[GUIA] Pilares da liderança moderna.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Mtns

Membro Notável
Pontuação de reações
43
Boas meus queridos,


Hoje vós trago um guia, um guia explicando como se deve manejar uma tribo nesses tempos modernos.

Sinceramente, não sou um bem sucedido liderando, sempre busquei aprender com minhas falhas, e diferentes de muitos líderes eu não busco somente o fechamento de um mundo ou o top 1. Eu busco falhar, pois com elas irei me tornando cada vez melhor, e sim, aprendi muito para minha vida pessoal liderando no jogo.

E vós digo, nenhum um homem bem sucedido lhe passará a formula do sucesso, mas um homem que realmente queira lhe ensinar lhe contará sobre seus fracassos.

Falando nisso, alguém aí sabe a tão famosa e bem sucedida fórmula da Coca-Cola??

Lembre-se que isso é um guia, não um tutorial e muito menos um passo a passo. Cada mundo é um mundo, espero que absorvam o que eu aprendi e moldem conforme as tuas necessidades.






Índice - Os pilares da líderança moderna:




1. Introdução - Criei minha tribo, e agora?!
2. Valores e estimulos; Criando um bom clima
3. Resolvendo e evitando problemas.



Introdução - Criei minha tribo, e agora?
Ué Mtns, porquê ali está escrito liderança moderna? Qual a diferença de ter liderado cinco anos atrás e liderar hoje?

Um líder hoje, precisa de qualidades, valores e atitudes que antes não eram tão cobradas. Assim como todo equipamento, serviço ou produto precisam ser atualizados, melhorados e repensados, um líder também precisa.
Eu costumo dizer que o líder é aquele acabamento final, aquela tinta metálica que passam em cima de um carro no seu processo de produção, dando a ele o toque final.

Liderar hoje se torna mais complicado pois com diversos anos de experiência, tutorias, dicas e guias que estão disponibilizados na internet os jogadores tendem a pensar que sabem de tudo, que são melhores sozinhos, que conseguem ganhar um mundo sozinho. Essa é a realidade do tribalwars Brasileiro (não digo dos outros servers, pois não estou em outros servidores) os jogadores estão cada vez mais egoístas.
Ao criar sua made ou sair recrutando no mapa, você tem que ter a noção de que começará a lidar com pessoas e convenhamos, não há nada mais difícil do que lidar com o homem.

Como vocês sabem que seus membros são pessoas você deve saber que estas pessoas obviamente têm vida, estudam, trabalham, comem e fazem tudo o que você faz - a não ser que você seja patrocinado pelo tribalwars e viva só disso - você deve se lembrar também, que essas pessoas tem emoções; ódio, felicidade, tristeza, rancor... entre outras.

Portanto saibam que para muitos, ou para quase todos, tribalwars não é nada mais do que; DIVERSÃO, uma escapatória da dura rotina que passamos. E convenhamos, ninguém gosta de ser obrigado a fazer algo em seu trabalho ou em casa quem dirá num momento de diversão, num jogo.


"O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com pessoas"

Essa é uma frase que eu gosto muito, de umas das pessoas que eu gostaria ter honra de conhecer. Theodore Roosevelt, sou suspeita para falar, sou fã e leio tudo o que posso sobre essa personalidade. Com certeza alguém que gostaria de liderar deve conhecer um pouco de T.Roosevelt.



Agora que sabemos, que devemos ser cautelosos a lidar com pessoas.


Mtns, criei minha tribo, por onde começar?

Eu acredito ao criar uma tribo que tenho 40 dias para realmente montá-la. Muitos dizem que tribos não se formam no começo de mundo, nos 2 primeiros meses e eu digo e afirmo com todas as letras I S S O É M E N T I R A , você como líder, tem como principal função conhecer a personalidade de todos os jogadores da sua tribo antes mesmo de iniciar um guerra naquele mundo, antes mesmo de estabelecer metas, objetivos ou qualquer outra imposição. Como podes enfrentar um inimigo, se não conheces a ti mesmo?!

