Liderança: Sabedoria incomum - HugoBiologia

HugoBiologia

Guest
Liderança HugoBiologia


O Hugo tem sido meu amigo desde sempre, é corajoso como um líder deve ser, é gentil, inteligente, mas o que faz ele especial, é que ele nunca desiste de você. Nunca. Ele vai estar contigo pro que der e vier.’’


2lxbl2s.jpg


Saudações verdes,

Sou HugoBiologia, fundador da tribo QueBom, Toy Story e da tribo Escola Hogwarts. Este tutorial é uma forma resumida e objetiva de uma parte meus conhecimentos sobre liderança, tribal wars, pessoas, comportamento da tribo e coletividade. Não trata de um tutorial de estratégia com ensinamentos sobre técnicas do jogo, - vocês podem encontrar facilmente na aba tutoriais no Fórum Externo - mas é um tutorial sobre comportamento e relacionamento de pessoas e tem como objetivo trazer ideias e conceitos diferentes que podem ser utilizados na prática e trarão eficiência a quem pretende ser líder ou melhorar seu desempenho no jogo. Esse tutorial é baseado em observações que fiz dentro do jogo, pelo fórum externo, contato com pessoas pelas redes sociais e leitura de livros relacionados ao assunto. Com essa “filosofia” pude me destacar o Tribal Wars mesmo sendo inexperiente, liderar tribos mesmo sem evoluir a conta, realizar feitos no jogo consideráveis, trazer um diferencial na forma de jogar Tribal Wars e ser reconhecido pela comunidade. Provarei que as teorias de Sun Tzu não são tão adequadas ao jogo quanto imaginamos. Meu objetivo é que com esse tutorial você possa ter uma visão diferente daquilo que precisa fazer para se tornar um grande líder ou que queria melhorar seu jogo, possa ser que você não concorde com nada que eu irei lhe apresentar, mas o que provarei aqui vem sendo testado a 3,7 bilhões de anos e nunca falhou.

Se tiverem alguma dúvida, queira aprofundar alguma parte do tema ou discorde podem postar neste tópico que responderei a todos, já que fiz textos pequenos e resumidos para não ficar cansativo.


Sumário



  1. Introdução
  2. Estatísticas
  3. Tribal Wars Serve?
  4. Newton e Descartes.... ferrou!
  5. Significado da tribo - citações
  6. Liderança
  7. Poder
  8. Reuniões
  9. Formas de liderar
  10. Relacionamento com seus jogadores
  11. Motivação da Equipe
  12. Defeitos de um líder
  13. Ensinamentos
  14. Mentiras
  15. Fórum Externo
  16. Publicidade e Marketing
  17. Criação da Pré-made
  18. Fórum
  19. Administração e cargos
  20. Diplomacia
  21. Metas e jogos internos
  22. Espiões
  23. Relacionamento com inimigos
  24. Sprinter x Endurancer
  25. Regras do jogo
  26. Auto-crítica
  27. Pensamento sistêmico
  28. Agradecimentos
  29. Os segredos do HugoBiologia


Irei adicionando mais tópicos aos poucos, acredito que devam ser 30 tópicos.
Se tiverem alguma sugestão de tema postem que eu posso fazer um tópico
 
Última edição:

HugoBiologia

Guest
1. Introdução
“E caso você não lute por uma solução, você faz parte do problema”

