Discussão Pay to Win

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
325
Tribal Wars foi o terceiro jogo da Innogames que mais cresceu ano passado (em relação ao período anterior).

Porém, o grande carro-chefe da empresa é Forge of Empires e uma das principais apostas nos últimos anos é Elvenar.

Tribal Wars, The-West, Grepolis (os mais antigos) são os jogos de "portfólio" que a Inno tem hoje.

O interesse do público em jogos baseados em browser é ridiculamente baixo desde meados de 2014-2015. Basta jogar o termo no Google Trends para ter uma ideia:

1622043495128.png

*Usei o termo que a própria Inno utiliza pra denominar a "classe" de jogo do Tribal Wars nas três principais línguas (inglês, alemão e português).

Quando afunilarmos essa pesquisa para o próprio Tribal, é esse o cenário:

1622046215080.png

O pico acontece em 2008 e desde lá temos uma queda ano a ano... mas a partir de 2016 o interesse nunca passa de10 pontos no Trends.

Para quem não sabe o que é o "interesse" do Google Trends:

Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

Comentei ali em cima que estes jogos de browser são jogos de portfólio pois estão ali apenas pela vitrine, para mostrar para o mercado: já fizemos, tivemos sucesso com isso, então temos potencial em criar novos jogos RTS.

O que mantém estes jogos ainda ativos é a base de usuários fiéis (que vem caindo sim, mas ainda consegue trazer certa rentabilidade). A Inno, no momento, não está preocupada em conseguir novos jogadores para games como estes. Basta olhar para as estratégias de marketing da empresa:

- Tribal Wars, Grepolis e The-West não possuem nem tags de rastreamento de usuário das plataformas padrões de Publicidade Digital (Facebook e Google), muito menos um dia tiveram investimento de mídia nestes canais: Anúncios do Tribal Wars no Facebook, Anúncios do Grepolis no Facebook.
- Em comparação, a publicidade nos jogos como Forge of Empires e Elvenar estão a todo vapor nestes mesmos canais.
- Em 25 de fevereiro deste ano o Manager de RP da Inno soltou uma nota com o seguinte título: "InnoGames hits record-breaking revenue of EUR 220m in 2020", ou em bom português "Lucramos mais do que nunca" (ou 15% a mais que em 2019). Nesse texto, ele diz que para 2021 estratégias de Marketing serão mais agressivas visando trazer novos jogadores para os produtos e continuar aproveitando o momento de pandemia (sim, a pandemia foi benéfica para vários setores, como o de jogos e inclusive para a Inno).
- Forge of Empires foi responsável por 100 milhões de Euros dessa receita. .

E para fechar essa parte, uma frase do Relatório Anual referente a 2019 (que é divulgado em 2020) da MTG (a principal acionista da Inno):

InnoGames sales and adjusted EBITDA improved significantly compared to last year. This was driven by lower costs for user acquisitions and by the performance of Forge of Empires, which continued to grow, supported by improved in-game features. InnoGames' portfolio of classic games continued to record solid performances.

O que isso significa? Que Forge of Empires é a menina dos olhos da Inno desde 2018 e só vem crescendo e puxando os lucros da empresa para cima, enquanto jogos clássicos como The West e Tribal Wars conseguiram manter uma rentabilidade sólida ano-ano.

Trouxe tudo isso para dizer: Tribal Wars não vai mudar. Enquanto ainda houver uma certa rentabilidade, a Inno vai deixar uma equipe de trabalho reduzida para o jogo, trazendo 1 ou 2 coisas diferentes a cada ano (isso quando tem algo diferente pra trazer) e segue o baile. Começou a cair rentabilidade? Junta servidores (olha no tournament a questão do bônus noturno adaptável sendo testado).

ribal Wars não é um jogo simples para se adaptar para a nova realidade. É um game que, do modo que ele é hoje, exige tempo (coisa rara para as pessoas da década de 10-20 do século XXI) e a empresa não está disposta a abraçar a automatização de partes do jogo essenciais para o desenvolvimento do player, coisa que os bots hoje estão dispostos a fazer por você.

A Inno ainda entende que o Tribal deve ser jogado 100% manualmente: dedicando tempo para a parte estratégica (relacionamento, planejamento de op, etc) e operacional (farm principal, construção, gerenciamento da aldeia, etc).

Qual a saída pra melhorar tudo isso? Automatizar boa parte do operacional. Se não fosse necessário farmar ou coletar, por exemplo, vocês acham que existiriam os bots como a BIA ou UTW? Ou se a função de enviar saques fosse algo automático dentro do game. A questão do farm não é só quantidade de ataques, mas sim o modo como você faz isso e de quanto em quanto tempo faz. Um amigo antigo de jogo já dizia: "a galera que usa bot só deixa o negocio enviando 24/7 os ataques... eu sem bot farmo mais que eles pois sei quando enviar, a quantidade ideal e como aproveitar a função C. Imagina eu com bot e ajustando pra fazer o que hoje faço na mão...".

Já pensou se a Inno cria o próprio bot de farm, só que bem mais inteligente do que os que existem hoje? Pois é... poderia cobrar uns 400 PPs ai por mês nessa função.

