Liderança: Sabedoria incomum - HugoBiologia

DeletedUser

Guest
Parabéns Huguito Como sempre ensinando muito a todos nós.

Excelente tutorial
 

DeletedUser68002

Guest
Isso se chama amor ao jogo, as pessoas e a comunidade tribal "menos favorecida" digamos assim...

Acho que traduz o que esse tutorial representa, pelo menos na minha modesta visao.

ALGUMAS OBSERVACOES DO TUTO SAO ESPETACULARES, PARABENS!!!
 

DeletedUser

Guest
E incrível a capacidade do Hugo de sempre dar um show em tudo que faz. Parabéns Hugo, prestes a se tornar uma lenda..
 

DeletedUser

Guest
Esse é meu mestre lindo *-*
Obrigado por me mostrar o verdadeiro Tribal Wars.
 

DeletedUser83398

Guest
Parabéns Huguete, excelente tutorial, mas acredito que para se tornar um bom líder tem que nascer com o espirito de liderança, talvez uma pequena porcentagem de jogadores possam dar certo como lideres seguindo tutoriais.
Mas no entanto, parabéns mais uma vez pelo tutorial.

Bjunda Huguete
 

DeletedUser66020

Guest
Realmente Hugo, bom tutorial, mas por mais que tenha centenas de tutos no ftw, o importante mesmo é a experiencia. Parabéns no aguardo do resto do tuto.

^o)
 

DeletedUser91209

Guest
Tem bastante coisa boa aí Hugo, parabéns pela postagem.
 

DeletedUser

Guest
Parabéns hugo sua biba, ótimo tutorial mesmo... :D
Ajudará muitos esse tuto, principalmente a mim :p
Continue sempre como és hugo ^o)
 

DeletedUser92199

Guest
Parabéns^o).
tutorial muito bom vai ajudar formar novos líder no TW.
Foi uma honra jogar com vc!!!
 

-=FK=-Biase

Membro Notável
Pontuação de reações
380
grande mestre da sabedoria... e grande professor, e bom ainda ter gente no TW com esse pensamento, parabens Hugo
 

DeletedUser15194

Guest
Fantástico Hugo :)

Eu que começei a jogar isto finais de 2007, e ja tive a experiência de liderar imensas tribos, de excercer cargos menos elevados e tambem ser um simples membro de uma tribo sem cargo, reconheço me e concordo no que ai li =D

"A essência de um Grande Líder está em dar oportunidade a qualquer tipo de pessoa, dar a conhecer o seu reino e que o mesmo tem tudo para fazer parte dele. Bom lider é aquele que tem vontade de jogar tanto com bons jogadores como com iniciantes. Bom Lider é aquele que tem a vontade tremenda de passar seus conhecimentos do jogo para os menos experientes. Bom lider é "SIM" aquele que está ali sempre que um membro precisa dele." o/

Ainda estou nos primeiros topicos, mas gostei bastante ate agora...e com certeza que pretendo ler tudo =D

Parabens pelo topico fantastico!
 

DeletedUser

Guest
Caros Jogadores.

Lembro que posts que apenas elogiem, critiquem ou parabenizem a um tutorial sem acrescentar nenhum conteúdo para o mesmo são considerados SPAM.

Segue as sub regras da aba: http://forum.tribalwars.com.br/showthread.php?276006-Regras-tutoriais


Caso queiram apenas valorizar um tutorial, utilizem o sistema de avaliação. Para isso façam o seguinte:
Na barra, logo abaixo de "Tópico: Liderança: Sabedoria incomum - HugoBiologia" selecionem a opção "classifique este tópico", selecionem a classificação e cliquem em "votar agora".
 

HugoBiologia

Guest
Legal mais um líder compartilhando seu estilo e suas artimanhas no ftw. Porém não acho que tais tutoriais surtam efeito, a liderança está muito enraigada na própria personalidade da pessoa, vejam o caso da punks (posso falar só de quem jogo, ok?) nossa liderança não tem nenhum tipo de organização aparente e funciona muito bem.
Acho que o mais produtivo quando se fala sobre liderança no tw são discussões abertas aonde cada um expõe seu ponto de vista, sobre cada tópico, não tutoriais que se mal interpretados por algum novato metido a aventureiro podem gerar fracassos.