O Tribal Wars tem tudo para ser um dos mais viciantes e empolgantes da atual geração (Não irei focar nos problemas da Administração do jogo). Ele tem a capacidade de reunir pessoas da mais diferentes idades, classes sociais, culturas, opções sexuais... localizações e fazerem com que todos joguem num único objetivo, o que na vida fora do Tribal Wars seria muito difícil. Porém, cada dia é mais perceptível para qualquer um no jogo, desde novatos até os mais experientes, que o Tribal Wars vem sendo jogado da forma errada. Vivemos numa era de Crise de Percepção, ou seja, as pessoas não sabem mais o que realmente é importante neste jogo, elas não sabem mais a forma certa de jogar ou o que devem buscar jogando Tribal Wars. Afirmar que ser TOP no mundo é o maior objetivo, não passa de grande mentira, até por que é uma das coisas mais fáceis basta apenas fazer fusão de todas as aldeias ou com diversas tribos que conseguimos facilmente este feito. Cada dia é mais evidente pela quantidade de banimentos, multi-contas, tribos durando pouco tempo, guerras pouco empolgantes, falta de grandes líderes e grandes guerreiros que realmente precisamos de uma mudança grandiosa na nossa forma de jogar. Foi-se o tempo que tinha muitas discussões empolgantes no Fórum Externo e que ficávamos ansiosos esperando uma determinada data para iniciar uma guerra. E caso você não lute por uma solução, você faz parte do problema. É comum vermos as críticas surgirem por todos os lados, mas precisamos que soluções apareçam por todo lado. Você precisa fazer parte desta mudança. A nossa esperança é que muitos querem realmente uma mudança, eles se sentem incomodados com a atuação situação, mas muitas vezes não sabem como agir ou ainda não se sentem seguros para serem os líderes dessa mudança. Irei tentar mostrar conceitos e ideias que realmente você possa mudar a atual situação do jogo e que você possa se destacar como líder ou ainda superar em qualidade os líderes que você admira ou admirou durante seu tempo de jogo.
 
Última edição:

HugoBiologia

Guest
Estatísticas

Apenas 1-2% dos jogadores de Tribal Wars jogam em uma boa tribo, já fizeram parte de uma ou já tiveram contato com bons jogadores. Todos os outros 98% jogam na “escuridão” sem realmente jogar da melhor forma, sem conhecer o que melhor o jogo pode oferecer, sem saber todas as ferramentas, eles não entram pra história e poucas pessoas os conhecem e já ouviram falar, eles são apenas números. Se você está fazendo parte desses 1-2%, você teve a oportunidade e/ou competência para ser parte desse pequeno grupo, então você não tem o direito de jogar fora essa oportunidade, você não tem o direito de jogar e liderar de forma medíocre, você tem que fazer o diferencial.
Dentro desse grupo 1-2%, existem dois outros subgrupos: o grupo de bons jogadores, jogadores competitivos, que desempenham bem a função que é representada pela grande maioria (99% ) e o outro grupo de jogadores que realmente enriquecem, trazem algo de novo ao jogo, que são lideres de verdade, são maestros e que fazem realmente o diferencial. Vamos explicar melhor, vamos imaginar que tenhamos mil jogadores, dentro desses 1000 jogadores 980 jogam na “escuridão” e os outros 20 são bons jogadores. Dentro desses 20, 19 são bons e competentes e apenas 1 realmente fazem o diferencial e sem sombras de dúvidas são insubstituíveis.
es48jo.png



Você terá que fazer parte desse grupo de um único jogador. Não venha com desculpas que liderança não é possível aprender, que é algo que nascemos com ela ou que é um dom. Na sua caminhada até o topo será preciso você abrir sua mente e realmente querer chegar, ninguém pode querer mais do que você alcançar esse topo, ninguém poderá ter mais vontade que você.
 
Última edição:

HugoBiologia

Guest
Tribal Wars serve?

É comum me perguntarem se o TW serve para aprendermos algo, melhorar e conseguimos utilizar alguma coisa deste jogo para nossas vidas. A resposta é clara e futuramente evidente: SIM! Seu sucesso profissional e pessoal poderá ser melhorado com sua capacidade de se relacionar com pessoas, caso você se torne bastante comunicativo no jogo e saiba se relacionar facilmente com as pessoas, sem dúvida alguma, você está pronto para se relacionar com as pessoas do seu trabalho, da sua turma, da sua comunidade, numa festa, no seu bairro... em qualquer lugar e ocasião. Já que aqui você pode se relacionar com milhares de pessoas e treinar essa sua capacidade de comunicação e desenvolvê-la. Uma das vantagens do tribal wars é que ele une milhares pessoas de diferente lugares, culturas diferentes, educações diferentes, situação financeira diferentes. Além disso, como líder você começa a desenvolver capacidade de escrita, jamais imaginei escrever um texto tão longo, já que teremos que enviar coletivas, responder centenas de mensagens, conversas do Skype, RAID e Facebook, teremos que provar a algum determinado jogador que sua tribo é a melhor opção para ele e ele deve aceitar o seu convite ou que determinada diplomacia é de beneficio para ambas as tribos. Comunicação, relacionamentos, atitudes, calma, planejamento.. você poderá melhorar e desenvolver muitos dos seus atributos.
 

HugoBiologia

Guest
Newton e Descartes...Ferrou!!

