Tribal Wars: Um Jogo de Guerra?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
346
Lançado em meados de 2003, o jogo de browser veio com a proposta de tomar o posto de maior RTS (Estratégia em tempo real) online da época. A internet ainda estava se propagando pelo mundo, no Brasil poucas famílias tinham acesso a rede – que na época estava começando a caminhar para fora da tão famosa “Internet Discada”. Muitos dos grandes sites que conhecemos hoje tomaram forma naquela época, assim como diversos memes usados até hoje.

Os gráficos do Tribal Wars daquela época são brutalmente distintos dos que muitos estão habituados hoje, porém a diversão era absoluta. O número de jogadores foi só aumentando conforme os anos, assim como o número de servidores em cada país.

Hoje, Tribal Wars continua sendo muito jogado em todo o mundo, mas o que será que mudou? Muitos comentam que o jogo era mais “agressivo” antes e que com o passar do tempo as funções e modificações no jogo tornaram os players mais passivos. Houve uma evolução ou uma involução dos jogadores?

Esse será o tema central deste tutorial. O objetivo é mostrar as mudanças que aconteceram na forma de se jogar e de se liderar, mostrar meios e modos de como se portar hoje, abrindo espaço para os próprios jogadores criarem suas estratégias por meio do que será mostrado. Irei apresentar o meu ponto de vista e de alguns outros jogadores sobre diversos temas, abordando como eram as coisas antes e como são agora, mostrando que podemos unir o passado com o presente.

 
Última edição:

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
346
As mudanças no novo começo

As mudanças no novo começo

Durante todos esses anos muita coisa mudou no jogo. Ferramentas foram criadas, conhecimentos foram difundidos. O jogo sofreu uma espécie de balanceamento dos jogadores: as ferramentas e novas funções facilitaram e padronizaram as coisas. Poucos players conhecem a necessidade de inovação e geralmente são esses que mais se destacam.

Para falar um pouco sobre as mudanças do jogo e dos jogadores ao longo dos anos teremos a presença do Brunno de Freitas Martins, mais conhecido na comunidade como Brunnao. Um jogador que tem sido sinônimo de exemplaridade dentro e fora do Tribal Wars. Inovador, com uma ampla visão de jogo e intensidade na evolução e agressividade, Brunnao é um exemplo vivo de jogador que passou pela transição do antigo para o atual Tribal.

As novas funções

“Quando iniciei no jogo, mal sabia da importância que farmar tinha para o jogo, na verdade comecei a farmar já no meu primeiro mundo, o BR7, mas era uma ou outra vez que mandava qualquer tipo de tropa, quando sentia a falta de algum recurso, então era uma ação muito rara. Hoje em dia, no próprio tutorial você ganha 1 semana de assistente de saque grátis e o jogo ainda te ensina o básico para utilizá-lo, uma facilidade que no começo não existia”, conta Brunno.
O assistente de saque é uma das ferramentas essenciais hoje em dia. Pilhar ou Farmar se tornou a chave mestra para uma evolução bem feita. A primeira guerra do mundo não é travada com bárbaros, catapultas ou nobres, mas sim na disputa de recursos.

A matemática é básica e simples: se um jogador consegue pilhar os recursos das aldeias próximas a ele antes dos demais jogadores, ele está na vantagem.

Mas atacar e pegar um bom farm não é algo simples, se você quer se dar bem. Muita coisa deve ser levada em consideração:


