Leandruz
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Tribal Wars foi o terceiro jogo da Innogames que mais cresceu ano passado (em relação ao período anterior).
Porém, o grande carro-chefe da empresa é Forge of Empires e uma das principais apostas nos últimos anos é Elvenar.
Tribal Wars, The-West, Grepolis (os mais antigos) são os jogos de "portfólio" que a Inno tem hoje.
O interesse do público em jogos baseados em browser é ridiculamente baixo desde meados de 2014-2015. Basta jogar o termo no Google Trends para ter uma ideia:
*Usei o termo que a própria Inno utiliza pra denominar a "classe" de jogo do Tribal Wars nas três principais línguas (inglês, alemão e português).
Quando afunilarmos essa pesquisa para o próprio Tribal, é esse o cenário:
O pico acontece em 2008 e desde lá temos uma queda ano a ano... mas a partir de 2016 o interesse nunca passa de10 pontos no Trends.
Para quem não sabe o que é o "interesse" do Google Trends:
Comentei ali em cima que estes jogos de browser são jogos de portfólio pois estão ali apenas pela vitrine, para mostrar para o mercado: já fizemos, tivemos sucesso com isso, então temos potencial em criar novos jogos RTS.
O que mantém estes jogos ainda ativos é a base de usuários fiéis (que vem caindo sim, mas ainda consegue trazer certa rentabilidade). A Inno, no momento, não está preocupada em conseguir novos jogadores para games como estes. Basta olhar para as estratégias de marketing da empresa:
- Tribal Wars, Grepolis e The-West não possuem nem tags de rastreamento de usuário das plataformas padrões de Publicidade Digital (Facebook e Google), muito menos um dia tiveram investimento de mídia nestes canais: Anúncios do Tribal Wars no Facebook, Anúncios do Grepolis no Facebook.
- Em comparação, a publicidade nos jogos como Forge of Empires e Elvenar estão a todo vapor nestes mesmos canais.
- Em 25 de fevereiro deste ano o Manager de RP da Inno soltou uma nota com o seguinte título: "InnoGames hits record-breaking revenue of EUR 220m in 2020", ou em bom português "Lucramos mais do que nunca" (ou 15% a mais que em 2019). Nesse texto, ele diz que para 2021 estratégias de Marketing serão mais agressivas visando trazer novos jogadores para os produtos e continuar aproveitando o momento de pandemia (sim, a pandemia foi benéfica para vários setores, como o de jogos e inclusive para a Inno).
- Forge of Empires foi responsável por 100 milhões de Euros dessa receita. .
E para fechar essa parte, uma frase do Relatório Anual referente a 2019 (que é divulgado em 2020) da MTG (a principal acionista da Inno):
O que isso significa? Que Forge of Empires é a menina dos olhos da Inno desde 2018 e só vem crescendo e puxando os lucros da empresa para cima, enquanto jogos clássicos como The West e Tribal Wars conseguiram manter uma rentabilidade sólida ano-ano.
Trouxe tudo isso para dizer: Tribal Wars não vai mudar. Enquanto ainda houver uma certa rentabilidade, a Inno vai deixar uma equipe de trabalho reduzida para o jogo, trazendo 1 ou 2 coisas diferentes a cada ano (isso quando tem algo diferente pra trazer) e segue o baile. Começou a cair rentabilidade? Junta servidores (olha no tournament a questão do bônus noturno adaptável sendo testado).
ribal Wars não é um jogo simples para se adaptar para a nova realidade. É um game que, do modo que ele é hoje, exige tempo (coisa rara para as pessoas da década de 10-20 do século XXI) e a empresa não está disposta a abraçar a automatização de partes do jogo essenciais para o desenvolvimento do player, coisa que os bots hoje estão dispostos a fazer por você.
A Inno ainda entende que o Tribal deve ser jogado 100% manualmente: dedicando tempo para a parte estratégica (relacionamento, planejamento de op, etc) e operacional (farm principal, construção, gerenciamento da aldeia, etc).
Qual a saída pra melhorar tudo isso? Automatizar boa parte do operacional. Se não fosse necessário farmar ou coletar, por exemplo, vocês acham que existiriam os bots como a BIA ou UTW? Ou se a função de enviar saques fosse algo automático dentro do game. A questão do farm não é só quantidade de ataques, mas sim o modo como você faz isso e de quanto em quanto tempo faz. Um amigo antigo de jogo já dizia: "a galera que usa bot só deixa o negocio enviando 24/7 os ataques... eu sem bot farmo mais que eles pois sei quando enviar, a quantidade ideal e como aproveitar a função C. Imagina eu com bot e ajustando pra fazer o que hoje faço na mão...".
Já pensou se a Inno cria o próprio bot de farm, só que bem mais inteligente do que os que existem hoje? Pois é... poderia cobrar uns 400 PPs ai por mês nessa função.
O jogo para se manter, ele precisa ser Pay-to-... Isso não tem o que discutirmos. A questão é que o Pay-to-Win de hoje é algo que não resolve os problemas, só cria outros. Eu não quero melhoria na visualização do mapa ou conseguir comprar recurso no mercado. Quero é uma maneira de eu conseguir jogar sem precisar perder horas desnecessárias no jogo.
A Inno precisa repensar o modo que ela quer que o seu o jogador doe o tempo para o jogo. Tribal é um jogo de estratégia, por isso grande parte dos jogadores hoje adquirem bots. Assim eles automatizam toda a parte operacional e focam no que realmente o jogo necessita.