“Temos dificuldade de entender o valor das coisas que não podemos quantificar”​

Filósofos! Sempre pensamos que filósofos trazem pensamentos sempre positivos, revolucionários e que melhoram nossas vidas. Porém, dois deles criaram um pensamento que nos prejudicou e muito. Rene Descartes e Isaac Newton afirmaram que o homem não passa de uma máquina, que devemos sempre procurar o valor numérico das coisas ou que um problema é causado apenas por uma única coisa. Esse pensamento ainda persiste na nossa forma de agir até hoje, tanto no tribal como fora dele. Desde essa época procuramos apenas entender aquilo que tem valor numérico, valor quantitativo, porém muitas coisas não podem ser quantificadas e são muito mais valiosas do que aquelas que podemos quantificar, e esse pensamento afeta o Tribal Wars. Provavelmente você e maioria da população mundial realmente tem dificuldade de entender o valor das coisas que não podemos quantificar. Muitos só conseguem entender valor que os números expressam, por exemplo, para analisar se uma tribo ou “Jogador” são bons ou ruins eles analisam apenas pelo ranking, pela quantidade de aldeias, pelo ODA e ODD, ou seja, eles analisam apenas pelos números! Porém já é mais do que provado que se unirmos jogadores com altos rankings, com muitas aldeias ou top’s ODA não necessariamente a tribo será boa, ou ainda não teria motivos para uma tribo que está no TOP 1 de todos os rankings (ODA, ODD, Pontuação etc.) ser debandada ou fazer fusão - o que é comum no jogo. Se os números não conseguem expressar realmente se algo é bom ou ruim precisamos entender os outros fatores que interferem no jogo e o domínio desses fatores que fará você diferente da maioria, o tornará pronto para liderar qualquer tribo.
 

HugoBiologia

Guest
Significado da tribo
“Não lidere uma tribo para ela ser a melhor do mundo,
lidere para que seus membros se sintam na melhor tribo do mundo”


Este sem dúvidas é um dos pontos chaves do tutorial, entender o verdadeiro significado e importância de uma tribo é muito complexo.Por muito tempo fiquei pensando qual o significado da tribo para a maioria das pessoas e se seria a tribo a principal ferramenta para a vitória no jogo.Para nos ajudar a entender, procurei vários jogadores com estilos e experiências diferentes, sendo eles líderes, administradores ou membros sem cargos, para que possamos ter uma visão de diferentes ângulos sobre esse assunto. Pedi para eles descreverem em poucas linhas o significado/importância de uma tribo.


- “Depois que você encontrar a tribo certa, aquela que te deixar mais confortável possível e confiante para elevar seu jogo ao máximo, você poderá chama-la de familia e nunca mais pensará em jogar com outro grupo, porque as emoções que você teve lá, não serão repetidas, nem mesmo, aproximadas...” Yan Lauria - Shiny.Komodo

- “Sucesso, realização de objetivos e amizade. Estes são alguns exemplos que se pode citar sobre a importância de saber trabalhar em equipe, coletivamente, em uma tribo! Sendo assim, é vantajoso trabalhar em equipe, pois, será alcançado o êxito pessoal e o êxito em seu objetivo.” Leonardo Collins - HalloWs?

- “A tribo representa o sentimento e a razão do individual pelo coletivo. Se a tribo é organizada, existe uma concepção individual importante que é o senso de equipa. Se uma tribo passa por problemas de relacionamento e se reergue demonstra a capacidade emocional e se torna resiliente. Uma tribo que nunca passou dificuldades intensas, brigas, confusões, que me desculpem, mas não é tribo para mim.” Guilherme Wagner

- “Assim como em qualquer empresa o trabalho em grupo é fundamental, a importância de uma tribo é, antes de mais nada, focar em determinados objetivos, são eles os de atacar e defender. Mas é como eu disse, o trabalho em grupo é fundamental. Uma tribo onde não há organização por parte dos líderes, onde o grupo nunca se ajuda ou participa de nada, não são unidos, com certeza isso não vai dar certo, a derrota será logo vista”
AlexMartins – SnittraM

“"Caminhar em conjunto nem sempre será fácil ou agradável. As várias visões de mundo muitas vezes criam conflitos e discussões que parecem não valer nosso esforço. Mas não se engane caro guerreiro, os momentos de glória e honra, diversão e alegria que terás ao lado destes, recompensa qualquer dificuldade enfrentada ao longo do caminho" Namikaze Minato.

