Sistema de coleta

  • Iniciar tópico DeletedUser108812
  • Data de início

DeletedUser108812

Guest
Bom, foi um "tutorial" que fiz que pode ser útil para alguns, mas já deixo o aviso que não tive como objetivo fazer o ultimate blaster ultra tutorial, e sim dar uma ajudada na galera da tribo. Podemos concluir, então, que provavelmente diversos erros/falhas podem existir, lol. Mas apesar disso vou colocar aqui, é válido até alguém passar aqui e fazer algo mais completo.

Era pra ficar só lá, mas com o transito de pessoas entre tribos e a galera copiando e colando em outras tribos, não tem mais motivo pra não colocar aqui. Só copiei e colei, ai vái:

"E ai tribo, tudo suave? Vou soltar aqui um breve "tutorial" de tudo que constatei sobre a coleta (sistema de coleta, coletando) até agora. E claro, o objetivo é dar um auxilio aos brothers de tribo, principalmente os que tem menor disponibilidade de barbaras e jogadores fracos para farmar.

Inicio/conceitos: o que é o "Coletando"? Segundo as palavras do próprio jogo: "Coletando: Envie suas tropas para coletar os recursos que cercam sua aldeia. As unidades retornarão quando juntarem recursos suficientes - mas tenha em mente, uma vez que você mande as tropas para longe, não poderá chamar de volta".

Ou seja, você envia tropas, em um comando que não pode ser cancelado após iniciado, para coletar recursos que cercam a sua aldeia (dai já se tira, por exemplo, que para tempos de risco melhor não enviar coleta de longa duração, mas continuemos). O tempo demonstrado no envio corresponde a todo o processo de coleta, quando zerada a contagem as tropas aparecem automaticamente de volta em sua aldeia.

Existem 4 tipos de coleta, sendo elas: Pequena Coleta, Média Coleta, Grande Coleta e Extrema coleta. Cada uma delas deve ser destravada em sequência, não podendo ser destravada sem que sua anterior tenha sido destravada antes.

Custos para destravar coletas:
Pequena Coleta = 25 Madeira, 30 Argila, 25 Ferro. Tempo - 30 segundos
Média Coleta = 250 Madeira, 300 Argila, 250 Ferro. Tempo - 1 hora
Grande Coleta = 1.000 Madeira, 1.200 Argila, 1.000 Ferro. Tempo - 3 horas
Extrema Coleta = 10.000 Madeira, 12.000 Argila, 10.000 Ferro. Tempo - 6 horas

Soltando dados:

Primeiro vou soltar uns dados básicos aqui, com base em uma coleta que seria feita com 100 lanceiros. Cada lanceiro possui 25 de capacidade de carga, logo uma coleta com 100 lanceiros possui 2.500 de capacidade de carga. Aos numeros:

Pequena Coleta:
Recursos coletados e tempo: Madeira 83, Argila 83, Ferro 84. Tempo gasto - 0:33:30. Total coletado: 250, porcentagem de recursos coletados sobre capacidade total de carga = 250/2500 = 1/10 ou 10%. Recurso coletado por minuto: 250/33,5 = 7,46 recurso por minuto.

Média Coleta:
Recursos coletados e tempo: Madeira 208, Argila 208, Ferro 209. Tempo gasto - 0:50:11. Total coletado: 625, porcentagem de recursos coletados sobre capacidade total de carga = 625/2500 = 1/4 ou 25%. Recurso coletado por minuto: 625/50,1 = 12,475 recursos por minuto.

Grande Coleta:
Recursos coletados e tempo: Madeira 417, Argila 417, Ferro 416. Tempo gasto - 1:15:53. Total coletado: 1250, porcentagem de recursos coletados sobre capacidade total de carga = 1250/2500 = 1/2 ou 50%. Recurso coletado por minuto = 1250/75,88 = 16,473 recursos por minuto.

Extrema Coleta:
Recursos coletados e tempo: Madeira 625, Argila 625, Ferro 625. Tempo gasto - 1:40:17. Total coletado: 1875, porcentagem de recursos coletados sobre capacidade total de carga = 1875/2500 = 75/100 ou 75%. Recurso coletado por minuto: 1875/100,25 = 18,7 recursos por minuto.

Análise/considerações iniciais: O que se pode constatar de bate pronto é que: a) quanto maior a proporção de recursos coletados, maior o tempo de viagem; b) quanto mais avançada a coleta, melhor o custo benefício em recursos por tempo de viagem, mais recursos por minuto, mesmo considerando a diferença de tempo gasto.

