@sandora
Todas suas perguntas podem ser respondidas nesta parte (final do tutorial, e parte mais importante):
dominaria disse:
Também é importante ressaltar que de modo algum deve usar este tutorial ao pé da letra. Ele é apenas uma referência, para a partir dele criar suas próprias variações, personalizando ao seu próprio jeito de jogar.
Mas assim mesmo vou fazer algumas observações
1º A que cavalaria se refere? Se está falando de cavalaria pesada, ela está sim citada junto com tropas de infantaria. Seja na formação da Defesa 3, ou nas dicas de modificações da Defesa 1 e 2.
2º no tutorial está a sugestão de 1 a 5...
dominaria disse:
Oficina: recomendado entre 1 e 5
O porque de optar o nível 5 para os cálculos posteriores, simplesmente por ser um nível mais costumeiro em que o pessoal costuma deixar a oficina. Independente de qual nível fosse, de nada isso influenciaria no tempo de recrutamento final dos fulls.
Outra coisa importante a lembrar, é que Oficina gasta uma população extremamente baixa comparada aos outros edifícios (mercado que o diga). Mantendo uma oficina no 5, vc vai gastar apenas 8 habitantes a mais do que oficina no 1 (o q não faz diferença alguma em termos práticos). Mas o 5º nível lhe oferecia no caso +26 pts, e 13% de velocidade para recuperar os arietes gastos em ataques fakes diários. Então vai de cada um a escolha de qual nível usar.
3º Não jogo em mundos com aldeias-bônus, mas o assunto é simples.
No comecinho do jogo (até umas 20 e poucas aldeias), é vantagem especializar esse tipo de aldeia de acordo com o seu tipo bônus. E é somente seguir a lógica, bonus de quartel seria uma DEFF com tropas a pé, bônus de cavalaria uma de suporte, de fazenda seria uma boa para o combo de catapultas de aletheia... enfim, não tem segredo. Mas uma coisa q se ressaltar, é que nesta fase inicial essas bônus vão estar tudo com baixa pontuação, e conquistá-las apenas para usufruir do bônus para mim não compensa (Bob o Paa-piii fez isso no brclassic e não deu muito certo...risinho))
E da metade pra frente do jogo, é sempre preferível especializar suas aldeias de acordo com a localização geográfica no mapa.
4º Tudo a gosto do freguês
. Eu prefiro fulls de 6k bárbaros, 3250 leves, 300 arietes (rapidez no gatilho
), e os seus cálculos para este caso já não iriam valer. Cada caso é um caso.
O que é importante a se analisar em cada caso, é a proporção de fazenda ganha e pontos perdidos com a diminuição de edifícios. Só um exemplo rápido:
Estábulo 19 vs estábulo 20: diminuindo 1 nível do máximo para o estábulo, se ganha 22 de pop, e se perde 107 em pontos (1% da pontuação total aproximada). A razão de beneficio fazenda/pontuação do último nível do estábulo é 5 aproximado, enquanto o mesmo cálculo para o mercado por exemplo é razão 1 no último nível.
Deixaria no 20 por causa disso. Além de se ganhar o benefício de melhor capacidade de adaptação tendo quartel/estábulo no máximo. Digamos que meus exploradores descobrem q o inimigo da vez tem um grande índice de arqueiros na sua defesa (resultando em DEFFs com baixo valor de defesa arqueiros). Eu poderia fazer uma adaptação nas minhas tropas suicidando 500 leves para recrutar 400 arqueiros a cavalos, e um estábulo no nível máximo seria de grande serventia...
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Lembrando, isso tudo é só opinião... Cada um tem sua própria visão de jogo, e isso que é o bacana, se todos jogarmos da mesma forma não teria graça.
P.S: só não pode é fazer igual o Ianke e usar aldeias mistas