“Uma boa tribo tem organização, os membros se ajudam e participam de guerras, e muitas vezes alcançam alguns objetivos, mas só as melhores tribos alcançam o grande objetivo do jogo, que é criar amizades, interagir com novas pessoas, e o mais importante, se divertir.” Jardel BoraxosdaGeral

“Uma tribo é mais que um conjunto de players, mais do que hierarquias ou cargos, na verdade uma tribo não é nada disso, uma tribo é uma família, é a grande razão para TW ser tão divertido, é estarem todos os dias de jogo zuando com seus amigos e jogando. Paralelamente esta família tem uma grande importância no jogo, pois muito provavelmente você os acompanhará por todo o game e se pretende fechar algum mundo algum dia (de forma digna), será com estes caras, por isso valorize os amigos que tem ao seu lado, valorize a sua tribo. É importante ressaltar que união dos membros em uma tribo é essencial para o sucesso, por isto é complicado liderar, pois são diversos jogadores com personalidades diferentes, enfim, por isso quando for membro de uma tribo, aprenda a respeitar a opinião dos diversos jogadores ali presentes, para que possa haver sempre o progresso no jogo” – CERS

Uma tribo não é o encaixe perfeito de membros e pessoas, uma tribo não é a união de jogadores perfeitos. Uma tribo é uma união de jogadores com o mesmo objetivo, com a mesma ideologia, uma tribo unida segue para a conquista de um proposito.” Korica

“A tribo é muito mais poderosa que qualquer um de nós! A sua tribo só vai para frente quando você liberta das pessoas que a levam para trás.” Jhonny - GAM3HARD

“Quando uma tribo é constituída por jogadores determinados, tem um objetivo forte pela frente, que é conquistar o mundo, ele é capaz de passar por cima das dificuldades para lutar e vencer. O que sua tribo quer é sua inteligência, motivação, comprometimento e sua lealdade. E lembre-se : “Não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a sua vitória.” ThiagoPain

“O significado de uma tribo e união, aonde os jogadores se ajudam, acabam com os inimigos, se conhecem, são amigos, não pensa em si só, mas pensa em todos, por isso que eu acho que o significado de uma tribo e união pois todos os membros e um só. A importância para mim na tribo e companheirismo, responsabilidade e honra, aonde honra a camisa que veste, entra na tribo e vai até o fim, e só sai quando for sem aldeias.” Trident.Rj

“Creio que uma tribo não seja apenas um amontoado de jogadores. Existem mais coisas, muito mais. Há a ajuda mútua, que gera elos duradouros. Existe o companheirismo, característica essencial para a vitória, ou para o simples divertimento. Não são apenas cérebros planejando ataques... São pessoas interagindo e fazendo amizades. Talvez existam muitas outras coisas que envolvam uma tribo, tantas que não posso citar nessas poucas linhas.” Demolidor509

“"Juntos em um só propósito! É o propósito que nos uniu. É o propósito que nos guia."
Acho que isso resume tudo, o planejamento, a convivência, e objetivos são os pilares de qualquer tribo, em qualquer tribo bem estruturada a liderança é mera coadjuvante, uma vez que o plantel é sincronizado, não é necessário falar para cada um o que fazer, cada um sabe seu propósito, seu papel, assim como todos de observar sabem o que é necessário e qual direção tomar. Acho que uma boa tribo é aquela que você não precisa marcar um coordenado, os players sabem quem atacar e quando atacar, quando um membro sabe o horário e disponibilidade do companheiro, e todos conseguem fazer se completarem ao invés de se igualarem.”
Hardy-

"Uma tribo é o que há de mais importante para um bom jogador. A tribo é a sua fortaleza quando é preciso abrigo, sua descontração quando se precisa se divertir, sua força quando estas fraco, e sua família quando está só. Goste de sua tribo, pois sem ela você será apenas mais um jogador que mais cedo ou mais tarde perderá as aldeias” GuilhermeDuarte.