  1. ANALISAR O MAPA – muitos jogadores simplesmente procuram um bom local, onde existam várias aldeias bárbaras, para se iniciar o jogo achando que isso será a parte mais difícil e infelizmente esquecem-se de olhar mais a fundo sua região “de ouro”. Ficar de olho em potenciais jogadores pode fazer com que você não perca aqueles preciosos recursos, sua região pode estar lotada de jogadores que sabem farmar e se desenvolver.
  2. TER UMA ROTA ALTERNATIVA – um Plano B é algo que deve estar nos planos. Se sua localização tiver jogadores que compreendem um bom potencial de farm, talvez uma ótima saída seja investir em Minas ao invés de rushar Estábulo.
  3. ATAQUES FREQUENTES – você deve manter uma freqüência no seu farm. Minutos sem atacar pode significar um leve escorregão em comparação aos demais.
  4. SPIKE – um termo bastante difundido nos servidores exteriores é a técnica de se apoiar aldeias para bloquear o farm dos jogadores próximos de você. Um Spike bem feito pode salvar ainda mais seu farm, porém ao mesmo tempo pode te atrasar. Tenha cuidado na hora de realizar ele e, principalmente, tenha cuidado com aldeias que estejam “spikadas”, fique atento ao OD dos jogadores da sua região.
  5. QUANTIDADE DE TROPAS - uma das principais coisas é ficar de olho nas tropas que devem ser enviadas. No começo podemos farmar com pouquíssimas tropas(2x2,3x3). É o suficiente para balancear recursos pegos por ataques e amenizar o dano caso nada seja saqueado. Você terá mais tropas livres, consequentemente mais ataques direcionados para outros locais. Porém, tome cuidado: aldeias bárbaras evoluem e você pode perder todas as tropas com apenas um nível de muralha;fique atento na pontuação – na maioria dos casos, aldeias de até 100 pontos não possuem muralhas.

Gerente de conta, Conta Premium e Funções Premium serão alvos de discussão e dicas em um futuro próximo.

Para o Brunnao, “o jogo acompanha a nossa vida, sempre procuramos por praticidade, comodidade, e isso não é diferente no tribal, essas novas funções vieram para nos trazer isso, é muito mais fácil jogar hoje.”
 
Última edição:

DeletedUser79170

Guest
só comentei por que acredito que isso está mais para uma discussão que para TUTORIAL.

Apesar de hoje em dia os jogadores tentarem fazer de tudo pra fechar o mundo com rapidez, incluindo diversas diplomacias e recrutamentos, o jogo continua sendo um jogo de guerra.
Considero falta de caráter, por assim dizer, jogadores que são tão fracos que entram para a tribo inimiga ao tomar meia dúzia de ataques, e como o cara pode ser um dos tops a inimiga já convida pra não precisar ter o trabalho de ter tantas aldeias e os jogadores vão para não precisar defenderem e só noblarem com facilidade, acho nojenta essa atitude, coisa de rato e FRACO.


Sobre os comentários do brunnao, ele simplesmente falou de começo de mundo e farmar, isso aí é importante mas nem tanto.
Acredito que consistência é mais importante do que ser 20x saqueador do dia no começo de mundo, quem tem mais aldeias, mais tropas, e consequentemente vai farmar mais que leva a vantagem, é isso que vale, mais aldeias, já que produzem mais tropas.
Que adianta o cara que fica la farmando, tem 300 nobres mas não tem tropas pra limpar outras aldeias? Um cara desses vai caçar monte de inativo pra noblar e gastar os nobres, já que os jogadores ao seu redor n vai ter tropas para tal.
É muito mais importante o cara sempre manter um nível médio, de farm por assim dizer, mas nunca parar de farmar, do que o cara que joga 20 horas por dia nas primeiras semanas e depois vai perdendo o ritmo, tá certo que pra nem todos esse é o objetivo, fechar o mundo, mas pra quem realmente gosta, vai uma dica, não se desgaste em 1 mês de jogo.
 

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
346
Estratégia x Tempo x Ataque - Mudanças de ontem para hoje

Estratégia x Tempo x Ataque - Mudanças de ontem para hoje

A qualidade estratégica e ofensiva é, talvez, o ponto que mais difere jogadores e tribos. Mas isso significa realmente que um jogador é melhor que o outro? Basicamente sim. Um bom jogador, no fim das contas, não é aquele que tem um sprint fantástico e massacra seus inimigos no começo do mundo e também não é o que vive se escondendo esperando o melhor momento para tal ato ou que pensa várias vezes sobre tal ato e só ataca quando realmente necessário.