SE VOCÊ TIVER COM PREGUIÇA DE LER O GUIA INTEIRO, SE ATENTE E GRAVE O QUE VOU DIZER AGORA;

A verdade é que muito líderes perdem tempo moldando metas de tropas, edifícios e pontos afim de tentar determinar como aquele grupo de jogadores devem jogar e esquecem de moldar a tribo de acordo com a qualidade do conjunto que ela tem. POR QUAL DIABOS, você líder quer fazer um jogador que se destaca ofensivamente a fazer muitas defesas só para permanecer na tribo? Porque aquilo era meta?! Não era melhor estimular aquele jogador na sua qualidade, na maneira que ele gosta, que se diverte jogando?! Porque tornar para aquele jogador, obrigando aquela pessoa a se divertir de uma forma que pra ele não é divertido?!


Pense lá em cima!!!
Diplomacias, muitos condenam, falam que tribo que querem vencer mundos não fazem diplomacias, isso é ultrapassado também e eu os digo;


Faça diplomacias!!!! Manipulem-as! Aliás não é um jogo de guerra?! E o jogo de manipulação está presente em nossas vidas, desde de quando ligamos a TV até quando temos receio de fazer algo. Mas não confundam, manipulação com perda dos seus valores, coisa que falarei mais pra frente. Os manipulem sem perder o teu respeito, aliás, precisaremos de outra tribo para fechar o mundo, precisaremos de uma tribo amiga para nos ajudar na jornada. E como teus aliados, conheça a tua tribo e a tua aliada, afim de saber como aproveitar tudo aquilo que tens.

Qual é a hora certa de fazer um aliança? Não sei, não é algo universal. Deve ser aí que de fato entre o fator talento de líder.




Valores e Estímulos; Criando um bom clima.



"0 próprio Deus, senhor, não
se propõe julgar o homem até o final de seus dias
Por que o faríamos, você ou eu?"

Frase retirada do texto: Father Forgets




Eu gostaria de explicar o motivo pelo qual não devemos julgar as pessoas na vida, seja num jogo ou em qualquer lugar... NÃO JULGUE, NÃO CRITIQUE, NÃO CONDENE, NÃO RECLAME, NÃO SEJA VINGATIVO. Talvez eu tenha aprendido isso tarde, da pior maneira, queria muito ter aprendido isso lá na pré escola. E queria muito pedir perdão para aqueles que julguei.
Isso pode parecer muito complexo para alguns, eu poderia realmente explicar, mas não entrarei em detalhes da vida, focarei tal conceito no jogo, na liderança no tribal wars.

Poderia citar diversos valores aqui para vocês; mas sem fugir do tema, tribalwars, deixarei somente esse: não julgue.
Saber porque? Porque você lá quando criou sua tribo sabia que você estava lidando com pessoas que queriam apenas se divertir, sair de suas rotinas.

Não aponte o dedo na cara dela e fale que ela está errada, afinal, é só um jogo, não é?! E todos erram, ajudem as pessoas não as julgem.

PACIÊNCIA, preciso falar desse valor?


Vou citar um exemplo simples;


Sabe quando fazemos aquele pedido de apoio e quase ninguém atende, e não o envia?! TÁQUELAMERDA QUE ÓDIO TINHA DISSO, mas um dia eu pensei, o que será que eu estava fazendo de errado? O que levaria uma pessoa a não enviar o apoio?


Foi aí que pensei; talvez eu tenha pedido errado.

Mostrarei pra vocês dois exemplos, o primeiro de um líder que não leu esse guia, o segundo de um líder moderno, os mesmos fazendo um pedido de apoio através de uma mensagem coletiva.


1º - O líder que não leu o guia.

" ESSA É UMA MENSAGEM COLETIVA,

QUERO QUE VOCÊS ENVIEM APOIO PARA O JOÃO, QUERO QUE ENVIEM 10 MIL LANCEIROS E QUEM NÃO ENVIAR EU VOU KIKAR MESMO, NÃO QUERO NEM SABER, VOCÊS TEM QUE APRENDER A JOGAR ISSO, NÃO TO PRA BRINCADEIRA, VAMOS PERDER ESSA MERDA DESSA GUERRA POR CULPA DE VOCÊS QUE NÃO ENVIAM A BOSTA DO APOIO."