“A tribo é importante para manter uma organização e manter os individuos que estão dentro dela mais fortes, se a organização da tribo for feita de modo a respeitar e potencializar a maneira de jogar de cada um poderá ser uma potente arma” flowerpowerbombom

“No TW você não chega a lugar algum sem uma tribo, é impossivel se defender apenas com suas tropas, atacar player grande sózinho, ficar 24h on sem mdf's.
É claro que não basta apenas ser servido, mas sim servir aos companheiros também.
Enfim, tribo só serve pra quem joga limpo, e se for levada a sério tanto a tribo quanto os players nela terão futuro, certamente.”
Douglas Doddi

“Vivemos em uma época em que tribos estão sendo tratadas como aglomerados de membros, onde cai e formam-se outras em instantes. Esquecemos o real significado de uma tribo, local onde além de conseguirmos companheiros, teremos amigos defendendo aos mesmos interesses, amigos que estarão sujeitos a sacrificar-se por seu companheiro, aonde honra, lealdade e companheirismo são valores que servem como pilares de sustentação no qual todos se mantem firmes. Não tenha pena de seus amigos, tenha compaixão, lute, vença ou morra, até o fim” Andre350
 

HugoBiologia

Guest
Liderança Parte I
““A liderança é mais arte do que ciência. Nessa arte, o líder tem de aplicar a sua experiência e o seu bom senso para decidir quando, como e com quem deve usar cada um dos estilos”.

Adaptando poucas palavras do texto de Dr. Jorge Remondes:

“A liderança sempre foi definida como “um traço de personalidade”, devido às características pessoais e inatas do sujeito”, ou seja, característica esta que já nascia com a pessoa. Nos dias de hoje, sabemos que essa teoria já não se aplica, podendo qualquer um ser líder tendo em conta que a liderança depende da aprendizagem social, sendo essas qualidades treinadas e/ ou aperfeiçoada. A liderança é fundamental nas relações do jogo. Ao falar em liderança, obrigatoriamente falamos em grupo e ao falar em grupo, falamos em tarefas conjuntas e para as realizar é preciso organização para atingir os objetivos. É função do líder traçar caminhos para atingir objetivos, gerir a tribo, negociar acordos, criar uma linguagem comum a todos, gerir conflitos, criar expectativas, encontrar soluções para possíveis problemas, definir as prioridades, incentivar a conversa entre todos, debater, fazer escolhas e o mais importante de tudo, o líder deve ter a capacidade de influenciar, comunicando de forma clara e eficaz a transmissão das suas ideias. A prestação deste é fundamental, é ele que influencia as relações interpessoais, é ele que toma as melhores decisões para o grupo, sendo assim avaliado pelos resultados positivos que obteve. O líder deve avaliar-se a si próprio e deve ter a capacidade de se auto corrigir. O líder tem de adaptar o estilo de liderança, dependendo das características do grupo, sendo de extrema importância que este se relacione com todo o grupo. Este deve ter a função de “delegar funções, motivar, estruturar, orientar, punir e coordenar”, contudo, o ponto fulcral da liderança é a função de “orientar o grupo para metas específicas.


  • A liderança estatuária, corresponde à posição hierárquica que o líder ocupa, sendo o seu comportamento esperado e o poder reconhecido pelos indivíduos.
  • A liderança emergente, corresponde a um qualquer indivíduo, não importando o cargo que este desempenha.”.

Esses dois conceitos de liderança – estatuária e emergente – que o Jorge Remondes fala é importantíssimo compreendermos e ainda precisamos separar esses dois conceitos do título de fundador, que já vi muitos acabarem se confundindo. Obviamente que fundador é o criador da tribo e de um projeto, foi dele ou deles (pode ser mais de uma pessoa) que partiram as primeiras ideias sobre a tribo e sua atuação. Esses fundadores geralmente são os primeiros líderes da tribo – podendo continuar na liderança até o final – porém caso esses fundadores decidam parar ou se afastar do cargo de liderança, eles continuarão ainda sendo fundadores e novos líderes assumirão o cargo de liderança. Ou seja, líder é diferente de fundador.
A liderança estatuária é aquele que é exercida pelo cargo – todas as bolinhas verdes no painel de administração – Lideres, administradores, generais de guerra, lideres de esquadrão etc. Nem sempre um líder estatuário é o melhor para o cargo que ocupa. É fácil reconhecer isso quando ocorre uma revolução na tribo: um bom número de jogadores se revolta contra o líder por achá-lo incapaz ou não ser a melhor opção para liderar a tribo. Lembre-se que ser líder não é possuir cargo de líder.
A liderança emergente é quando uma pessoa é líder sem possuir nenhum cargo. Essas pessoas tem a capacidade de influenciar as outras pelas suas qualidades e não pela posição que ocupa. Essas pessoas geralmente dão ânimo à tribo, participam ativamente do fórum, estão sempre on-line em chats, são queridas pela maioria... é o perfil de jogador que toda tribo precisa ter. Algumas vezes o líder emergente é mais respeitado e valorizado que o próprio líder estatuário.