Existe uma espécie de balança para ser um jogador completo, distinto. Nos mundos mais antigos os rumos eram ditados por tropas, muitas vezes a única estratégia em jogo era a de coordenar alguns ataques. Isso fazia com que todos os jogadores fossem muito ofensivos e muito defensivos. Grandes nomes na arte de se atacar e defender são dos “primórdios” do servidor.

Mas o que aconteceu? Os jogadores de hoje não são militarmente tão bem preparados?

O Tempo

Talvez um dos principais pontos que deixaram o jogo mais estratégico foi o fator tempo. A paciência para se manter em um mundo está próxima ao limite. Mas isso é por conta da velocidade deles? Não. Sempre existiram mundos lentos, alguns mais do que os outros. O problema é que as coisas mudaram, o mundo real mudou. Hoje não entramos mais na Web só para jogar Tribal Wars.

Um jogador, para se dar bem, para ir adiante às primeiras fases do mundo, não precisa dedicar todo o seu tempo para o jogo. No início, uma atenção especial é importante para não ficar para trás e acabar sofrendo ataques antes de estar preparado. Manter o ritmo é difícil com o passar do tempo e ai entra a questão estratégica.

Saber para onde começar as noblagens, onde se posicionar e a hora de atacar são coisas fundamentais para jogadores com pouco tempo. Procure sempre eliminar Jogadores Problemas cedo, quanto mais tempo eles estiverem no jogo, mais complicado será removê-los.

Para o Brunnao, esse é o ponto que difere os jogadores antigos dos novos: a estratégia. “Acredito que estrategicamente falando os players de hoje são mais avançados que os antigos”.

Dicas:
  • Tempo não significa derrota. Hoje existem ferramentas que facilitam a vida dos jogadores e poupam horas de trabalho dentro do jogo. Trabalhe bem o seu tempo.
  • Estratégia se tornou literalmente a alma do negócio. Uma das principais estratégias de todos os tempos é a surpresa. Surpreenda, imponha seu jogo aos seus adversários: se você quer farmar, limite os jogadores próximos dos recursos. Se quer expandir, enfraqueça os adversários com ataques constantes.
  • Trabalhe em equipe, esse é o espírito do jogo. Motive sua tribo para conquistar objetivos.
  • Procure aprender e aperfeiçoar técnicas de ataque e defesa: snip, backtime, fubar, etc, etc. Apesar de serem técnicas já difundidas, você pode adaptá-las para o seu estilo.

As duas publicações tratam de uma maneira geral o assunto. Mostrando visões e acontecimentos corriqueiros. Informações estão sendo mostradas de uma forma diferente, não tão compacta quando o habitual. Por se tratar de um assunto que está sempre em debate, escolhi por essa forma de abordagem, de uma espécie de discussão. Os próximos tópicos serão mais focados e especialmente sobre o determinado assunto. Não pretendo criar um manual de jogador, o objetivo é mostrar meios e fazer com que o próprio leitor crie suas estratégias, estimular os jogadores a buscarem meios alternativos para o que é apresentado hoje. Não será apresentado nenhum passo a passo neste tópico.

Opinião:

"Os novos mundos perderam muita qualidade ao comparar com os antigos, culpa de todos nós e de nossas atitudes, mas não adianta ficar só reclamando, nós fazemos o mundo, nós somos os responsáveis para o mundo ser bom ou ruim, o 63 é um exemplo que ainda é possível existir boas tribos, com bons líderes e mundo bastante animado e disputado. Precisamos de líderes que proíbam que jogadores façam fusão de contas, um jogador parou, deve achar outro para o seu lugar, ou doar as aldeias para a tribo e seu fortalecimento, os jogadores devem mudar seu comportamento, por bem ou por mal, ver que antes de sua vontade, o que for melhor para a tribo deve ser buscado, só valorizando as tribos e não os jogadores vamos ter o TW de antigamente de novo". - Brunnao, sobre Como o Jogo Está Hoje?
 

