[Tutorial] Catapultas

Ianke

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Catapultas


  • Informações Básicas
199z10.png
A velocidade da catapulta pode variar de acordo com a velo. do mundo/das tropas*
Como dito, as catapultas tem como objetivo destruir edificeis. O nível de dano que será causado irá depender do número de tropas do atacante e do defensor.

Em geral, existe algumas exceções quanto aos edificeis atacados, por exemplo:

  1. Elas não podem atacar o esconderijo.
  2. Se o Ed. Principal, a Fazenda e o Armazem forem atacados por catapultas, o nível mínimo que eles podem ficar é 1.

  • Igreja x Catapultas
Essa dúvida ocorre em muitos.
Primeiro, a Primeira Igreja não pode ser destruída por catapultas! Somente as igrejas construidas em outras aldeias (as por niveis) que podem ser danificadas.

Segundo, a pergunta: Quantas catas são necessárias para derrubar a igreja?
Isso pode variar, fatores como sorte, moral, muralha e principalmente o n° de tropas defendo uma aldeia vão influenciar no n° de catas necessárias.


Os testes feitos foram baseados com muralha 20, sorte 0, moral 100% e 100% de religiao para os dois lados.

  • Caso a aldeia tenha um full de defesa
1 full de ataque + 500 catas (de modo que leve a muralha no minimo 15(arietes)) -> do n3 para o n2
1 full de catas + paladino com a fogueira -> do n3 para o n2
1 full de catas + paladino com a fogueira -> do n2 para o n1
Agora, se a defesa da aldeia for algo balanceado (entre lanças/espadas/arqueiros), com muralha 20, sorte em +25%, se torna impossível de conseguir baixar do n1 para o n0.
  • Caso a aldeia tem em torno de 12k de tropas defensivas (50% de um full)
60~70% de 1 full de ataque + 350 catas -> do n3 para o n2
60~70% de 1 full de ataque + 350 -> do n2 para o n1
60~70% de 1 full de ataque + 750 do -> n1 para o n0

  • Caso a aldeia esteja limpa
Aprox. 150 catas -> do n3 ao n2
Aprox. 200 catas -> do n2 ao n1
Aprox. 450 catas -> do n1 ao n0


  • Muralha: Arietes x Catapultas
Sempre tem alguns que são ligados mais a catapultas que arietes. Pq? Simplesmente pq com os arietes vc só pode atacar a muralha, quanto a catapulta vc pode escolher qualquer edificio (com exceção ao esconderijo e da Primeira Igreja).

Agora vou falar aqui que usar catas na muralha é inviável:


Primeiro de tudo: Ordem das Tropas.
Mas o que seria isso?
É a ordem que as tropas atacam uma aldeia. Segue abaixo um exemplo:

4ic779.png

Ou seja: A primeira tropa a bater na aldeia são os arietes. Logo após vem as tropas do quartel/estábulo. Por último vem as catapultas.
Com isso, chegamos na conclusão de que arietes já levam vantagem. Pq?
Imagine a situação: Vc ataca com 7k de barbaros, 2k de leves e 500 catas lançadas na muralha.
Quando o ataque bater, a infantaria e a cavalaria irão bater na muralha a 20 (por exemplo), depois vem as catas e danificam ela para 15. Ou seja, as tropas lutaram com a muralha a 20.
Se fosse com arietes, primeiro os arietes iriam danificar a muralha para assim a infantaria e a cavalaria atacar.


Agora, um simples teste para comprovar: (pop. dos arietes = 5)
Usando Arietes;
20glm3l.png


Usando Catapultas;
rjdzlc.png


Estatisticas:
-Recursos utilizados para produção de arietes: 75.000mad 50.000arg 50.000fer
-Tempo gasto para recrutar 250 arietes: 92:43:32h (oficina 15, vel. do mundo 1)
-População gasta para a produção de arietes: 1250 (250*5)

-Recursos utilizados para produção de catapultas: 50.240mad 62.800arg 15.700fer
-Tempo gasto para recrutar 157 catapultas: 87:20:51h
- População gasta para a produção de catapultas: 1256 (157*8 )


Reparem que destaquei em vermelho o tamanho do dano, que por sinal os do ariete são maiores.
Em azul destaquei a quantidade de unidades perdidas pelo defensor, onde no ataque com catas foi muito menor, pelo motivo que expliquei acima.