Existem quatro fatores que pode influenciar sua liderança e estão relacionados com o poder:


  • Personalidade: Certas características facilitam a liderança – ser dinâmico, saber encontrar oportunidades, habilidade em negociar, habilidade de relacionamento com as pessoas, e saber motivar.
  • Networking: É um termo comum para falarmos que uma pessoa tem muitos contatos e boa influência, as chamadas redes de relações, geralmente pessoas populares tem um bom Networking, eles conhecem muitas pessoas e isso cria boa oportunidades e facilita a liderança.
  • Autoridade: O cargo também é considerado uma fonte de poder. Mas lembre-se que não é o poder dos líderes, mas sim dos chefes.

  • Competência: Diz respeito ao conhecimento que algumas pessoas têm sobre o jogo – Técnicas, ferramentas, estratégias.. O resultado é que todos lhe fazem consultas.
 
Última edição:

HugoBiologia

Guest
Poder no tribal Wars
“Poder é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos”

Uma das características mais marcantes do Tribal Wars é o poder.

O papel do poder no Tribal Wars está ligado aos inevitáveis conflitos de interesses. Cada jogador quer tomar decisão para seu benefício e isto gera um conflito, por exemplo, um grupo prefere declarar guerra a uma tribo, outros a declarar a outra, uns querem atacar por tal front, ou ainda estão divididos se é melhor ou não recrutar um determinado jogador, e o poder é o meio pelo qual esses conflitos são resolvidos. Porém, não significa o uso de ignorância e ameaças.

Irei citar oito tipos de poder:


  • Poder por coerção. É a exploração do medo. O líder demonstra que poderá punir o membro que não cooperar com suas decisões ou que adotar uma postura de confronto ou revolta. As punições podem ser desde retirar alguma reserva de aldeia, impedira noblagem de algum jogador ou ainda supressão de privilégios, até a ameaça dele ser expulso e noblado pela tribo. Pode ser exercido por meio de ameaças verbais(no raid e skype) ou não verbais, ou no fórum da tribo ou no privado.
  • Poder por recompensa. Exploração de interesses. A maioria dos jogadores tende a ser individualistas e, quase sempre, ambiciosos. Quando um líder propõe prêmios e recompensas, o líder melhora o comprometimento da tribo, fazendo se dedicarem sem supervisão. A recompensa pode ser os pontos prêmios ou reconhecimento, os famosos cargos de moderador, administrador etc. O risco que se corre como principal meio para exercício do poder é fazer a dependência da motivação das pessoas com algum tipo de retorno palpável e de curto prazo, inclusive enfraquecendo a autoridade do líder.
  • Poder por competência. Respeito. O líder se mostra competente. Ele possui conhecimentos e habilidades adequados ao cargo que ocupa, além de atitudes dignas e assertivas. Os membros reconhecem a competência do líder e a respeitam.
  • Poder por legitimidade. Hierarquia. A posição de cargos da tribo confere ao líder maior poder quanto mais elevada sua colocação na clássica pirâmide do poder. É uma autoridade tradicionalmente aceita, porém não necessariamente respeitada, já que ele pode ser líder legítimo mas não ter qualidade e competência para exercer a função.
  • Poder por informação. Conhecimento. O líder, por deter a posse ou o acesso a dados e informações privilegiadas, exerce poder sobre pessoas que necessitam destas informações para realizar seus trabalhos. Note-se que o mero acesso a informações valiosas é suficiente para conferir poder a estas pessoas.
  • Poder por persuasão. Capacidade de sedução:)$). O líder utiliza de argumentos racionais e/ou emocionais para fazer seus membros se convencerem de alguma ideologia ou ainda realizar certas atividades, aceitar decisões ou acreditar em determinados projetos. Trabalha com base em aspectos comportamentais buscando ora inspirar, ou persuadir os membros, de acordo com os objetivos pretendidos.
  • Poder por ligação. Relações. Quero que prestam muita atenção a este tipo de poder, no futuro farei um tutorial apenas sobre isso, é um assunto decisivo sobre Tribal Wars e sobre sua vida, que dificilmente é posto em prática. O líder utiliza sua rede de relacionamentos para alcançar favores ou evitar "desfavores" de pessoas influentes. Em tempos de desenvolvimento das chamadas redes sociais, ampliar e usar relações interpessoais constitui vantagem imaginável.
  • Poder por carisma. Admiração. O líder escolhe ser envolvente, enérgico e positivo e alcança confiança e "submissão" dos membros porque simplesmente gostariam de ser como ele. As pessoas imitam-no, copiam-no, admiram-no com a finalidade de identificação.