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
346
Sobre os comentários do brunnao, ele simplesmente falou de começo de mundo e farmar, isso aí é importante mas nem tanto.
Acredito que consistência é mais importante do que ser 20x saqueador do dia no começo de mundo, quem tem mais aldeias, mais tropas, e consequentemente vai farmar mais que leva a vantagem, é isso que vale, mais aldeias, já que produzem mais tropas.
Que adianta o cara que fica la farmando, tem 300 nobres mas não tem tropas pra limpar outras aldeias? Um cara desses vai caçar monte de inativo pra noblar e gastar os nobres, já que os jogadores ao seu redor n vai ter tropas para tal.
É muito mais importante o cara sempre manter um nível médio, de farm por assim dizer, mas nunca parar de farmar, do que o cara que joga 20 horas por dia nas primeiras semanas e depois vai perdendo o ritmo, tá certo que pra nem todos esse é o objetivo, fechar o mundo, mas pra quem realmente gosta, vai uma dica, não se desgaste em 1 mês de jogo.

Concordo contigo. O Brunno participou com algumas perguntas que mandei pra ele, sobre os jogadores de hoje x os jogadores de ontem, as mudanças no modo de jogar, no jogo, etc, etc.

Como disse, as duas primeiras publicações são mais visões. As próximas começarei a abordar temas mais fixos como "liderança", "evolução e situações distintas", "recrutamento", "estudando os jogadores", etc, etc.
 

DeletedUser25389

Guest
Agradecido pelos elogios, Lea.

Sobre os comentários do brunnao, ele simplesmente falou de começo de mundo e farmar, isso aí é importante mas nem tanto.
Acredito que consistência é mais importante do que ser 20x saqueador do dia no começo de mundo, quem tem mais aldeias, mais tropas, e consequentemente vai farmar mais que leva a vantagem, é isso que vale, mais aldeias, já que produzem mais tropas.
Que adianta o cara que fica la farmando, tem 300 nobres mas não tem tropas pra limpar outras aldeias? Um cara desses vai caçar monte de inativo pra noblar e gastar os nobres, já que os jogadores ao seu redor n vai ter tropas para tal.
É muito mais importante o cara sempre manter um nível médio, de farm por assim dizer, mas nunca parar de farmar, do que o cara que joga 20 horas por dia nas primeiras semanas e depois vai perdendo o ritmo, tá certo que pra nem todos esse é o objetivo, fechar o mundo, mas pra quem realmente gosta, vai uma dica, não se desgaste em 1 mês de jogo.

Como o leandruz explicou, eu respondi perguntas e ele de forma genial colocou alguns de meus comentários nos textos, talvez pareça que falei só de começo do mundo, mas falei também da vantagem que o gerente de contas tem para fases mais avançadas do game, na parte que falo que o game acompanha a vida...
De resto, concordo com seus comentários, se desgastar muito com a fase inicial do jogo praticamente te garante pouco tempo de mundo. O começo é muito incerto, muito dinâmico, cheio de altos e baixos, se você não estiver preparado para alguns fracassos que vão ocorrer, se estiver focado somente na busca pelo top, a sua permanência no mundo se limitará ao primeiro grande revés.
Para exemplificar no mundo 58 entrei para jogar com minha querida PUNKS, tive um começo muito bom, mas logo após minha primeira noblagem deixei acc em mdf e deixaram que limpassem a aldeia toda e matasse meus nobres, deixaram lealdade da minha aldeia principal no 4, foi quando chegou a fogueira e catas da tribo. Vendo o esforço da tribo de me manter no mundo, msm com uma acc arrebentada, me mantive, tive que praticamente começar do 0, já que minhas duas aldeias estavam limpas, mas joguei até a PUNKS sair do mundo, depois disso desanimei e fui levando com a barriga, msm assim levei a acc até quase 150 aldeias. Quando colocamos objetivos diferentes do q simplesmente ser top1, o jogo se torna mais agradável e duradouro, talvez chegando a se comparar com a época que inicíamos no game, época que a maioria dos jogadores gostam de recordar e elogiar...
 

