[Tutorial]Como fazer um fórum razoável !

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
[Tutorial] Como fazer um fórum razoável !

forumg.jpg


Bom, a algum tempo eu usava este fórum no mundo 12 PT mas posso garantir que é bom, neste momento uso uma versão dele modificada mas não posso revelar dado que ainda o uso em uma tribo e isso seria revelar já alguma coisa e o segredo é a alma do negocio :)

Vou fazer a legenda do fórum:

Geral - Serve para todo o tipo de comunicados, tera de ser uma área bastante actualizada, eu não gosto que passe de 5 tópicos, tento sempre mover algo para o arquivo, um fórum limpo é muito mais agradável de ler.

Zona 1, 2, 3, 4
- Isto de zonas são esquadrões, mas eu no "inicio" do jogo, não faço esquadrões normais como o pessoal faz, o segredo de dominar um continente é dominar o centro do mesmo, fica muito mais fácil para uma tribo conseguir conquistar o resto do continente ;)

Então é bem simples, os esquadrões que eu faço são divisões do continente, imaginando que um continente tem 4 metades, e cada zona representa uma metade, podendo o pessoal optar por duas zonas defensivas e duas ofensivas mas isso já cabe ao líder decidir, pois ser líder é ter estratégia, se não tem não vai longe

Então basta dividir o continente, especializar zonas, e dar uma lista de alvos, para isso iremos usar os mapas que podem ver ai a aba de fórum, essa aba esta oculto, é ai que eu decido quem vamos atacar, e porque, e para que, é ai também que eu faço certos tópicos para ficarem bonitos e depois mover eles, assim já vai tudo organizado,

Claro que a certa altura estes esquadrões não farão mais efeito, depois de dominar o continente já não precisamos deles, ai então é só especializar os esquadrões por fronteiras de continente, por exemplo estamos no K54 e queremos conquistar o k44, metemos uma zona a atacar ele (dependendo dos membros mais próximos da fronteira) e metemos as outras todas a defender as fronteiras, e depois disso, de conquistarem todos os continentes a vossa volta, podem acabar com os esquadrões e criar apenas esquadrões de guerra, esquadrões pequenos e de jogadores chave (jogadores perto de inimigos).

Ataque - Agora perguntam, ja que tem os esquadroes para que tem esta area? facil, na altura que tirei o print screen esses esquadroes ja estavam especializados por fronteira e já não estavam por metades do continente da tribo, então agora eu precisava de uma aba de ataque para o pessoal do continente inicial, para os do centro etc, nesta área basta existir uma pessoa bem qualificada e cordenar tudo.

Defesa - Esta aba também existe dado que nesta altura eu já estava com as zonas divididas por continentes e não só pelo continente inicial, pois para existir um melhor trabalho o ataque e defesa são feitos pelas zonas, mas agora já não era necessário e fico apenas para o pessoal do continente inicial ou para defesa obrigatória, quando o general da defesa da ordens de apoios obrigatórios.

MDF - Esta area todos sabem para que é, é para pedidos de subestituiçao, neste caso modo de ferias, eu nesta área tenho regras propias mas também mostro regras do jogo para que o pessoal não seja punido mais tarde por algo que já foram informados, pois regra geral nas minhas tribos é jogador bloqueado é dispensado e não tem mais lugar na tribo, batoteiros não ficam debaixo da minha asa :D

Duvidas & Tutoriais - Aqui é básico, duvidas dos membros da tribo, pode ser qualquer duvida, não somente do jogo mas de outras coisas quais-queres, e tutoriais para iniciar o pessoal, neste caso uma espécie de formação para iniciantes, quanto a sugestões vem directas para mim por mensagem privada.

Mercado - Muitos perguntam "para que que vamos ter um mercado na tribo?" fácil, assim os recursos servem para ajudar a tribo e não caiem na mão do inimigo.