Porém, o grande carro-chefe da empresa é Forge of Empires e uma das principais apostas nos últimos anos é Elvenar.
Tribal Wars, The-West, Grepolis (os mais antigos) são os jogos de "portfólio" que a Inno tem hoje.
O interesse do público em jogos baseados em browser é ridiculamente baixo desde meados de 2014-2015. Basta jogar o termo no Google Trends para ter uma ideia:
*Usei o termo que a própria Inno utiliza pra denominar a "classe" de jogo do Tribal Wars nas três principais línguas (inglês, alemão e português).
Quando afunilarmos essa pesquisa para o próprio Tribal, é esse o cenário:
O pico acontece em 2008 e desde lá temos uma queda ano a ano... mas a partir de 2016 o interesse nunca passa de10 pontos no Trends.
Para quem não sabe o que é o "interesse" do Google Trends:
Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Comentei ali em cima que estes jogos de browser são jogos de portfólio pois estão ali apenas pela vitrine, para mostrar para o mercado: já fizemos, tivemos sucesso com isso, então temos potencial em criar novos jogos RTS.
O que mantém estes jogos ainda ativos é a base de usuários fiéis (que vem caindo sim, mas ainda consegue trazer certa rentabilidade). A Inno, no momento, não está preocupada em conseguir novos jogadores para games como estes. Basta olhar para as estratégias de marketing da empresa:
- Tribal Wars, Grepolis e The-West não possuem nem tags de rastreamento de usuário das plataformas padrões de Publicidade Digital (Facebook e Google), muito menos um dia tiveram investimento de mídia nestes canais: Anúncios do Tribal Wars no Facebook, Anúncios do Grepolis no Facebook.
- Em comparação, a publicidade nos jogos como Forge of Empires e Elvenar estão a todo vapor nestes mesmos canais.
- Em 25 de fevereiro deste ano o Manager de RP da Inno soltou uma nota com o seguinte título: "InnoGames hits record-breaking revenue of EUR 220m in 2020", ou em bom português "Lucramos mais do que nunca" (ou 15% a mais que em 2019). Nesse texto, ele diz que para 2021 estratégias de Marketing serão mais agressivas visando trazer novos jogadores para os produtos e continuar aproveitando o momento de pandemia (sim, a pandemia foi benéfica para vários setores, como o de jogos e inclusive para a Inno).
- Forge of Empires foi responsável por 100 milhões de Euros dessa receita. .
E para fechar essa parte, uma frase do Relatório Anual referente a 2019 (que é divulgado em 2020) da MTG (a principal acionista da Inno):
InnoGames sales and adjusted EBITDA improved significantly compared to last year. This was driven by lower costs for user acquisitions and by the performance of Forge of Empires, which continued to grow, supported by improved in-game features. InnoGames' portfolio of classic games continued to record solid performances.
O que isso significa? Que Forge of Empires é a menina dos olhos da Inno desde 2018 e só vem crescendo e puxando os lucros da empresa para cima, enquanto jogos clássicos como The West e Tribal Wars conseguiram manter uma rentabilidade sólida ano-ano.
Trouxe tudo isso para dizer: Tribal Wars não vai mudar. Enquanto ainda houver uma certa rentabilidade, a Inno vai deixar uma equipe de trabalho reduzida para o jogo, trazendo 1 ou 2 coisas diferentes a cada ano (isso quando tem algo diferente pra trazer) e segue o baile. Começou a cair rentabilidade? Junta servidores (olha no tournament a questão do bônus noturno adaptável sendo testado).
ribal Wars não é um jogo simples para se adaptar para a nova realidade. É um game que, do modo que ele é hoje, exige tempo (coisa rara para as pessoas da década de 10-20 do século XXI) e a empresa não está disposta a abraçar a automatização de partes do jogo essenciais para o desenvolvimento do player, coisa que os bots hoje estão dispostos a fazer por você.
A Inno ainda entende que o Tribal deve ser jogado 100% manualmente: dedicando tempo para a parte estratégica (relacionamento, planejamento de op, etc) e operacional (farm principal, construção, gerenciamento da aldeia, etc).
Qual a saída pra melhorar tudo isso? Automatizar boa parte do operacional. Se não fosse necessário farmar ou coletar, por exemplo, vocês acham que existiriam os bots como a BIA ou UTW? Ou se a função de enviar saques fosse algo automático dentro do game. A questão do farm não é só quantidade de ataques, mas sim o modo como você faz isso e de quanto em quanto tempo faz. Um amigo antigo de jogo já dizia: "a galera que usa bot só deixa o negocio enviando 24/7 os ataques... eu sem bot farmo mais que eles pois sei quando enviar, a quantidade ideal e como aproveitar a função C. Imagina eu com bot e ajustando pra fazer o que hoje faço na mão...".
Já pensou se a Inno cria o próprio bot de farm, só que bem mais inteligente do que os que existem hoje? Pois é... poderia cobrar uns 400 PPs ai por mês nessa função.
O jogo para se manter, ele precisa ser Pay-to-... Isso não tem o que discutirmos. A questão é que o Pay-to-Win de hoje é algo que não resolve os problemas, só cria outros. Eu não quero melhoria na visualização do mapa ou conseguir comprar recurso no mercado. Quero é uma maneira de eu conseguir jogar sem precisar perder horas desnecessárias no jogo.
A Inno precisa repensar o modo que ela quer que o seu o jogador doe o tempo para o jogo. Tribal é um jogo de estratégia, por isso grande parte dos jogadores hoje adquirem bots. Assim eles automatizam toda a parte operacional e focam no que realmente o jogo necessita.
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