matemática da batalha

DeletedUser

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eu queria saber como vc chegou na formula

Fiz alguns testes no simulador vi como se comportava e pronto, mas não foi muito fácil

posso saber se sabem qual e a defesa ideal ou qual e a ofensiva ideal ??

Não tem uma defesa ideal para todas as situações, mas eu faço assim
Pra ataque tendo + de 213 aríetes e sendo recrutado tanto no quartel como no estábulo (cavalaria leve e arqueiros a cavalo) acho que já esta bom
Pra defesa ai vai depender
se tiver tempo pode ser na proporção 1 : 1 : 1 ou algo parecido como 3 Lan 4Esp 3 Arq
se não tiver pode ser só recrutar lanceiros e cavalaria pesada mesmo

mas na verdade eu tinha vários tipos de aldeias dependendo de quais recursos tinham sobrando na aldeia, de onde a aldeia esta, de como meu inimigo se comporta e coisas do tipo

tem um tópico antigo meu sobre defesa balanceada
http://forum.tribalwars.com.br/showthread.php?t=12034
 

DeletedUser

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Agora vou falar sobre sorte e moral

A moral se calcula dividindo os pontos do defensor pelos pontos do atacante vezes 3 + 0,3
Exemplo: o defensor tem 1000 pontos o atacante 5000
(1000/5000)*3 + 0,3
(0,2)*3 + 0,3
0,6+0,3 = 0,9, ou seja, a moral é igual a 90%
Qual o efeito da moral nos cálculos?
Simples é só multiplicar o valor dos ataques pelo valor da moral

Qual o efeito da sorte nos cálculos?
Primeiro você tem que dividir o valor da sorte em % por 100 e depois tem que somar 1 a esse valor, depois é só multiplicar esse numero ao valor dos ataques.
Exemplo: sorte = -20%
(-20/100) +1
-0,2 + 1 = 0.8

Agora outro exemplo: 10000 bárbaros contra 5000 espadachins moral igual a 0,6 e sorte igual a 25%
AG = 40*1000*0,6*1,25 = 30 0000
DG = 50*500 + 20 = 25 0020
Perda das tropas de ataque = (250 020/300 000) elevado 3/2 vezes 100 = 76,08%
Ei cara esta moral ta correta?
olha so se for defensor com 5000 e atacante com 5000 tinha que dar 100% mais...
(5000/5000) * 3 + 0,3
1 * 3 + 0,3
3 + 0,3
3,3 ????
 

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esqueci de falar que a moral nao pode ser maior que 100%, vou editar o post
vlw
 

DeletedUser30780

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cara ótimo tutorial
entendi pouco
pouco mesmo =|
mas tudo bem, já que os outros aprovam, tá aprovado também :D
 

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Tem como me dar umas explicações de matemática??? tou com dificuldade aqui..

Acho que a parte mais importante é a fórmula em si. Que é essa:

(((AC/DC)+(AG/DG)+(AA/DA))elevado a 3/2) vezes 100 vezes x

O resto é a explicação, a formula não tem muitos coceitos complexos, logo duvido que vá ter dificuldade. Aparentemene x é um valor proximo de 1, mas é uma incognita, caso só exista um tipo de defesa, x=1. Não sei se é possivel separar as defesas e calcular as perdas de cada uma separademente, vou ver se consigo testar.
 

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Caraka

Mano juro e que a muito tempo não estudo ... Mas você é grande matematico ... Parabéns ... Fiz simulações de acordo com o que tu falou ... E batata !

Bom agora precisamos saber a variavel a se colocar ... Quando o ataque for multiplo

por exemplo ...