Texto retirado da internet:

"Dentre todas as categorias apresentadas, não devemos idealizar uma forma de poder específica. Não há certo ou errado. Há o adequado. Em verdade, o mais indicado é que um líder saiba como, onde e quando exercer seu poder de acordo com o perfil dos subordinados, das circunstâncias e de seus objetivos."

Muitos jogadores concordam com essa frase, dizem até que é uma verdade absoluta. Mas acredito que terei que discordar, futuramente irei dedicar um tópico apenas para a melhor forma de liderar, é claro que provarei o por que discordarei.
 
Última edição:

HugoBiologia

Guest
Reuniões

A reunião serve para debater os problemas da tribo, procurar soluções e principalmente planejar em conjunto as futuras ações da tribo.


  • Membros

    Não existe uma quantidade mínima ou máxima para se fazer as reuniões. Se reunir com uma ou duas pessoas não é interessante, principalmente se todas elas pensarem da mesma maneira, verem o jogo da mesma forma e tiverem estilos semelhantes. Com muitas pessoas a reunião acaba ficando desorganizada ou até mesmo não acontecendo, fica ruim de gerir e de todos darem opinião a respeito do assunto. O ideal é uma quantidade razoável e com pessoas com diferentes visões de jogo.

Perfis da reunião

PS: Isso são perfis e não cargos


  • Sprinters: Um sprinter saberá informar quais as dificuldades encontradas para um rápido crescimento, ele tem a visão de um crescimento rápido que a tribo pode precisar.

  • Endurancers: Tem uma grande visão ao longo prazo. Eles tem facilidade em descobrir como uma atitude tomada agora pdoerá afetar um tempo futuro.

  • Motivadores: Visão coletiva. Os motivadores tende a sentir o clima da nossa tribo. Eles sabem qual a situação que os membros da nossa tribo se encontram, por que estão inativos, quais dificuldades estão passando, e como absorveriam as decisões tomadas nas reuniões

  • Estrategistas: Os estrategistas saberão criar estratégias(dãã) para o crescimento da tribo, saberá analisar o mapa e ver quasi seriam as melhores maneiras da tribo se desenvolver

  • Diplomatas: O diplomata tem o conhecimento sobre as outras tribos. Ele sabe basicamente o que está acontecendo com as outras tribos, de aliadas à inimigas. Sabe os pontos fortes e fracos. E essas informações ajuda o estrategista a planejar as estragegias

  • Recrutadores: O recrutador é quem deve manter contato com os membros. Ele tem que saber como está a relação dos jogadores(fora da nossa tribo) com a tribo dele. Ele sabe qual jogador está insatisfeito, qual seria dificil de sair da tribo, qual seria bom de recrutar para melhorar uma investida contra algum inimigo.

  • Administradores Sabem como viabilizar a nível organizacional as decisões tomadas nas reuniões. Como criar o melhor fórum, como criar melhores imagens... como transformar as ideias e as decisões para a prática


Quem é indicado participar da reunião:




  • Líderes
  • Administradores
  • Generais de guerra / Líderes do esquadrão.
  • Conselheiros
  • Se optarem algum convidado.

  • Período - Semanalmente seria interessante ocorrer as reuniões ou no máximo a cada 15 dias.É necessário definir um horário para que todos os membros possam se reunir. Exemplo: Sábado a tarde das 14-15:30.
  • Pauta -A Pauta significa os assuntos que serão debatidos na reunião.

