[Tutorial]Como fazer um fórum razoável V2

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
Após alguns elogios e até algumas criticas por parte de alguns utilizadores referentes a versão um pouco mais complexa de fórum que eu fiz (pode ser visto neste tópico) decide fazer uma outra versão mas mais simples e sem muitas complicações e naturalmente aceito criticas ^^

forumv1.jpg

Este modelo de fórum é o simples ele serve quando as tribos têm a volta uns 40 membros, não há uma grande necessidade de ter mais coisas em um fórum quando não se têm muitos membros.

Legenda do fórum:

- Comunicados: Serve exactamente para comunicados dos líderes, generais sub-lideres e até mesmo de jogadores, área sem SPAM e apenas para assuntos importantes que tenham ligação a tribo ou a membros da mesma.

- Q.Defensivo: Por outras palavras, Quartel Defensivo, como o nome indica serve para gerir e se organizarem na defesa da tribo, geralmente umas boas regras na secção, um bom general de defesa e em especial bons membros de tribo raramente haverá pedidos de apoio sem nexo ou pedidos de apoio onde não são respondidos pelos membros da tribo, ou seja onde ninguém apoia.

Geralmente eu fazia algo como isto:

COMO PEDIR APOIO:

Para quem tiver conta premium:

Clica no sistema de SOS que foi implementado com a versão 6.0 e aquilo gera tudo o que é necessário postar em um pedido de apoio aqui no fórum, pronto é simples com CP.

Em soma a isso, tentem sempre postar relatórios!


_________________________________________________

Para quem não tem CP:

Postar o tempo de chegada dos ataques ou o número de ataques que esta a receber no caso de muitos ataques.
Postar em codigo BB as aldeias onde precisa de reforço
Postar relatórios. - Caso passe de 5 copiem o relatório manualmente e colem no vosso pedido de apoio.
Fazer uma descrição dos ataques.

Agora aqui entra o general de defesa, que vê quem mais perto esta do elemento que pediu apoio e se organiza com eles fazendo com que o apoio seja rápido e efectivo sem que seja necessário todos os membros da tribo enviarem apoio pois alguns estão a muitas horas de distancia.

- Q.Ofensivo: Esta secção como é óbvio é para se gerir todos os ataques da tribo, colectivos entre outras estratégias ofensivas, uma boa organização e um bom general de ataque pode fazer a diferença em qualquer coordenado!

Eu fazia umas regras como estas:

Sempre que postarem aqui tentem sempre, no caso de ataques coordenados:

1 - Coloca o nick do alvo ou dos alvos no titulo do tópico

2 - colocar as coordenadas das aldeias do mesmo para reservarem no sistema de reservas

3 - Coloque a data de inicio do ataque, a hora que é PARA OS ATAQUES BATEREM NAS ALDEIAS DO INIMIGO.

4 - Justificar o porque de quererem fazer um ataque colectivo

5 - Colocar os nicks dos jogadores mais próximos do alvo ou dos alvos.



________________________________________________



Para pedidos de ataques normais:

1 - informar no titulo o nick do alvo

2 - informar no texto do tópico o porque e ser objectivo, se quer pedir envio de batedores, ajuda para noblar etc

3 - dizer a data de inicio, isto por exemplo para quando querem que um amigo da tribo espie uma aldeia para vocês.

4 - se possível postem relatórios para dar mais informações aos membros da tribo

- Duvidas & Tutoriais: Esta área é bem simples, serve para postarem tutoriais e duvidas em relação a tribo etc

- Mercado: Secção temporária, serve exactamente para não deixar recursos de membros da tribo irem para inimigos ou outros jogadores sem ligação a tribo, assim se evita que outros jogadores que não são da tribo possam crescer com trocas feitas por membros da tribo, naturalmente o rácio de troca permitido nesta secção é de 1 para 1, ou seja se quer 1000 de argila de tem oferecer por exemplo 1000 de ferro e não 500 por exemplo.

- MDF: Secção para pedidos de sitter, apenas entre membros da mesma tribo.