A.g mais a.a mais a.c

entende ? Abraxxxxx
 

DeletedUser

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Como se calcula quantas tropas irão morrer em uma batalha?
Primeiro você precisa saber

(AA) ataque do tipo arqueiro = soma do ataque de cada unidade do tipo arqueiro vezes a sua própria quantidade.
Exemplo: vou atacar com 10 arqueiros e 1 arqueiro a cavalo.
Então AA = 15*10+120*1=270.
(AC) ataque do tipo cavalaria = soma do ataque de cada unidade do tipo cavalaria vezes a sua própria quantidade.
(AG) ataque do tipo geral = soma do ataque de cada unidade do tipo geral vezes a sua própria quantidade.
(AT) Ataque total = AA + AC + AG
(DG) Defesa do tipo geral = soma da defesa geral de cada unidade vezes a sua própria quantidade vezes o bônus 1 da muralha + o bônus2 da muralha
Exemplo: tenho na defesa 10 lanceiros e 10 espadachins
Então DG = (10*15+10*50)*bônus1 + bônus2
(DC) Defesa do tipo cavalaria = soma da defesa cavalaria de cada unidade vezes a sua própria quantidade vezes o bônus1 da muralha + o bônus2 da muralha
(DA) Defesa do tipo arqueiro = soma da defesa arqueiro de cada unidade vezes a sua própria quantidade vezes o bônus1 da muralha + o bônus2 da muralha

Porcentagem de perdas das tropas de ataque com ataque tipo geral:
((DG/AT) elevado a 3/2) vezes 100
Porcentagem de perdas das tropas de ataque com ataque tipo cavalaria:
((DC/AT) elevado a 3/2) vezes 100
Porcentagem de perdas das tropas de ataque com ataque tipo arqueiro:
((DA/AT) elevado a 3/2) vezes 100

Porcentagem de perdas na tropa de defesa:
(((AC/DC)+(AG/DG)+(AA/DA))elevado a 3/2) vezes 100 vezes x

X é um numero que eu ainda não sei calcular que depende da proporção dos tipos que a tropa de ataque tem, se o ataque tiver só um tipo de ataque, x vale 1. Esse x sempre é um valor próximo de 1 então não faz muita diferença.

Muralha
Nível Bonus1 bonos2
0 ___1.00 ___20
1 ___1.04 ___70
2 ___1.08 ___120
3 ___1.12 ___170
4 ___1.16 ___220
5 ___1.20 ___270
6 ___1.24 ___320
7 ___1.29 ___370
8 ___1.34 ___420
9 ___1.39 ___470
10 __1.44 ___520
11 __1.49 ___570
12 __1.55 ___620
13 __1.60 ___670
14 __1.66 ___720
15 __1.72 ___770
16 __1.79 ___820
17 __1.85 ___870
18 __1.92 ___920
19 __1.99 ___970
20 __2.07 ___1020


Vou dar uns exemplos de como usar a formula
1000 bárbaros + 1000 cavalaria leve + 1000 arqueiros a cavalo contra 1000 lanceiros + 1000 espadachins + muralha nível 20

AA = 120*1000 = 120 000
AC = 130*1000 = 130 000
AG = 40*1000 = 40 000
AT = 40 000 + 130 000 + 120 000 = 290 000

DG = (15*1000 + 50*1000)*2.07 + 1020 = 135 570
DC = (45*1000 + 15*1000)*2.07 + 1020 = 125 220
DA = (20*1000 + 40*1000)*2.07 + 1020 = 125 220

Porcentagem de perdas das tropas de ataque com ataque tipo geral:
((135 570/290 000) elevado a 3/2) vezes 100 = 31,9%

Porcentagem de perdas das tropas de ataque com ataque tipo cavalaria:
((125 220/290 000) elevado a 3/2) vezes 100 = 28,3%

Porcentagem de perdas das tropas de ataque com ataque tipo cavalaria:
((125 220/290 000) elevado a 3/2) vezes 100 = 28,3%

As perdas da defesa serão de 100%, porque (((AC/DC)+(AG/DG)+(AA/DA)) é maior que 1


Agora vamos fazer 625 bárbaros contra 1000 espadachins + muralha nível 0

AG = 40*625 = 25 000
AT = 25 000

DG = 50*1000 + 20 = 50 000 nem vou somar os + 20 porque eles não vão fazer diferença

Porcentagem de perdas das tropas de ataque com ataque tipo geral:
((50 000/25 000) elevado a 3/2) vezes 100
((2) elevado a 3/2) vezes 100
(Raiz de 8) vezes 100 = 282% mas como a perda máxima é 100% a perda da tropa de ataque vai ser 100%