Reservas - Aqui serve para nao existir conflitos de aldeias entre membros da tribo, já chega com o inimigo lol

Taberna - A área "livre" da tribo, para falar de tudo um pouco, lembrando que uma tribo é como uma comunidade, ainda que tribal mas devemos sempre ter a chamada civilização.

Administração - Os superiores do líder, o conselho, estes são os supervisores directos do líder e que avaliam o mesmo, e que decidem de tudo sobre a tribo, pensem no cassiano e depois na innogames lol

Arquivo - Serve para mover tópicos sem actividade durante 3 dias, ou conversas sem nexo, ou com falta de civilização/educação.

R. Inimigo - Reservas de inimigos, só uso quando desconfio de espião na tribo, e este tópico é oculto, as reservas são feitas por mensagem a pessoal especifico para o mesmo.

Mapas - Aqui tenho mapas que actualizam sozinhos, mapas de possíveis alvos etc etc, geralmente serve para dar uma vista sobre por onde atacar, e quem atacar/defender etc


Por fim, lembro que todas as abas com "(O)" são ocultas,

Espero que tenham gostado,

Sem mais,
Bret.
 
Última edição:

Otakiram

Membro Notável
Pontuação de reações
76
Razoável, mas não excelente ou fora do normal ;) Apenas acessível á maior parte das tribos, simplificado o suficiente para todos entenderem...

A aba mercado para já irá desaparecer com o tempo, os tracinhos só ocupam espaço ou são puramente decorativos não trazendo grande prática no forum e na parte das Zonas o melhor é um FE para ser á prova de espiões, com passwords para cada pelotão etc...

A Aba de mapas é relativa e não tem grande necessidade de ser oculta, e a aba das reservas inimigas seria melhor ser um forum confiável pois se for oculta terão de dar permissões a membros onde poderão ter acesso aos foruns administrativos, ou seja alta probabilidade de fuga de informação.

Muitos dizem que são bons jogadores, bons líderes mas no que diz respeito á organização de Foruns sou eu ;) Acho que pode apreender uma ou duas coisas comigo se estiver no M26 no que diz respeito a um forum 100% organizado. Eu também quero apreender pois não sei tudo claro ;)
Não estou a ser arrogante ou convencido, mas o pessoal da tribo e até o mais experiente do que eu diz o mesmo, bem...se somos bons numa coisa acho que devemos mostrar mas sempre com humildade.

Hug!
 

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
Fácil, inicialmente isto serve mas com o tempo terás de reformular os esquadrões por fronteiras, mas no inicio divides 4 metades de um continente, do teu continente inicial, divides os membros e cada um trabalha por zona, ou seja uma metade do continente!

e todos tem de tentar conquistar o centro do continente pois conquistando ele tem o continente na mão :)

E obrigado a todos pelos elogios ao tutorial.

Sem mais,
Bret.
 

DeletedUser

Guest
Fácil, inicialmente isto serve mas com o tempo terás de reformular os esquadrões por fronteiras, mas no inicio divides 4 metades de um continente, do teu continente inicial, divides os membros e cada um trabalha por zona, ou seja uma metade do continente!

e todos tem de tentar conquistar o centro do continente pois conquistando ele tem o continente na mão :)

E obrigado a todos pelos elogios ao tutorial.

Sem mais,
Bret.

Começo a achar muito complicado, vou começando a utilizar meus foruns e não aplicar os esquadrões :cool:
 

DeletedUser

Guest
Bom Uso mais um fórum simples vou tentar usar esse !!
Bret , esse tutorial e 10!
 

Ianke

Membro Notável
Pontuação de reações
49
Bom, como deram um UP no tópico, eu re-li o tuto :)

Acho que a presença da aba - Reservas - já não é mais necessária partir do momento que possuimos o Sistema de Reservas.

Mas, quando uma tribo possui uns 100 membros, se passa em branco em algumas ocasiões qeu o membro reserva a mesma aldeia umas 5x, tirando assim a chance para outro noblar.