2º - O líder moderno

" Essa é uma mensagem coletiva para toda a tribo

Galera, estamos sofrendo ataque ao norte, o João está tentando segurar afim de que os inimigos não desçam porém após segurar uns ataques o mesmo se enfraqueceu de tropas e está precisando da ajuda da gente, podemos ajudá-lo de qualquer maneira, a quem está tranqüilo e não está recebendo ataques uma quantia de 10 mil lanceiros seria excelente para ajudá-lo, quem estiver em situação mais complicada enviem um pouquinho menos, mas enviem. Vamos ajudar nosso amigo que já nos ajudou quando teve a oportunidade, espero ver todos os apoios indo através do compartilhamento de comando, e lembre-se estou de olho em tudo! "



O primeiro exemplo parece forçado né?! Mas eu juro que já vi muito disso, vamos lá, envolve um pouco de psicologia.
Eu lendo o pedido de apoio do 1º Líder pensei: Vou enviar apoio só porque ele quer?! Ele manda em mim? Quem é João mano?!! Estou só jogando e ele quer que eu mande a apoio só porque ele ta bravo? Ele coloca uma imposição de 10 mil lanceiros, eu nem tenho isso... Que me Kike então! Eu sinceramente pensaria assim, eu se tivesse muitos amigos na tribo, enviaria o apoio, porque sei que é importante, talvez pela experiência... mas tem gente que não sabe da importância.


O segundo exemplo, já vi muitos líderes assim, realmente estimulam a enviar; primeiro ele informa aonde está ocorrendo os ataques, informando a tribo de onde a troca de ataques está acontecendo , segundo ele informa que o João está na luta pela tribo (odeio apoiar moitas). Ele pediu para aqueles que estavam tranqüilo enviasse 10 mil lanceiros, e aqueles que tivessem em situação mais complicada mandassem o que pudessem, mas que enviassem para que realmente não perdêssemos o norte, foi uma imposição? Não... foi um pedido gentil, sem massacre de autoridade e no final ele joga uma pressãozinha falando que está de olho, é melhor do que pegar o porrete e falar que vai kikar não é?!

Sabe o que o líder moderno fez? MANIPULOU, sim. Esse tipo de manipulação que é o correto, tanto para as diplomacias que citei lá em cima.

Não dizendo que o líder 1 não é funcional, mas atualmente não é o mais adequado para liderar jogadores que querem se divertir.

Não sei se fui claro a descrever, mas pra mim tem grande diferença, pra mim isso são os valores que lideres deviam ter. Como já disse, poderia citar outros, mas creio que a base para tribal wars seja essa. O resto deixarei que vocês mesmo desenvolvam com a experiência.


"Magoar as pessoas não apenas não as modificam, como
jamais as despertam para suas atividades."

Essa frase lembro-me de ter visto em algum livro, anotei, infelizmente não lembro de quem era e não achei no google.


Estimular os jogadores.... hm, vi tão poucos fazendo isso..

A verdade é que 98% dos líderes que vi no tribalwars (e na vida também) não buscavam isso, buscavam apenas resultados.
Estimule seus jogadores, os elogiem em "público" quando o mesmo fizer algo que contribua para toda a tribo, elogie-o, converse com ele, não responda suas mensagens somente com um "ok", pergunte para seus membros o que eles acham da tribo, como eles se sentem, os faça se abrir pra você, faça eles te verem comigo amigo e não como um líder. A verdade é essa você é apenas um membro que estimula o restante, eu diria até pra esquecer a palavra líder.





Resolvendo e evitando problemas

"Quando você discute, inflama-se e se contradiz; pode, algumas vezes,
conseguir uma vitória; mas será uma vitória sem proveito porque
nunca contará com a boa vontade do seu oponente"



Para encerrar o guia, esse último assunto.