 
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Ianke

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  • Catapultas na defesa
Dica: Jamais use catapultas na defesa. Seu custo/tempo de recrutamento/população é alto de mais comparado as outras unidades. (com exceção da Defesa de Aletheia (FULL de cata + pala com fogueira ~ como veremos a seguir.))

Veja:

Defesa Balanceada:
2128rcj.png


Defesa de Catapultas:
90d2py.png



Estatísticas:
-Recursos utilizados para produção da balanceada: 1.070.000mad 619.500arg 895.000fer
-Tempo gasto para recrutar a balanceada: 1192:10:35h
-População gasta para a produção da balanceada: 20750 ((8000*1)+(8000*1)+(4150*1)+(300*2))

-Recursos utilizados para produção da aletheia: 821.080mad 1.022.600arg 257.900fer
-Tempo gasto para recrutar a aletheia: 1401:27:15h
-População gasta para a produção da aletheia:
20.752 ((2519*8 )+(300*2))

Sem comentários a respeito dos testes...


  • Defesa de Aletheia
Essa defesa tbm é conhecida como impenetrável. Pq? Um full de catas + paladino com a Fogueira de Aletheia faz com que o atacante tenha grandes perdas para limpar uma destas aldeias.

Aqui um exemplo com APENAS 500 catapultas + pala + fogueira VS ataque muito comum e usado.
33fgaz9.png


Agora imagine uma aldeia full ^^

Estatísticas de uma Defesa de Aletheia:
-Recursos utilizados para produção da balanceada: 864.020mad 1.080.020arg 270.040fer
-Tempo gasto para recrutar a balanceada: 1502:09:15h (aldeias normais) ~ 751:04:38h(aldeias Bônus em Oficina) por este motivo, essa defesa geralmente é construída nessas aldeias com 50% de bônus de recrutamento.
-População gasta para a produção da balanceada:
21.610 ((2700*8 )+10(paladino)) Agora alguns perguntam: Mas como quase 22k de pop? Simples. Numa aldeia destas vc dispensa o uso de quartel 25, estábulo 20. Somente construa quartel ao nivel 1 (para poder construir/reconstruir a muralha). Oficina a 15 e estabulo a 0. (se quizer pode diminuir o n° de catas e investir em alguns spys)

  • Encontrei uma aldeia FULL em catapultas + paladino! O que eu faço?!
Os fulls de ataque aqui mencionados são de 7k barbaros, 3k CLs + 250 arietes.
Bem, não temos como saber qual ítem o paladino tem equipado, mas tem 99,99999% de chances para que este ítem seja a Fogueira De Aletheia ^^

Então vamos ao que interessa: Uma aldeia FULL em catas geralmente leva umas 2700 tranquilo.

Se irmos ao simulador, 4,5 fulls (muralha 20, sorte 0) resolvem o problema (se enviados num pequeno espaço de tempo (assim o defensor não tem tempo de refazer as catas/paladino)).

Porém, há um geito de acabar com isso masi rápido, só que divide opiniões.

  1. Mande 3000 CLs + 1600 arietes + Paladino equipado com a Estrela da Manhã de Carol; (muralha para o nivel 3)
  2. Logo em seguida 3 FULLs normais.
Pronto -> Aldeia limpa ^^

    • Mito
É verdade se eu mandar catapultas lançadas na estatua da aldeia e destrui-la, o paladino irá morrer ou perder a arma que dá o bônus ás catapultas?
Não. Os poderes do paladino não tem ligação com a estatua. Sendo assim, mesmo que vc consiga destruir a estatua, o paladino irá continuar de pé com a Fogueira.


  • Catapultas atacando matam tropas?
Que elas matam, elas matam ^^
Porém em um número muito inferior ao de outra tropa ofensiva no seu lugar.

Vejam:

catasl.png

Colocando ou não um nível de edificio para demolição, ele irá matar o mesmo n° de tropas.

Se eu atacar com 4000 CLs ou 16000 barbaros (mesma população ocupada), terei bem mais mortes.
Então a catapulta não é uma unidade que ataca como qualquer outra unidade.

  • Em que situações usar catapultas?
-Para ataque:
No inicio dos mundos, utulize para catapultar seus inimigos. Afeta tanto fisicamente a aldeia como psicologicamente o jogador, pois ver sua aldeia detonado por catas é um motivo forte para levá-lo a desistir do mundo.