Claro que não todas as tribos tem esse problema, mas é sempre bom ter um forum para os interessados naquela aldeia reservada sub-reservar-la, depois disso, o membro qeu teve o prazo da reserva vencida pde o direito de reservá-la novamente, passando a vez agora, para quem a sub-reservou. Deste modo, não tem como alguém enrolar a noblagem por muito tempo...
Ideia de hugozin
 

DeletedUser

Guest
Parabéns, Bret, ótimo tutorial...!
Mas com o sistema de reservas, ainda há necessidade de ter as abas de reservas?
 

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
Parabéns, Bret, ótimo tutorial...!
Mas com o sistema de reservas, ainda há necessidade de ter as abas de reservas?

Mesmo com o sistema de reservas é sempre bom ter este Plano B ;)
Porque? porque o sistema de reservas esta aberto, todos podem ver o que foi reservado e ainda melhor, podem procurar reservas feitas por um jogador etc ^^

No oculto etc, so ve quem eu quero ^^

O tutorial está muito bom, parabéns! Muitos líderes ou ADMs de fórum deveriam usar um fórum assim!

Este modelo de fórum eu não uso, usei uma vez e parei com ele, nao por não gostar mas é que eu divulguei ele :D
 

DeletedUser

Guest
Cara no começo da tribo nas primeiras semanas não posso deixar esquadrões e ataques,ja tentei deixar apenas apresentações mas ninguem respondia,oq eu deixou no começo da tribo?
 

DeletedUser

Guest
Cara no começo da tribo nas primeiras semanas não posso deixar esquadrões e ataques,ja tentei deixar apenas apresentações mas ninguem respondia,oq eu deixou no começo da tribo?

Na 2ª semana já deve ter os esquadrões e ataques sim, para vc e seus membros próximos atacarem quem atacou sua tribo ou quem representa ameaça.

Bom, se a coisa ta assim na sua tribo, ela é cheia de inativo, q não quer nada com nada, e só esta se escondendo através dos pontos da tribo.

Vc deve tentar estimular eles, a ajudar vc, a participar da tribo etc...
 

DeletedUser

Guest
Como?me de uma dica?

Vai no site [URL="http://br.twstats.com/]TW Stats[/URL].

Escolhe o mundo q vc joga e quer o mapa.

Clique em Mapa no canto direito.

No meio, tem a opção Maracador de jogadores, coloque todos os nicks de todos os jogadores q vc quer marcar no mapa. Lembre-se, coloque os nicks certo.

Escola a cor q cada 1 vai aparecer, ou se vai deixar tudo igual.

No canto esquerdo, tem o Nível de Zoom, coordenandas X e Y.

Faça assim:
Zoom: 300%
Centro X: 400
Centro Y: 800

Vc deve substituir as coordenadas X e Y e por as do seu continente, onde aparecem mais membros da sua tribo, por exemplo, ali em cima aparece do K84.

Aconselho vc a Ativar a Grelha Continental e depois vai no Gerar Mapa e está pronto seu mapa.
 

DeletedUser

Guest
É apenas um modelo, existem muitos que funcionam de igual maneira ou até melhor. Depende da liderança e dos membros.
 

DeletedUser

Guest
Mercado

Eu estou em dúvida de criar ou não um Mercado no Forúm da Tribo, é boa ideia? Raramente são utilizados :confused:
 

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
Eu estou em dúvida de criar ou não um Mercado no Forúm da Tribo, é boa ideia? Raramente são utilizados :confused:

No inicio do servidor sim pois assim evita-se que outros jogadores recebam recursos de membros da tua tribo e assim eles vão apenas para membros da tua tribo. Basicamente ele serve para não deixar cair recursos necessários para outros jogadores mas depois em uma fase mais avançada de um mundo não será mais necessário basta trocar umas mensagens se preciso.
 

DeletedUser

Guest
Mercado acho sem necessidade... reservas a gente já tem o sistema... MDF pode postar no geral ou mandar MP pra alguem se ele pode ficar com a conta.
 
Topo