Sendo assim, a melhor opção seria sempre colocar todas as tropas na coleta mais avançada, certo? Errado!Significa apenas que, caso você queira colocar investir todas as suas tropas em apenas uma coleta, o maior custo beneficio de recursos obtidos por minuto será o da coleta mais avançada, apenas isso.

Avançando: por curiosidade, me perguntei: como se comporta o tempo de duração das coletas de acordo com o aumento gradual na quantidade de tropas e aumento da capacidade de transporte? Percebi, então, que esse aumento gradual por recurso não era idêntico para todas as coletas, e nem idêntico para a mesma coleta conforme mais unidades foram adicionadas.

Como sou um preguiçoso, não tive paciência para desenvolver uma equação de progressão das coletas por capacidade de saque e coisas do tipo, mas constatar esse fato foi o suficiente para que eu me perguntasse: devo necessariamente colocar todas as minhas tropas apenas na mais avançada? O que acontece se eu dividir minhas tropas entre coletas diferentes?

Experimentos e dados obtidos: como um chute matemático, já que não estou/estava disposto a morrer pela causa, parti do principio de que talvez a melhor proporção de tropas por coleta seria a que me permitisse terminar todas em um período de tempo semelhante.

E como simetria é um negócio lindo, dividindo as tropas entre coletas em proporção que proporcione termino com duração de tempo semelhante consegui um custo beneficio maior do que apenas colocando todas na coleta mais avançada. Seguindo para os dados que consegui com experimentos:

Primeiro, proporção necessária para durações iguais:

Para conseguir duração igual entre a Média Coleta e a Grande Coleta, precisamos de uma proporção de 2/1. Ou seja, para que essas duas coletas tenham duração igual, a Média Coleta precisa possuir o dobro da capacidade de saque da Grande Coleta. Ou seja, se você tiver 300 laceiros, envie 200 para a Média Coleta e 100 para a Grande Coleta.

Para conseguir duração igual entre a Grande Coleta e a Extrema Coleta, precisamos de uma proporção de 3/2. Ou seja, para que essas duas coletas tenham duração igual, a Grande Coleta precisa possuir 1.5 vezes a capacidade de saque da Extrema Coleta. Ou seja, se você possui 50 tropas, 30 vão para a Grande Coleta e 20 para a Extrema Coleta, ou se você tiver 250 tropas, 150 para a Grande Coleta e 100 para a Extrema Coleta.

Uma maneira mais facil de fazer a conta seria dividir o total do seu exercito em unidades fracionadas. Nessa, por exemplo, é conveniente transformar sua tropa em um "todo" de 5/5. Assim, 3/5 para a Grande e 2/5 para a Extrema. É só dividir por cinco e multiplicar o resultado pela proporção correspondente: 500 dividido por 5 = 100, vezes 3 = 300, necessário para a Grade Coleta.

Para conseguir duração igual entre a Média, Grande e Extrema Coleta, é apenas necessário usar os dados anteriores. Se são necessários 3 para 2 entre Grande e Extrema coleta, e o dobro do colocado na grande deve ser colocado para a Média coleta, ficamos assim: 6M/3G/2E. Dividimos, então, as tropas em um "todo" de 11/11. Se você possui 110 lanceiros, 60 vão para a Média, 30 para a Grande e 20 para a Extrema.

Dessa mesma conta, podemos deduzir que a proporção necessária para duração igual entre a Média Coleta e a Extrema Coleta, que é de 6 para a Média e 2 para a Extrema, ou 3 para a Média e 1 para a Extrema, proporção de 3M/1E.

Para conseguir duração igual entre a Pequena, Média, Grande e Extrema Coleta, usamos a proporção 15P/6M/3G/2E. Tornamos então o total da sua tropa em um inteiro de 26/26. Se temos 260 lanceiros, 150 vão para a pequena, 60 para a Média, 30 para a Grande e 20 para a Extrema.

Aí você pergunta: "ok, fica bonitinho, mas e o resultado?". E ai que vem a parte mais importante de toda essa enrolação desse tutorial. Calculemos,
então, se essas proporções são realmente úteis/melhores:


Recursos por minuto para coleta de mesma duração, Média Coleta + Grande Coleta: É a proporção de 2M/1G. Fazendo o calculo com 300 lanceiros, temos 200 enviados na Média e 100 na Grande, resultados: coleta de 1250 recursos na Média, e também 1250 recursos na Grande, total de 2500 recursos. Tempo gasto = 1:15:53. Recursos por minuto: 2500/75,88 = 32,94 recursos por minuto.