O jogo para se manter, ele precisa ser Pay-to-... Isso não tem o que discutirmos. A questão é que o Pay-to-Win de hoje é algo que não resolve os problemas, só cria outros. Eu não quero melhoria na visualização do mapa ou conseguir comprar recurso no mercado. Quero é uma maneira de eu conseguir jogar sem precisar perder horas desnecessárias no jogo.

A Inno precisa repensar o modo que ela quer que o seu o jogador doe o tempo para o jogo. Tribal é um jogo de estratégia, por isso grande parte dos jogadores hoje adquirem bots. Assim eles automatizam toda a parte operacional e focam no que realmente o jogo necessita.
 
Última edição:

DeletedUser109709

Guest
Basicamente você sugere que o jogo deixe de ser estratégia em tempo real e se torne um manager.. um jogo de gerenciamento em que vc define a estratégia inicial e vai modificando ao longo do game quando necessário para atingir um determinado objetivo.

Que o gerente de conta esteja disponível desde a primeira aldeia , e o assistente de saque e coleta sejam automáticos.
Se innogames quiser, em 1 semana eles implantam essas modificações. Basta querer. Porque em termos de programação é simples.

Vamos ver , estou esperançoso com essa nova funcionalidade de planejador de ataques que estão para implementar, vai ajudar muito no planejamento de OP's e blindagens.

Vamos um passo de cada vez!
 

Velha Guarda

Membro Notável
Pontuação de reações
82
Eu já penso que seria interessante a INNO investir em incluir os ditos bots de farm no próprio jogo. Claro que cobrando para isso, mas dessa forma deixaria o jogo mais justo pois qualquer um poderia usar essa ferramenta.
Claro que isso ainda não acaba com o problema de se criar várias accs e fazer os famosos mares de abandonadas. Mas acho que não é algo difícil de se monitorar, só criar algum algoritmo que varre o mapa todo e verifica uma proporção/densidade maior de aldeias em algum lugar e ir la verificar naquele lugar em específico.

Acredito que cobrando por CP, GC, AS e os "Bots" próprios da Inno pra farmar pelo AS e talvez até coletar automático, traria um bom lucro pra lançar mundos que não tenha compra de recursos e acelerar construção. E quem sabe muita gnt sabendo disso até voltaria a jogar :)

Até pq hj em dia qualquer um q saiba o mínimo de JS consegue fazer um bot, e se for esperto faz um que não vai ser banido por isso
Perfeito
 

Homem das Neves

Membro Notável
Pontuação de reações
240
Eu só animo de jogar este jogo de novo quando incorpararem os bots como funções premium.

Fora isso, já deu já

Mas só me refiro à questão de encaixar comandos, porque quanto à de renomear comandos basta dar uma melhorada na torre, e quanto ao auto-farm melhor tirar ou limitar o farm, porque n tem sentido algum vc dar bot pra todos os jogadores farmarem, seria sobrecarregar os servidores pra nada
 
Última edição:

Kyrou

Novo Membro
Pontuação de reações
1
Uma solução básica para a empresa e toda a comunidade do TW. Antes de abrir mundos, lança uma enquete com as configurações para ser votada, como funções premium, velocidade do mundo, velocidade de tropas, etc...

Uma solução básica e que iria abrir mundos onde boa parte da comunidade ativa do tw estaria escolhendo. Muito melhor que criar mundos de qualquer jeito. Todos satisfeitos e ponto.
 

Thipon

Membro Notável
Pontuação de reações
289
Já deixei informação no tópico para o mundo 107 que irei solicitar/negociar mundo sem funções premium avançadas, o certo seria definirmos um número, propor de 10 em 10 mundos, menos que isso não creio que seja aprovado.

algum avanço nisso?
 

boter

Membro Notável
Pontuação de reações
93
Bom dia, uma curiosidade, você jogou no mundo 100? ou seja, nosso último mundo sem funções premium avançadas?
No Reino Unido não há gerente de conta? Não entendo a crítica quando se compara o servidor do Brasil com o servidor do Reino Unido, pois o mundo 55 terá todas as funções premium activadas, incluindo compra de nobres.


Eita, comprar nobre deve ser massa pra quem tem dinheiro ou so farmou pps em outros mundos kkkkkkk
 

Cardito Br

Membro Notável
Pontuação de reações
515
Melhor solução é abrir sempre dois mundos, um com funções prêmios e outra com funções prêmios para endurancer (jogadores comuns).
Assim será DOIS mundos , um de PP-PLAYER e outro mundo de ENDURANCER- PLAYER.


Ah sim os antigos jogadores irão voltar, e poderemos chegar aos K99 como foi no passado. Hehehehe
Saudades dos mundo 10, 39 entre outros.
 

C H A M P Z

Novo Membro
Pontuação de reações
3
Melhor solução é abrir sempre dois mundos, um com funções prêmios e outra com funções prêmios para endurancer (jogadores comuns).
Assim será DOIS mundos , um de PP-PLAYER e outro mundo de ENDURANCER- PLAYER.


Ah sim os antigos jogadores irão voltar, e poderemos chegar aos K99 como foi no passado. Hehehehe
Saudades dos mundo 10, 39 entre outros.

Exato, que delicia era ter todos os k cheios
 
Topo