- Taberna: Para off-topics, simples :D

- Administração (FO): Serve para debater estratégias apenas com membros do conselho, avaliar jogadores da tribo entre outras questões.

- Recrutamento(FO): Eu não sei como a maioria dos lideres de tribos faz para recrutar jogadores, mas eu normalmente tenho um fórum oculto onde cada pedido de entrada na tribo é avaliado pelo conselho da tribo, avaliamos tropas e não pontos, avaliamos participação e não login (frase da [TP] do BR 25 :D)

Eu normalmente avalio os pedidos de entrada na tribo ou até jogadores que eu queria na minha tribo com, posição no mapa, posso até ir ver as medalhas, número de pontos, quer dizer eu não quero saber se ele ta muito pontuado mas vejamos um jogador de 300 pontos não tem a mesma fazenda que um jogador de 1000 pontos, isto normalmente ^^
Avalio OD, ODD e ODT mas depende da altura do jogo, inicialmente quem tem muito OD significa que tem algumas perdas e para finalizar ou o jogador me coloca em MDF ou me manda um print screen da fazenda dele para eu saber quantas tropas ele tem.

- Lixeira (FO): Para onde vão todos os tópicos inactivos da tribo.

Lembrando que todos os fóruns indicados com (FO) são ocultos apenas visíveis para membros do conselho da tribo.

Esta ai, espero que seja útil para alguém.
 
Última edição:

Tapia

Membro Notável
Pontuação de reações
2.100
Excelente tutorial Bret.

Gostei das regras e da estrutura do fórum, ficou bem organizado.
 

DeletedUser

Guest
sim bom tutorial
so acho estranho uma cena


sem cp acho qu eda para pedir apoio
mas se não der a mais formas

continia a fazer tutoriais

mas sem ser do forum


acho que tambem podias fazer
um de como defender
ou de atacar


tem tnato topico que não serve paraq nada




:)
 

Ianke

Membro Notável
Pontuação de reações
49
Esse fórum está perfeito...é do geito que eu gosto.

Nele foi informado que é um forum para 40 membros, porém acredito que até com bem mais se consiga boa organização.

Quanto á fórum compartilhados -> FAIL, É perca de tempo fazê-los...

 

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
sim bom tutorial
so acho estranho uma cena


sem cp acho qu eda para pedir apoio
mas se não der a mais formas

continia a fazer tutoriais

mas sem ser do forum


acho que tambem podias fazer
um de como defender
ou de atacar


tem tnato topico que não serve paraq nada




:)


Eu sempre tento fazer tutoriais de outras coisas, geralmente o que existe mais é tutoriais de tropas, edifícios etc mas se esquecem de outras partes que também fazem parte da organização, neste ponto eu tenho dado dicas para organização de uma tribo mas brevemente estarei fazendo um para organização de conta, para aqueles que tem muitas aldeias pode valer a pena e até mesmo para os que não têm ou estão começando mas isso é coisa para outra altura ^^

E já agora, obrigado pelos elogios ^^
Quanto ao fórum em si, comentaram as regras da secção defesa, sim existe outras maneiras de se organizar essa área eu podia fazer mil e uma regras para la ou outras coisas qualquer mas o meu objectivo era ser simples e ao mesmo tempo fazer algo razoável ^^

Esse fórum está perfeito...é do geito que eu gosto.

Nele foi informado que é um forum para 40 membros, porém acredito que até com bem mais se consiga boa organização.

Quanto á fórum compartilhados -> FAIL, É perca de tempo fazê-los...