Uma coisa que é fundamental ao líder, é talento para a liderança, e isto se adquire à duras penas ou já se nasce.

Em tempo: Bjos Huguinho! Greenpeace são só um bando de desocupados

E ae Devil

Concordo com você que discussões se torna muito mais proveitoso do que apenas ler um tutorial. Porém o alcance de um tutorial é muito maior do que debater com um grupo restrito de pessoas - fiz isso por facebook, skype e raid para aqueles que me procuraram. Mas tenho total convicção que surte efeito sim. A "personalidade" das pessoas como você falou pode variar, não é imutável. Sobre a Punks, disesse bem: "Aparente". Eu já os observo há um tempo, e vocês são organizados sim, mas de uma maneira não-tradicional.

Por isso é importante sempre que discordar de algo no tutorial ou não compreender perfeitamente, psotar aqui para qe eu possa responder e gerar uma discussão.


PS: O Greenpeace poderia ser mais proveitoso :p



Parabéns Huguete, excelente tutorial, mas acredito que para se tornar um bom líder tem que nascer com o espirito de liderança, talvez uma pequena porcentagem de jogadores possam dar certo como lideres seguindo tutoriais.
Mas no entanto, parabéns mais uma vez pelo tutorial.

E ai Pé-de-poeira.

Terei que discordar de você, mas na frente falarei exclusivamente sobre a capacidade de aprendizado sobre liderança.



 

Otakiram

Membro Notável
Pontuação de reações
76
Dou os parabéns pela iniciativa, mas não tenho a certeza se o objetivo foi bem conseguido. Acho que tentou procurar todas as vertentes e explicá-las mas no fundo faltou alguns exemplos essenciais que poderiam ser utilizados para fundamentar os seus pontos de vista. Há vários sistemas e muitos deles não se adaptam ao tópico e se o contexto foi mais direcionado a iniciantes acredito que seria melhor utilizar algumas explicações mais práticas do género "ensinar bots a serem humanos"..

A intenção é boa, mas ao longo dos anos vejo-o a encarnar uma personagem maturada que não é a realidade. Liderança no jogo não existe, essa palavra é uma utopia e que tenho o prazer de a desprezar a todos os níveis.

De resto boa continuação de trabalho e certamente estarei assistindo.
 
Última edição:

DeletedUser87956

Guest
Muitos parabéns caro Hugo,por estar a tentar dar "uma nova vida ao tribos",onde haja muita mais diversão,competitividade e compreensão de que é o verdadeiro significado de tribalwars.

Penso que este tutorial não serve só para futuros iniciantes, mas para todos os lideres que não tenham essa visão de liderança,pois lideres que não tenham a precessão de aquilo que é liderar uma tribo, acabam também de certa forma com os ideais de jogadores iniciantes ou jogadores com menos conhecimentos.

Porque líder é aquele que sempre ajuda os iniciantes e lhes dá uma boa base de conhecimentos sobre o que é o tribalwars,para que estes um dia possam vir a liderar também uma tribo, e serem jogadores como um dia um bom líder os ensinou a ser.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser

Guest
A priori, gostaria de parabenizar o autor do tópico. Estou começando a jogar TW agora. Conheço muito pouco, mas já aprendi bastante. Independente das ideias expostas, o simples fato de se extrair de um jogo em browser essa quantidade de sabedoria e de posicionamentos já faz do tópico algo grandioso. Gostaria de ver mais disto aqui.

Achei alguns trechos utópicos, porquanto nem todos os usuários são honrados e capazes (perceba que é aquele mesmo dilema da realidade: a virtude em demasia faz de si uma presa fácil). Por isso, complementando, a escolha daqueles que nos rodeiam é crucial:

"O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta"
(Niccolo Maquiavel).

Um líder é forte porque a sua equipe também é assim, e sabendo que um trabalho complexo só pode ser realizado com a contribuição de muitos homens, a preferência é que todos esses trabalhem por excelência.

Não obstante, o trabalho em conjunto, mútuo e obstinado, traz resultados incríveis, transparecendo detalhes jamais percebidos caso não propiciados. Livra-nos de equívocos prejudiciais, estimula o ápice de nossas competências e pode ser contextualizado nos diversos momentos da vida.