Porcentagem de perdas na tropa de defesa:
(((AC/DC)+(AG/DG)+(AA/DA))elevado a 3/2) vezes 100 vezes x
AC = 0, AA =0, e com só tem um tipo de tropa de ataque (só tem tipo geral)x =1.
((0+(25 000/50 000) + 0) elevado a 3/2) vezes 100 vezes 1
(raiz de (1/2*1/2*1/2)) vezes 100 = 35,3%

Agora o ultimo exemplo: 5000 bárbaros + 1000 arqueiros a cavalo contra 10000 espadachins muralha nível 0

AG = 40*5000 = 200 000
AA = 120*1000 = 120 000
DG = 50*10000 = 500 000
DA = 40*10000 = 400 000

As perdas da tropa de ataque valem 100%

Porcentagem de perdas na tropa de defesa:
(((AC/DC)+(AG/DG)+(AA/DA))elevado a 3/2) vezes 100 vezes x
(( 0 + 200 000/500 000 + 120 000/400 000)elevado a 3/2) vezes 100 vezes x
((0.4 + 0.3) elevado a 3/2) vezes 100 vezes x
(Raiz de (0.7*0.7*0.7)) vezes 100 vezes x
58,5% vezes x
Se você usar o simulador vai ver que a perda real foi de 5883, ou seja, 58,8%.
Esse erro é devido o x não ser igual a 1, ele não é igual a 1 porque tem + de um tipo de tropa no ataque.

Cara eu gostei mais tem um probleminha, sua formula tá certa mais vc se espressou errado:

((DG/AT) elevado a 3/2) vezes 100
Oque tá errado ai é o (elevado a 3/2) o certo seria dividido por 3 multiplicado por 2

EX:
Essa é a sua conta
((135 570/290 000) elevado a 3/2) vezes 100 = 31,9%
(0,46748275862068965517241379310345 elevado a 3/2 )vezes 100 = 31,9
0,70122413793103448275862068965517*100 = 31,9
70,12247... % que é diferente de 31,9%

((135 570/290 000) /3*2) vezes 100 = 31,1%
(0,46748275862068965517241379310345 /3*2) *100=31,1
(0,15582758620689655172413793103433*2)*100
0,31165517241379310344827586206867*100
31,1...% = 31,1


Ok esse é o resultado + aproximado q achei

blz, bom jogo
 

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Cara Muito Bom Mesmo Usando A logica Tudo se torna Realmente tatico...:D
 

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Cara eu gostei mais tem um probleminha, sua formula tá certa mais vc se espressou errado:

((DG/AT) elevado a 3/2) vezes 100
Oque tá errado ai é o (elevado a 3/2) o certo seria dividido por 3 multiplicado por 2

EX:
Essa é a sua conta
((135 570/290 000) elevado a 3/2) vezes 100 = 31,9%
(0,46748275862068965517241379310345 elevado a 3/2 )vezes 100 = 31,9
0,70122413793103448275862068965517*100 = 31,9
70,12247... % que é diferente de 31,9%

((135 570/290 000) /3*2) vezes 100 = 31,1%
(0,46748275862068965517241379310345 /3*2) *100=31,1
(0,15582758620689655172413793103433*2)*100
0,31165517241379310344827586206867*100
31,1...% = 31,1


Ok esse é o resultado + aproximado q achei

blz, bom jogo

vc ta confundindo cara,

vou mostrar como fazer as contas passo a passo

como que eu elevo um numero ?
quando um numero ta elevado a x quer dizer que eu tenho que multiplicar o numero por ele mesmo x vezes
exemplo: 2 elevado a 3 = 2³ = 2 multiplicado por 2 3 vezes = 2*2*2 = 8

agora como que eu elevo um numero por 1/x ?
o valor de um numero elevado a 1/x é igual a y sendo que
y*y*y...(x vezes) = numero
exemplo: 2 elevado a 1/2 é igual a y, onde
y*y = 2
y = 1,414 porque 1,414*1,414 é igual a 2
entao 2 elevado a 1/2 igual a 1,414

elevar um numero por 1/2 é o mesmo que tirar a raiz quadrada de um numero.