Utilizando os mesmo 300 lanceiros e enviando apenas na Grande Coleta, conseguiríamos 3.750 recursos em 2:49:24 de tempo. Calculando: 3750/169,5 = 22.123. Ou seja, 22,123 recursos por minuto.

Colocando todos apenas na Extrema Coleta, conseguiríamos 5.625 recursos em 3:54:58 de tempo. Calculando: 5.625/235 = 23.93. Ou seja, 23,93 recursos por minuto.

Aqui já se conclui que é mais benéfico dividir seus lanceiros nestas duas coletas do que enviar para apenas uma coleta, mas vejamos as outras.

Recursos por minuto para coleta de mesma duração, Grande Coleta + Extrema Coleta: É a proporção de 3G/2E. Usando 300 lanceiros para o ataque, temos 180 enviados para a Grande e 120 para a Extrema, resultados: 2.250 coletados na Grande e 2.250 coletados na Extrema, total de 4.500 recursos. Tempo gasto = 1:54:31. Recursos por minuto: 4.500/115 = 39.13. Ou seja, 39,13 recursos por minuto.

Conseguimos, então, um numero ainda melhor que o anterior, Grade Coleta + Extrema coleta tem melhor custo beneficio que Média coleta + Grande Coleta. Continuemos.

Recursos por minuto para coleta de mesma duração, Média coleta + Grande coleta + Extrema: é a proporção de 6M/3G/2E. Fui preguiçoso e não estabeleci um numero divisível por todas as minhas proporções (no caso agora 11, lol), então aqui vou utilizar 297 lanceiros no lugar de 300. Vão então 162 lanceiros para a Média, 81 para a Grande e 54 na Extrema, resultado: 1013 recursos coletados na Média, 1013 na Grande e 1013 na Extrema, total de 3039 recursos. Tempo gasto = 1:06:19. Recursos por minuto: 3039/66,30 = 45.83.

Ou seja, dividindo as tropas em diferentes coletas, aqui entre a Média, Grande e Extrema, de acordo com o necessário para tempos iguais de duração, chegamos a "absurdos" 45,83 recursos por minuto. E, por ultimo:

Recursos por minuto para coleta de mesma duração, Pequena coleta + Média coleta + Grande coleta + Extrema coleta: É a proporção de 15P/6M/3G/2E. Essa vai ser meio chato, sei nem como vou encaixar isso. Vou usar aqui 299 lanceiros, que transformaria a fração de 1/26 em 11,5, e torcer pra que os numeros não fiquem muito loucos.

Na Pequena coleta vão 172,5 lanceiros, 69 lanceiros na Média, 34,5 lanceiros na Grande e 23 na Extrema, resultado: 432 recursos coletados na Pequena, 432 recursos coletados na Média, 432 recursos coletados na Grande e 432 recursos coletados na Extrema, total de 1728 recursos. Tempo gasto = 41:45. Recursos por minuto: 1728/41,75 = 41.38. Ou seja, 41,38 recursos por minuto.

Conclusão: Por enquanto, minha conclusão é de que a formula para a coleta com maior custo beneficio é a divisão proporcional de tropas, que resulte em mesma duração entre as diferentes coletas, nas coletas Média, Grande e Extrema. Claro, posso ter errado em alguma conta pelo caminho, e se tiver errado avisem e corrijam para que eu não passe conhecimento errado aqui.

Tutorial feito por mim, meu primeiro aliás. O objetivo é ajudar a galera daqui, então não publiquem em outros fóruns por enquanto (não nesse inicio de mundo, lol).

Saudações, ShadesOfDominance"
 

DeletedUser108813

Guest
O que se pode constatar de bate pronto é que: a) quanto maior a proporção de recursos coletados, maior o tempo de viagem;"

Partindo desta premissa, isso quer dizer que se eu usar 100 cls ao invés de 100 lanceiros, a coleta levará mais tempo, haja vista que apesar das cls serem a tropa mais rápida, o sistema considera apenas que estas possuem uma capacidade de saque maior. Diante disso, a velocidade de deslocamento da tropa é irrelevante.

Isso tá certo?
 