Muitos perguntam qual o edificio para mandar as catas danificarem, em geral são estes: a fazenda (irá diminuir a capacidade de população da aldeia, tendo menos espaço para futuras tropas, construções...), o quartel/estábulo (diminui o tempo derecrutamento de novas tropas), praça de reuniões (impossibilita novos comandos para as tropas), ferreiro/ed. principal (impossibilita que o alvo cunhe moedas/armazene recursos para formação de nobres). Mas isso é da extratégia de cada um...

-Para Defesa:
Somente quando vai executar a Defesa de Aletheia.


 
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Ianke

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  • Atacando a Praça de Reuniões
A dúvida que se vê por aí é a seguinte: Caso o jogador X mande um ataque no jogador Y, e o jogador Z, que é aliado de Y, resolve destruir a praça de reuniões do jogador X enquanto suas tropas estão em trânsito, o ataque do jogador X irá continuar ou irá voltar?
As tropas irão continuar seu trajeto normal. O que o jogador X ficará impossibilitado de fazer é cancelar o ataque (caso ainda tivesse tempo) e fazer novos comandos, tais como mandar novos ataque ou apoios.
Caso ele estivesse apoiando alguma aldeia, somente o dono da mesma poderia enviar de volta para ele, pois sem praça de reuniões -> sem comandos sobre as tropas.

Outra dúvida muito comum: Quanto tempo demora para reconstruir a praça de reunião?
Depende do nível do seu Ed. Principal.


Eu fiz uma tabela que contém o nível do Ed. Principal e o tempo que demora para construir a praça.

tempopraaianke.png
Tabela baseada em mundos para vel1.


  • Atacando a Fazenda
Dúvida muito frequente: O que acontece quando uma fazenda é destruida? As tropas somem e voltam depois ou o que?
Quando uma fazenda é danificada para um nivel que as tropas fiquem superior, simplesmente não irá sumir nada. Suas tropas ficarão normais e vc poderá elas para atacar e apoiar a vontade. As tropas que foram recrutadas e edificações que foram solicitadas irão continuar suas produções. A única que o jogador estará impossibilitado de fazer é recrutar novas tropas/edificos (que ocupam população) até que o npível da fazenda suba novamente até o necessário.
 
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DeletedUser55857

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Ótimo tutorial Ianke, na primeira vez que eu vi já estava bom, mas tu incrementou ele e ficou nota 10.

O mais curioso que de manhã eu estava justamente fazendo testes de como derrotar o combo de Aletheia da melhor forma, e achei a combinação que está no tutorial acima. Algumas horas depois eu estava conversando com o Ianke e ele me disse que estava fazendo um tutorial de catapultas, então reparti a informação com ele.

Agora vamos ver se pelo menos acaba a lenda que se destruir a praça as tropas em curso voltam, pois isso não acontece (apenas não da pra dar novos comandos)
 

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UOW velho very nice esse tutorial,parabens ae =)

deve ter dado um trabalhao =/

soh que arruma ae a parte da situação pq tah escrito errado =(
 

Ianke

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Ótimo tutorial Ianke, na primeira vez que eu vi já estava bom, mas tu incrementou ele e ficou nota 10.

O mais curioso que de manhã eu estava justamente fazendo testes de como derrotar o combo de Aletheia da melhor forma, e achei a combinação que está no tutorial acima. Algumas horas depois eu estava conversando com o Ianke e ele me disse que estava fazendo um tutorial de catapultas, então reparti a informação com ele.

Agora vamos ver se pelo menos acaba a lenda que se destruir a praça as tropas em curso voltam, pois isso não acontece (apenas não da pra dar novos comandos)

Vlw Dom, créditos a vc pela info de como destruir um full de catas ;)


UOW velho very nice esse tutorial,parabens ae =)

deve ter dado um trabalhao =/

soh que arruma ae a parte da situação pq tah escrito errado =(

Se notar o horario do primeiro e ultimo post do tuto, verá quanto tempo eu demorei pra fazê-l :d

Foram +/- 5~6h na frente do PC direto pra esse tuto ^^

Qanto ao erro, vlw ^^ Já arrumei
 

DeletedUser

Guest
Se notar o horario do primeiro e ultimo post do tuto, verá quanto tempo eu demorei pra fazê-l :d

Foram +/- 5~6h na frente do PC direto pra esse tuto ^^

Qanto ao erro, vlw ^^ Já arrumei

:eek::eek:

vc tem paciencia hein OIOEEWOWEOIWE

very nice msm o tutorial,tah de parabens manolo! :rolleyes:
 

Reiner

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Excelente Tutorial. Deixou o meu no chinelo ehehehhe.