Chefes assumem uma postura centralizadora, são distantes e estão inteiramente voltados aos interesses individuais, indiferentes com as limitações do grupo. Os líderes, ao contrário, comandam pelo exemplo ao invés da imposição, daí a necessidade de suas faculdades serem desenvolvidas. Fazem-se respeitados mais pela admiração que pelo medo. Além do mais, convencem sem debate e persuadem sem retórica. Líderes criam líderes! Esses têm consciência das adversidades que os circundam e sabem que as mesmas sempre existirão.

É importante destacar também, que a posição de um líder pode ser definida dentro das formalidades de um grupo. No entanto, é comum encontrarmos líderes "informais". São indivíduos que assumem essa posição espontaneamente, seja por experiência, competência ou simples status.

Espero ter contribuído. Sorte.
 

DeletedUser46577

Guest
Como os Jogadores da Massive já estão acostumados vou começar a dar a minha saudação aqui tbm:

''Olá,Seus quadrupedes!''

É interessante,verificar que hoje em dia tudo é muito mais fácil,informação e até mesmo tribos-escola são criadas, para ensinar aos mais novos o oficio de ser jogador de TW,os famosos treinamentos que todos agora fazem.
Mas te pergunto voce,acha que pode ser lider por que?quem é voce?por que merece? Provavelmente a resposta será sou fulano de tal,idade tal e sou deste ou daquele lugar,posso ser lider porque gosto da função,ou porque sempre achei que tenho talento para isso e mereço por que penei muito para chegar até aqui.
O que talvez voce não saiba é que existem dois tipos de pessoas:Aquelas que lutam para conseguir as coisas,e aquelas que recebem tudo de mão beijada,quem é você?pergunte a si mesmo. Tem certeza? se escolheres a primeira não leia o tutorial acima,se escolheres a segunda leia o tutorial.
Mas falando sobre o tuto,sempre é uma ótima iniciativa,embora eu em minha concepção de líder , não concorde com praticamente nada do que é dito,embora eu saiba que há fundamento, e que há verdades contidas nele simplesmente liderar não funciona para mim desta maneira,para mim não tem essa de existe Chefe e Existe Líder de verdade,e o que você deve ser é líder ao contrario de chefe,pois como chefe nunca será realmente respeitado(Exemplo),concordo realmente é verdade!.Mas ensinar alguém a ser um tipo de pessoa que ela não é,ou talvez que ela seja mas que não se importa , ou não utiliza disso? para mim não passa de uma lavagem cerebral sem sentido. Parece que assim como no mundo atua,l no TW temos todos de sermos iguais,sendo lideres que são democráticos, que buscam o bem de todos e etc... O diferente é praticamente esmagado e quem é diferente não é reconhecido,e sei muito bem qual vai ser a resposta a este post,algo como ''Só pq vc sabe os outros não podem saber?'' ou ainda ''ah léo então você é contra a democracia e liberdade dentro das suas tribos?'' Não e Não,só acho ridiculo ensinarem liderança a vocês assim como as escolas ensinam as matérias, aos alunos todos os dias:passam a teoria,depois exercícios e quem aprendeu ótimo quem não aprendeu que corra atrás,isso não funciona nem nas escolas imagina no TW que é um ambiente liberal.
Mas finalizando,o que quero realmente dizer é que você é livre para fazer aquilo que desejar,mas por favor não se engane aprendendo aquilo que você não é,fazer um novo ''eu'' para você e nada mais do que mentir para você,por mais convencido disso que você esteja no fundo você sabe que não é assim,então se você concorda com os pequenos argumentos aqui expostos,não leia o tutorial e procure aperfeiçoar-se fora do FTW,mas se você não concorda,primeiro respeite pois eu te respeito,e segundo aproveite o tutorial que está muito bem feito.


Ainda Maximizando e complementando meu pensamento peço ao grande otakiram para utilizar suas palavras:

Dou os parabéns pela iniciativa, mas não tenho a certeza se o objetivo foi bem conseguido. Acho que tentou procurar todas as vertentes e explicá-las mas no fundo faltou alguns exemplos essenciais que poderiam ser utilizados para fundamentar os seus pontos de vista. Há vários sistemas e muitos deles não se adaptam ao tópico e se o contexto foi mais direcionado a iniciantes acredito que seria melhor utilizar algumas explicações mais práticas do género "ensinar bots a serem humanos"..