Nesse ponto é verdade, pois o fórum vai piscar muito e por vezes é de assuntos que não nos dizem respeito logo vai fazer mais gente ir mais vezes no fórum para ler o que não precisa e isso é frustrante :D
 
Última edição:

DeletedUser

Guest
Tutorial melhorado hahah' :)

Se não me engano no V1 faltava algumas coisas.. Agora sim :)
 

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
Tutorial melhorado hahah' :)

Se não me engano no V1 faltava algumas coisas.. Agora sim :)

A v1 foi feita por volta de 2009, pelo o inicio ou seja nem havia sistema de reservas ^^

Não me parece que faltava muito la, estava era um pouco maior pois também era para algo mais complexo ^^
 

DeletedUser

Guest
A v1 foi feita por volta de 2009, pelo o inicio ou seja nem havia sistema de reservas ^^

Não me parece que faltava muito la, estava era um pouco maior pois também era para algo mais complexo ^^

Mas era diferenciado algumas coisas... Mas neste, você procurou fazer um mais básico, que é a estrutura mais usada.. Visto que temos os outros.. mas para o começo, este está muito bom ;)
 

DeletedUser

Guest
Olá,


bret the hitman hart o modelo do tópico antigo(http://forum.tribalwars.com.br/showthread.php?t=64197) acredito que é feito para uma maneira mais ao dialongar do jogo, se é que me entende ? já formado esquadrões, aba(s) para inimigo(s)

Esse modelo deste tópico além de estar em melhor formas, está mais especifico e eficaz de entender

Meu modelo de fórum é pouco diferente, mais é baseado na estrutura da sua...
(Observe)

- Geral - - Comunicados - - Ataque - - Defesa - - Duvidas/Sugestões - - Mercado/Sitter - - Estatísticas/Mapas - - Tutorial - - Taberna - - Conselho (O) - - Lixeira (O) -
Achas um bom modelo ?


Grande abraço
 

Ianke

Membro Notável
Pontuação de reações
49

Qual a diferença entre o Geral e Comunicados? Provavelmente, em um deles, somente a liderança pode criar tópicos, onde não vejo o pq disso...poderia deixar um fórum somente.

O fórum Tutoriais poderia estar mesclado ao Dúvidas/Sugestões. (pouparia espaço)

Mercado/Sitter eu dividiria, assim cada um fica no seu quadrado :p

O resto podemos dizer que está bom...
 

DeletedUser

Guest
Geral é próprio para assuntos que não estão relacionados nas outras abas/

Comunicados é próprio para anuncios/novas regras/ adptações e etc... formada pela adminitração

Para mim tem uma diferença entre isso
 

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
Geral é próprio para assuntos que não estão relacionados nas outras abas/

Comunicados é próprio para anuncios/novas regras/ adptações e etc... formada pela adminitração

Para mim tem uma diferença entre isso

Mas porque não criar imaginemos 3 tópicos nos comunicados que ficarão fixos, que fica para alterações das regras, motivos das expulsões e diplomacia talvez e o resto faz o mesmo que o geral ^^

E menos uma aba ^^
 

DeletedUser

Guest
aí fica melhor chamar de geral do que de anúncios, já que a maioria das tribos deixa uma meia dúzia de tópicos importantes fixos (regras, comunicados de guerras, afins), e o resto dos posts seriam daquilo que não se encaixasse em outros locais.

sobre deixar uma aba para pedir sitter, acho que também pode ser feito isso no geral, já que abas assim não são usadas com muita frequência, pois os players (eu pelo menos) mandam mp para amigos/admins antes de postar em fórum. Manter uma aba assim para ser usada uma vez por semana é desnecessário
 

DeletedUser79326

Guest
Muito bom tutorial amigo gostei e ja o coloquei em pratica.
 

DeletedUser79387

Guest
Muito bom, eu to usando, é bom manter poucas abas, eu estava usando a Taberna pra colocar "Mercado", "MDF's" e "Piadinhas" depois vi que não deu certo por meus esquadrões divididos por aba, uni eles em uma aba, ficou meio confuso mas com a edição de título correta fico bom. Depois o MDF e Mercado separei, não tem geito fica difícil Mercado em um tópico apenas, não da certo mesmo.

Então ficou assim: [► Conselho] [► Comunicados] [► Q. Ofencivo] [► Q. Defencivo] [► Taberna] [► Tutoriais & Dúvidas] [► Esquadrões e Expulsões] [► Fórum de Aliados] [► Arquivos]

Eu ainda to ageitando, mas ta ficando bom aos poucos...
 
Topo