbora lá de fora merece tanta comemoração? Pobre Saci, integra a cultura de um povo que foi doutrinado a pensar que o exportado é sempre melhor. Só resta então ao entocado negrinho pitar seu cachimbo em desaprovação e voltar a habitar apenas a imaginação das crianças... brasileiras!


2º lugar

Thiago Rodrigues - Polímero

Halloween ou Saci-Pererê ?

Não acredito que nenhuma das datas sozinha seja a melhor para o Brasil. A cultura do Saci de origem indígena não nos representa totalmente, pois, mostra apenas uma parcela da população, já cultura do Halloween encarna uma série de criações feitas ao redor do mundo, portanto não é original. Contudo, nosso país é multicultural, formado por várias raças de todos os lugares do mundo, assim nosso povo é conhecido por ser altamente receptível e sabe muito bem como combinar todas as culturas de modo que haja uma sinergia muito positiva resultando em um povo muito amigável e querido. Assim a melhor resposta para esse questionamento se encontra na nossa própria formação como povo, a não discriminação do que é diferente. Ou seja, porque não utilizar as duas culturas e combina-las fazendo algo ainda melhor? Para mim essa é a melhor solução.


3º lugar

Rafael Gregorini - rafinhags15


Halloween-Pererê

Duas culturas diferentes no mesmo dia, devem deixar uma das duas de lado?
A resposta é NÂO, uma cultura, não importa qual seja, jamais deve ser deixada de lado, ela sempre deve ser valorizada, seja ela celta (halloween) ou brasileira (Saci-Pererê).
A diversidade cultural é ótima para quebrar barreiras entre as diferentes sociedades, é boa para as crianças que aprenderão a respeitar as diferenças entre as pessoas e unir cada vez mais a nação.
Todos devem contribuir para que a herança cultural seja sempre passada adiante, de pai para filho, essa forma de aprendizado jamais deve ser esquecida, pois no final das contas, cultura também faz parte do nosso dia-a-dia, faz parte da nossa vida.


As premiações foram adicionadas em suas contas. Parabéns!

Tópico de discussão
 
Topo