((135 570/290 000) elevado a 3/2) vezes 100 = 31,9%
135570/29000= 0,4674
((0,4674) elevado a 3/2) vezes 100 = 31,9%

primeiro eu elevo a 3
0,4674*0,4674*0,46740 = 0,1021
((0,1021)elevado a 1/2)vezes 100

depois eu tiro a raiz com a calculadora mesmo
raiz de 0,1021 = 0,319
0,319 vezes 100 = 31,9%

entendeu agora ?




Agora, quanto aos arietes, tem alguma formula para calcular qual será a força da muralha após o "ataque" deles, ou você ainda não sabe?

nunca procurei saber, algum dia eu tento descobrir

obs: o que eu nao tentei achar ainda é o nivel da muralha apos a batalha, poque o efeito da muralha num ataque com arietes eu ja postei aqui antes.
 
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E como calcular o 'x' de '(AC/DC+AG/DG+AA/DA)^3/2*100*x'?
É necessário saber este 'x' para saber qual o ataque mais eficaz.
Bem que a equipe poderia dar uma ajuda aqui, né?
 
Editado por um moderador:

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Kara eu aprendii muita coisa aqui e so ussar a logica,boum topico
 

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eu fiz uma planilha pra saber qual a melhor tropa para atacar e qual a quantidade minima dela que eu presiso usando estas formulas só que ta dando errado.... se eu boto as unidades na mesma proporçãoda certo porém se eu troco a proporção a conta fica dando errada, alguem sabe porque????


se alguem tiver ideia do que é que eu tou errando me fala..
 
Editado por um moderador:

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cara eu nao sei muito sobre excel,
mas uma coisa que eu percebi na sua planilha é que quando eu coloco 100 lanceiros e 100 espadachins aparece defesa relativa DG = 32.5 DC = 30 DA = 30 ate ai tudo certo, mas aparece que a melhor tropa pra atacar é CL e CA, mas atacando com cavalaria leve vc venceria a batalha com uma tropa menor(menos populaçao) porque 1 de populaçao de cavalaria leve tem 32.5 de ataque enquanto 1 de populaçao de arquero a cavalo tem 24 de ataque.

para resolver seria tipo mudar a parte F7 pra
=SE(E(B7/40<=B8/32,5;B7/40<=B9/24);"melhor";"pior")

mas isso depende do que vc considera melhor tropa,

se vc explicar melhor o erro que esta acontecendo fica mais facil de para mim tentar te ajudar
 

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É meio complicado, mas assim que você pega o jeito não há mais problema, e te ajuda bastante.
Como descobriu isso?
 

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E como calcular o 'x' de '(AC/DC+AG/DG+AA/DA)^3/2*100*x'?
É necessário saber este 'x' para saber qual o ataque mais eficaz.
Bem que a equipe poderia dar uma ajuda aqui, né?
Novamente, alguém sabe?
 

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E como calcular o 'x' de '(AC/DC+AG/DG+AA/DA)^3/2*100*x'?
É necessário saber este 'x' para saber qual o ataque mais eficaz.
Bem que a equipe poderia dar uma ajuda aqui, né?

eu tenti achar o valor de x, mas nem tentei muito porque parece ser muito dificio, quem sabe algum dia eu volte a tentar achar(mas é dificio porque eu nem jogo mais, mas quem sabe nas ferias).

faz muito tempo que eu tentei achar esse x, mas vou falar algumas coisas que eu me lembro.

tropas com barbaros e arqueiros a cavalo tem o valor de x mais alto que eu encontrei, depois vem barbaros arqueiros a cavalo e cavalaria leve todos juntos, depois barbaros e cavalaria leve, depois cavalaria leve e arqueiro a cavalo. Nao me lembro onde tropas com um só tipo ficam nessa lista mas acho que ficam na frente de cavalaria leve e arqueiros a cavalo.

o valor de x nao depende somente de quais tropas estao no ataque mas tambem da proporçao de cada unidade.

Só lembrando novamente que o valor de x sempre é muito procimo de 1 entao nao faz muita diferensa
 
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