Baça 2010

Membro Notável
Pontuação de reações
4
Estou curtindo haha

Concordo com o acreano, hoje em dia jogador ta nem ai se esta numa tribo e vai para outra.. Não sabe honrar a tribo que está.. Se deixa levar por pouca coisa.
 

DeletedUser

Guest
Hoje o jogo está mais indivudualista do que antes, o que é uma pena pois o nome do jogo é TRIBAL Wars, tribos cara, coletivo!!! Não entendo como conseguem, jogar sem tribo pra mim é chato demais hahahah
 

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
346
Os primeiros dias como um jogador

Os primeiros dias como um jogador

O início de um mundo é sempre conturbado: muitas aldeias próximas, jogadores disputando ponto por ponto, entre vários outros. Antigamente tínhamos uma superlotação somente no K55, o conhecido K central. Entretanto, a disputa se expandiu para os outros 3 centrais.
Um dos problemas que se viu com o passar dos mundos foi o desaparecimento de aldeias bárbaras do sistema. Talvez alguns não saibam, mas o sistema do jogo é programado para adicionar aldeias bárbaras e bônus conforme o número de jogadores que entram no mundo. Por exemplo: a cada conta que entra, nasce 2 bárbaras no mundo. Isso não significa que é exatamente este número.

Com isso a demanda por farm é escassa nos primeiros dias nos continentes centrais. Desmembraremos este tópico em duas etapas: o início no continente central e o início na periferia.

O Central

Sobreviver aos primeiros meses no continente central pode parecer algo simples para jogadores mais experientes. Porém, como todo início de jogo, você deve ficar atento a vários fatores e criar seu próprio desenvolvimento. Fugir do padrão “rushar CL” é essencial para se dar bem em um continente lotado. Você pode não só tentar buscar as primeiras posições, como também apenas se manter em uma média favorável de desenvolvimento.
Antes de começar a construir, verifique o mapa. Analise se existe espaço para a entrada de mais jogadores/aldeias bárbaras próximo a você. A partir disto você terá uma base do que será favorável nos primeiros dias:


  • Quantidade razoável ou boa de aldeias bárbaras próximas a sua aldeia > fazer tropas para farm, poupar um pouco das minas.
  • Baixa quantidade ou nenhuma aldeia bárbara próxima a sua aldeia > focar em minas.

Entretanto esse é um padrão para noção e seguir ele totalmente a risca. Você pode, por exemplo, ter um péssimo saque depois do primeiro dia e acabar ficando no prejuízo. Porém, mudar de estratégia não é algo ruim ou que irá te prejudicar. A qualquer momento você pode abandonar o rush de estábulo+CL e partir para Minas.

Se você optar por rushar CL, saiba que isso requer um bom tempo ativo no jogo. Ter tropas paradas significa prejuízo para você, portanto esta técnica só compensa se você realmente tiver tempo. Para os que jogam poucas horas, as Minas é a melhor saída para não ficar atrás de todos os outros.

Ter tropas é fundamental ao fim da proteção de iniciante, pelo menos para você se defender – lembre-se, às vezes a melhor defesa pode ser o ataque.

Eliminar “concorrentes” o quanto antes é importante. Caso consiga focar na eliminação de alguns jogadores do seu 15x15 nas primeiras semanas, você terá dado um passo significante para o seu crescimento. Some esses jogadores limpos com as aldeias bárbaras próximas e você terá um farm ótimo ou até melhor do que isso. Muitos jogadores não atacam outros jogadores nas primeiras semanas, então a competição por farm em aldeias de players poderá ser bem baixa, dependendo da sua localização.

Resumidamente, para se dar bem nos continentes centrais a melhor técnica é ficar atento. Prestar atenção no desenvolvimento de jogadores próximos, em surgimento de novas aldeias bárbaras, saber medir se é vantajoso pegar alguns níveis de Minas antes de correr atrás do estábulo, são coisas essenciais em um início de mundo em locais conturbados.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Topo