A intenção é boa, mas ao longo dos anos vejo-o a encarnar uma personagem maturada que não é a realidade. Liderança no jogo não existe, essa palavra é uma utopia e que tenho o prazer de a desprezar a todos os níveis.

De resto boa continuação de trabalho e certamente estarei assistindo.

Minha Critica.


Att;Léo
Líder Massive Attack(BR52/53) E União dos Mundos(BR09)
 
Editado por um moderador:

HugoBiologia

Guest
Vamos lá Leozito!

"Mas ensinar alguém a ser um tipo de pessoa que ela não é,ou talvez que ela seja mas que não se importa , ou não utiliza disso? para mim não passa de uma lavagem cerebral sem sentido.Parece que assim como no mundo atua,l no TW temos todos de sermos iguais,sendo lideres que são democráticos, que buscam o bem de todos e etc... O diferente é praticamente esmagado e quem é diferente não é reconhecido,e sei muito bem qual vai ser a resposta a este post,algo como ''Só pq vc sabe os outros não podem saber?'' ou ainda ''ah léo então você é contra a democracia e liberdade dentro das suas tribos?'' Não e Não,só acho ridiculo ensinarem liderança a vocês assim como as escolas ensinam as matérias, aos alunos todos os dias:passam a teoria,depois exercícios e quem aprendeu ótimo quem não aprendeu que corra atrás,isso não funciona nem nas escolas imagina no TW que é um ambiente liberal.


Mas finalizando,o que quero realmente dizer é que você é livre para fazer aquilo que desejar,mas por favor não se engane aprendendo aquilo que você não é,fazer um novo ''eu'' para você e nada mais do que mentir para você,por mais convencido disso que você esteja no fundo você sabe que não é assim,então se você concorda com os pequenos argumentos aqui expostos,não leia o tutorial e procure aperfeiçoar-se fora do FTW,mas se você não concorda,primeiro respeite pois eu te respeito,e segundo aproveite o tutorial que está muito bem feito."

De fato, hoje você não é a mesma pessoa há um ano atrás. Eu posso citar inúmeros jogadores em que acompanhei a mudança de comportamento e atitude no jogo (e alguns fora dele). É difícil saber e definir quem a pessoa realmente é, eu acho muito mais fácil definir quem nós queremos ser. No meu inicio de jogo eu tomei atitudes e fiz coisas que não que vão contra tudo que eu acho certo hoje em dia. Nós estamos em constante mudança e aprendizado. Nas conversas que tive sobre liderança nunca coloquei que eu tinha a verdade absoluta, eu tentava mostrar com argumentos que determinadas atitudes eram erradas e que havia formas melhor de resolver problemas ou relacionar com os membros.

Me lembro bem que um exercício era criar o fórum de uma tribo para eu analisar. O aluno criaria um nome da tribo e o fórum. Um deles criou um fórum bom, mas havia um erro grave o fórum era exatamente igual ao fórum que eu crio nas minhas tribos, o mesmo modelo apenas mudando o tema para a tribo dele, desta forma desaprovei o fórum e pedi para reformular com criatividade e com a marca do próprio jogador. Pelo contrário, o diferente é valorizado. Sempre que me dizem que irão criar uma tribo e me pedem ajuda, a primeira pergunta que faço é: o que a tribo que você vai criar tem de diferente das outras?
 

HugoBiologia

Guest
Dou os parabéns pela iniciativa, mas não tenho a certeza se o objetivo foi bem conseguido. Acho que tentou procurar todas as vertentes e explicá-las mas no fundo faltou alguns exemplos essenciais que poderiam ser utilizados para fundamentar os seus pontos de vista. Há vários sistemas e muitos deles não se adaptam ao tópico e se o contexto foi mais direcionado a iniciantes acredito que seria melhor utilizar algumas explicações mais práticas do género "ensinar bots a serem humanos"..

A intenção é boa, mas ao longo dos anos vejo-o a encarnar uma personagem maturada que não é a realidade. Liderança no jogo não existe, essa palavra é uma utopia e que tenho o prazer de a desprezar a todos os níveis.

De resto boa continuação de trabalho e certamente estarei assistindo.

Eu acho que entendi o que você quer dizer. Mas para o final do tutorial otakiram você poderá entender o que eu acho realmente da liderança no jogo
 
Topo