Prazer em ver vc aqui de novo ianke. um abraço,
 

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A velocidade da catapulta pode variar de acordo com a velocidade do mundo*

Me dá um exemplo de um mundo regular onde a velocidade da catapulta não seja 30min/campo

A vel. do mundo não influencia em nada a velocidade das unidades, visto que há uma proporcionalidade entre estes.

Alem disso há aí um ou outro ponto do qual discordo (por exemplo, para uma defesa só com catas + fogueira o ideial é mandar fulls de CL + 280 arietes).

De resto, está um tutorial muito bem elaborado, parabens.
 

Ianke

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Me dá um exemplo de um mundo regular onde a velocidade da catapulta não seja 30min/campo

A vel. do mundo não influencia em nada a velocidade das unidades, visto que há uma proporcionalidade entre estes.

Em um mundo com vel.2, será logicamente menos...porém tbm tem que ser ver a vel. das tropas (somente se for 0.5 será 30min/campo).

Vou arrumar para não deixar dúvidas, obrigado sirManteigas ;)

Excelente Tutorial. Deixou o meu no chinelo ehehehhe.

Prazer em ver vc aqui de novo ianke. um abraço,

auhahuaua ^^-

Abrass Reiner...
 
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Tutorial está muito bem explicado e tem tudo que precisa de saber sobre catapultas !

Está de Parabéns ;]
 

DeletedUser

Guest
Em um mundo com vel.2, será logicamente menos...porém tbm tem que ser ver a vel. das tropas (somente se for 0.5 será 30min/campo).

Vou arrumar para não deixar dúvidas, obrigado sirManteigas ;)



auhahuaua ^^-

Abrass Reiner...

A velocidade das unidades não muda de mundo para mundo, pois sempre que a velocidade do mundo aumenta ou diminui, a velocidade das tropas tambem aumenta e diminui de modo a dar 1. No br3 a vel. do mundo é 2, a catapulta anda 30min/campo. No br1 a vel. do mundo é 1, a catapulta anda 30min/campo. Porque a velocidade das tropas varia sempre de modo a mesmo sendo o mundo mais rapido ou mais lento, as unidades não serem mais rapidas.
 

Ianke

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A velocidade das unidades não muda de mundo para mundo, pois sempre que a velocidade do mundo aumenta ou diminui, a velocidade das tropas tambem aumenta e diminui de modo a dar 1. No br3 a vel. do mundo é 2, a catapulta anda 30min/campo. No br1 a vel. do mundo é 1, a catapulta anda 30min/campo. Porque a velocidade das tropas varia sempre de modo a mesmo sendo o mundo mais rapido ou mais lento, as unidades não serem mais rapidas.

Claro que existem mundos que as tropas são mais rápidas ^^

M29 é um exemplo disso: vel.2 veltropas.0,6667

Tabela: http://br29.tribalwars.com.br/help2.php?article=units
 

DeletedUser35148

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Bem sobre o tutorial ianke parabéns , mas ainda não sabes todas as vantagens e possibilidades das catapultas , nada contra e ainda bem que não está aqui se não todo o mundo utilizava , quanto aos tutoriais propriamente ditos , só aparecem quando se espalha a mensagem , ou seja grande parte já sabe , existem truques , estratégias que não aparecem em tutoriais nem aqui nem em nenhum servidor , pelo menos que tenha conhecimento. Acho que começa sempre assim , alguns jogadores descobrem coisas novas , durante meses ou anos anda de boca em boca , às vezes de servidor em servidor , e só quando se começa a espalhar é que grande parte dos jogadores fica a saber , e só mais tarde aparecem os tutorias.

No entanto para os novatos é uma grande ajuda.

E pode-se tirar ideias dos teus tutorias , e ainda bem que fizeste o outro tutorial a corrigir alguns antigos
 

pedroluiz28

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Deve ser o unico do servidor. Desconhecia que havia mundos normais em que as tropas eram mais rapidas. Mesmo no servidor NET nunca tinha visto isso.

manteigas... tem muuitos mundos que a velocidade das tropas sao diferentes, muitos mesmo, é ate dificil achar um com a mesma velocidade que outro :)
 

DeletedUser

Guest
manteigas... tem muuitos mundos que a velocidade das tropas sao diferentes, muitos mesmo, é ate dificil achar um com a mesma velocidade que outro :)

Ele não falou da configuração "velocidade das tropas", mas sim da verdadeira velocidade das tropas in-game que é dado por "velocidade das tropas (configuração)" x "velocidade do mundo"
 
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