  • Acontecimentos: Primeiro assunto é falar dos principais aconteciemntos da tribo e do mundo. Exemplo: Saída de um jogador, declarações de guerra, mudança de diplomacia, desistência de algum jogador, se alguma tribo debandou.
  • Balanço da tribo: O que na tribo está errado? Se existe algum jogador inativo. Se alguém está precisando de co-play. Como se encontra o fórum. As operações estão tendo sucesso. Se todos estão cumprindo bem a função
  • Corrigindo erros: Depois de identificar so erros está na hora de corrigir. Quem não está cumprindo bem a função deve ser subsitituido? As estratégias da tribo devem mudar? Devemos recrutar algum jogador?
  • Novas ideias: O que a tribo está precisando de novo? Em que podemos inovar?
  • Planejando o futuro: Está na hora de traçar as metas! Definir onde queremos estar, dividir as funções das novas tarefas aos administradores e executá-las
  • Última reunião: Na próxima reunião irá fiscalizar se todos cumpriram sua função e se todas as metas foram alcançadas.
  • Meio de comunicação: Não indico que seja o fórum da tribo ou facebook. Raidcall, Skype ou MSN poderá acontecer as reuniões sem problemas.
 

DeletedUser

Guest
O Hugo tem sido meu amigo desde sempre, é corajoso como um líder deve ser, é gentil, inteligente, mas o que faz ele especial, é que ele nunca desiste de você. Nunca. Ele vai estar contigo pro que der e vier.’’


Obrigado por ter feito parte do seu tutorial HugoBiologia, você como lider e especial e muito diferente, você sempre busca não ser só lider mais seu AMIGO, vc nem imagina o grande carinho que tenho por vc. Hoje agradeço a vc, pois hoje dou mais valor a quem jogar pela tribo e amigo e isso me fez bem melhor. muito obrigado por ter falado comigo quando eu não queria. Vc e um cara que todos jogadores devem te admirar, pois vc e uma pessoal especial.

Atenciosamente: Tridente.Rj
 

DeletedUser44198

Guest
Parabéns Hugo, como sempre eficiência e qualidade nos tutoriais...
 

DeletedUser

Guest
Quero dar meus parabéns huguete *-* ótimo líder e muito totoso, vai ajudar a fazer novos líderes no TW, o que hoje, está em falta.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser42922

Guest
Parabéns Hugo,
por ser um dos poucos jogadores de TW que ainda sabem jogar este jogo...
Saudades de você e de jogar a vera contigo.
Abração, tmj sempre ! haha' s2
bjo no cerebelo ;*
 

DeletedUser76652

Guest
Hugo ..
Parabéns, seus ensinamentos e as palavras nas horas em que precisamos são muito bons .. !
Beijokas .. :*
 

DeletedUser89785

Guest
ótimo tutorial ! Ser líder realmente é ser o maior servo da tribo, e muitos não entendem isso.
 

DeletedUser67173

Guest
Muito bom esse tutorial. Parabéns Hugo pelo grande feito, que tenho certeza que ajudará tanto jogadores mais novos, quanto jogadores mais experientes..
Obrigado pela citação de minha autoria, agradeço.
Forte abraço!
 

DeletedUser92286

Guest
Show, sempre mostrando a transparência que tem, o amigo que é, e sem dúvida um grande jogador intelectual
 

-=FK=-Biase

Membro Notável
Pontuação de reações
380
grande sabedoria... meus parabens hugo, continue com essa sua humildade de sempre..
 

DeletedUser33634

Guest
Legal mais um líder compartilhando seu estilo e suas artimanhas no ftw. Porém não acho que tais tutoriais surtam efeito, a liderança está muito enraigada na própria personalidade da pessoa, vejam o caso da punks (posso falar só de quem jogo, ok?) nossa liderança não tem nenhum tipo de organização aparente e funciona muito bem.
Acho que o mais produtivo quando se fala sobre liderança no tw são discussões abertas aonde cada um expõe seu ponto de vista, sobre cada tópico, não tutoriais que se mal interpretados por algum novato metido a aventureiro podem gerar fracassos.

Uma coisa que é fundamental ao líder, é talento para a liderança, e isto se adquire à duras penas ou já se nasce.

Em tempo: Bjos Huguinho! Greenpeace são só um bando de desocupados :p
 

DeletedUser14870

Guest
Parabéns pela matéria Hugo e desculpe por não ter contribuído,mas foi uma altura menos boa por motivos pessoais.
 
Topo