DeletedUser108061

Guest
perfeito tutorial só falto um poucom mais de caprixo com um pouco de img demostrativa.
 

DeletedUser109721

Guest
Reparo que este bom Tutorial infelizmente tem tido poucos feedback. :confused:
Muito bom ShadesOfDominance. Obrigado pelo seu tempo precioso dado a nos para nos fazer melhores players.;)
 

DeletedUser72423

Guest
Boas informações e coleta de dados, irmão. Deve ter gasto um tempo grande para analisar tudo isso.. Acho que as proporções que vc deu, para um chute matemático estão bem funcionais. Para analisar à fundo mesmo, precisaria modelar esses dados e jogar num Sympy, por exemplo, para achar a melhor razão possível entre os tipos diferentes de coleta. Não deve ser muito complicado programar isso, quem sabe quando me sobrar um tempinho rs. A pergunta que fica é: farm clássico ou essa ferramente de coleta, o que vale mais a pena? Ou será que em determinada fase de desenvolvimento da sua aldeia um pode ser melhor, e num momento mais avançado a outra opção?

Quem tiver mais bagagem com essa ferramenta, fica a vontade para responder essas minhas perguntas também... Estou voltando depois de uns anos parados e na época era só farm building na raça kkkk tmj
 

DeletedUser92423

Guest
Saudações, ShadesOfDominance"

Muito bom, kk eu tava tentando fazer uns cálculos bem mais complicados para descobrir basicamente isso, não pensei em ver a relação retorno/tempo, para uma mesma capacidade de saque.. dessa forma a proporção não irá mudar, mesmo que a velocidade do mundo que você se baseou mude..
Notei que se eu colocar por exemplo 1000 lanceiros, a duração vai ser X, 2000 a duração não vai ser 2X e nem 2X- o tempo minimo.., mas sim menor que 2x e assim sucessivamente...

Só não concordo com a proporção que deve se destinar a cada uma.. fica até mais fácil assim, mas não é a mais rentável..

Depois do Br100 vou postar um combo de planilhas + a que irei fazer hj para a coleta :D:D
 

*Mazz*

Membro Notável
Pontuação de reações
247
Sempre fui burro em matemática e até agora não consegui entender esses cálculos. Me ajudem. Digamos que eu tenha 1000 cl e quero dividir os 1000 pelas 4 opções, da pequena à extrema. Todas coletando no mesmo tempo e com a mesma quantidade de recursos. Como faço esse cálculo? Já tentei de tudo e não consigo. :(

Recursos por minuto para coleta de mesma duração, Pequena coleta + Média coleta + Grande coleta + Extrema coleta: É a proporção de 15P/6M/3G/2E. Essa vai ser meio chato, sei nem como vou encaixar isso. Vou usar aqui 299 lanceiros, que transformaria a fração de 1/26 em 11,5, e torcer pra que os numeros não fiquem muito loucos.

Na Pequena coleta vão 172,5 lanceiros, 69 lanceiros na Média, 34,5 lanceiros na Grande e 23 na Extrema, resultado: 432 recursos coletados na Pequena, 432 recursos coletados na Média, 432 recursos coletados na Grande e 432 recursos coletados na Extrema, total de 1728 recursos. Tempo gasto = 41:45. Recursos por minuto: 1728/41,75 = 41.38. Ou seja, 41,38 recursos por minuto.

Acho que tenho de aprender essa parte

Caramba, quebrei a cabeça aqui mas aprendi. No meu caso pego 1000, divido por 26 e multiplico por 15 para a pequena. 1000/26x6 para a média, 1000/26x3 grande e 1000/26x2 extrema.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser106793

Guest
Sempre fui burro em matemática e até agora não consegui entender esses cálculos. Me ajudem. Digamos que eu tenha 1000 cl e quero dividir os 1000 pelas 4 opções, da pequena à extrema. Todas coletando no mesmo tempo e com a mesma quantidade de recursos. Como faço esse cálculo? Já tentei de tudo e não consigo. :(



Acho que tenho de aprender essa parte

Caramba, quebrei a cabeça aqui mas aprendi. No meu caso pego 1000, divido por 26 e multiplico por 15 para a pequena. 1000/26x6 para a média, 1000/26x3 grande e 1000/26x2 extrema.
É o seguinte vou fazer o cálculo com unidades defensivas mas é o mesmo para os CL's, só vai mudar a proporção:
MWp32VG.png


Ou seja na grande coleta você vai por 50% a mais do que na extrema coleta.
Na média coleta você irá por 2x(dobro) mais da grande coleta.
E na pequena coleta irá por 2,5x(duas vezes e meio) a mais do que na média coleta.

Traduzindo para CL:

Pequena coleta: 15 CL
Média coleta: 6 CL
Grande coleta: 3 CL
Extrema coleta: 2 CL

Cara pra saber quanto por em cada com 1000 CL o modo mais fácil é você usar uma calculadora e ir multiplicando até achar, sua sorte que o Excel facilita nossa vida, só usar essa planilha abaixo e editar o campo que vai querer calcular a sua coleta:

FIZ UMA PLANILHA, PODEM ACESSAR PELO GOOGLE PLANILHAS E SALVAR E FAZER SUAS CONTAS:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1CMAgUdPEtQxR8Z8JYN8eOK740pENI55I1gyxXuIYSFE/edit?usp=sharing


Abraços!
 

JholksMaster

Novo Membro
Pontuação de reações
1
Alguém sabe o tempo em função da capacidade de saque (para as 4 opções de coleta)?
Pois percebi que essa função não é linear. Diferente de recurso em função da capacidade de saque, o qual é uma função linear de inclinações diferentes para cada coleta.
 

Enigmahid

Novo Membro
Pontuação de reações
1
eu uso cls pra coletar e uso dentro dessa base de cálculos:

Extrema Coleta:50 Cls1k de cada recurso
Grande Coleta:75 Cls1k de cada recurso
Média Coleta:150 Cls1k de cada recurso
Pequena Coleta:375 Cls1k de cada recurso
O tempo médio é de pouco mais de 2 horas resultando e 4k de cada recurso usando as 4 coletas

Vou testar a planilha feita pelo amigo e repassar pro pessoal da minha tribo porque alguns ainda tem problemas pra calcular a coleta. Gostei da iniciativa!
 

Absolut Vodka

Membro Notável
Pontuação de reações
1.652
so nao entendi se é melhor usar CL ou Lanceiros
Lanceiros, melhor unidade pra coletar.
CLs pra farmar.

Colocar cls pra coletar é perda de recursos, sai mais barato fazer lanceiros, cada 1 Cl = 5 lanceiros.

Pra quem não tem tempo pra farmar, faz defesa e usa somente a coleta, fazer cls sem tempo pra farmar é um tiro no pé e com certeza atestado de convite pro casual.
 

nictwis

Novo Membro
Pontuação de reações
0
Lanceiros, melhor unidade pra coletar.
CLs pra farmar.

Colocar cls pra coletar é perda de recursos, sai mais barato fazer lanceiros, cada 1 Cl = 5 lanceiros.

Pra quem não tem tempo pra farmar, faz defesa e usa somente a coleta, fazer cls sem tempo pra farmar é um tiro no pé e com certeza atestado de convite pro casual.
entendi no 104 os farms vem zerados então tem que coletar... ai fiquei na duvida...

vlw ai por esclarecer...
 

*Mazz*

Membro Notável
Pontuação de reações
247
Lanceiros, melhor unidade pra coletar.
CLs pra farmar.

Colocar cls pra coletar é perda de recursos, sai mais barato fazer lanceiros, cada 1 Cl = 5 lanceiros.

Pra quem não tem tempo pra farmar, faz defesa e usa somente a coleta, fazer cls sem tempo pra farmar é um tiro no pé e com certeza atestado de convite pro casual.
O meu medo são os lanceiros estarem coletando, vir um ataque e eles não terem tempo de retornar para defender.
 

Bret the hitman hart

Membro Notável
Pontuação de reações
29
O meu medo são os lanceiros estarem coletando, vir um ataque e eles não terem tempo de retornar para defender.

Nesse caso, tenta jogar com o tempo, dividir lanceiros entre as 4 coletas diferentes, para que mais ou menos em uma hora ou hora e meia regressem etc
Ou então não usas tudo, ou se tiveres mais que uma aldeia tentas jogar com isso, coletar só com as aldeias mais protegidas, no meio da tua tribo etc
 

livepp1

Novo Membro
Pontuação de reações
1
Fiz uma planilha um pouco melhorada em relação ao que o amigo acima fez, pra quem quiser pode acessar o link e salvar como uma copia para alterar.
Pelo Google Sheets.
1625782435855.png
 
Topo