Foi aqui o erro mais crucial que tive no último mundo que tentei liderar. Exatamente nessa frase, eu quis discutir, quis falar que eu estava fazendo um bom trabalho. Nunca caí da minha liderança e nem fui contestado porque num me contradizia, sabe porque? Porque eu sabia onde eu estava indo. E deixava bem claro pra onde eu estava levando meus companheiros de tribo. Todos sabiam o motivo pelo qual eu tomava X decisão, nunca esconda o motivo para tal decisão, deixe seus companheiros saberem o que você está fazendo, mesmo que você prefira esperar um tempo para explicar os motivos, explique.

Admita teus erros quando errar, poderia acrescentar nos valores, mas deixarei aqui, sempre que errar admita teus erros. Explique para tribo porque você errou, peça sugestões, isso é uma tribo.


"Cada homem que encontro
é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender
dele".

Também peguei num livro, não me lembro de quem é essa frase, podes acrescentar isso no que eu disse sobre aliados acima, manipule certo e terás conhecimento a mais
.

Sinceramente, resolver problemas no Tribal Wars é a coisa mais fácil que um líder pode fazer, se tudo der errado resolva no machado!

Não explicarei muito, darei um exemplo de que aconteceu comigo no último mundo e quero que vocês absorvam;

Eu estava na seguinte situação, consegui em 30 dias moldar a nossa tribo de acordo com os jogadores; só que havia um problema, estávamos em guerra com umas 5-6 mass recruits, e nossos jogadores a maior parte era ofensivo, eu contava com um elenco de 80% de jogadores ofensivos, contra tribos que tinham 5 jogadores pra 1 um nosso. Eu realmente achei que não aguentaria, mas não deixei ninguém saber disso hehehehehe. E estávamos levando muitos ataques, por um segundo achei que a nossa tribo ia tremer. Parei e pensei o que posso fazer pra ganharmos vantagem nessa guerra? Como utilizar meu poder ofensivo da melhor maneira? Como estimulá-los a isso? Como estimular os 20% defensivos a nos ajudar? Sabe, perguntas como essas me abriram a mente. Claro que nunca se deve se liderar sozinho, tens de ter um conselho extremamente confiável, de mente aberta, que lhe ajude. Não irei contar o que eu de fato fizemos pois não é algo universal, não é algo que dará certo para todas as tribos.

Só quero passar a mensagem, conheça seu elenco, conteste teus erros e a solução dos seus problemas será resolvido com facilidade, aliás, é só um jogo.


p.s: O jegue aqui, jogou no word pra ler o guia com mais facilidade e ao colar de volta, perdi toda a formatação :(. Desculpa se ficou meio massante, não sei como arrumar.
 
Última edição:

DeletedUser83796

Guest
acredito que se alguém quiser liderar bem, é só ler um livro chamado O Príncipe, do maquiavel, se a pessoa ler esse livro e souber interpretar bem o que tem lá, vai saber liderar bem qualquer coisa em que for líder kkkk

não li seu tuto inteiro, prometo que vou ver alinda, mas parabéns pela iniciativa, tomara que ajude muita gente
 

DeletedUser81524

Guest
Eu acho que tem que alternar agressividade e gentileza, mas sempre mantendo o respeito. Acho interessantíssimo destacar sempre a equipe da tribo como importante, não o membro. Então costumo trabalhar a integração entre os membros, mostrar respeito, deixar eles me conhecerem e se conhecerem, e ir apertando quando precisar. Ao longo do tempo eu envio mensagens tanto agressivas quanto gentis, não tão agressivas quanto o exemplo, que é desrespeitoso por completo, mas já impus apoio sim várias vezes. Em geral o jogador que não tem condições de apoiar me avisa e eu relevo baseado em seu histórico na tribo. Não entro em mundo pra vencer, entro pra me divertir. Claro que sempre quero vencer, mas sei que isso exige muito mais do que eu posso oferecer muitas vezes. Então entro, formo um elenco baseado em recrutamento in-game de destaques locais, sem importar se o jogador "tem nome". A qualidade dos jogadores nem sempre é ótima, sempre entra muitos noobs no meio, mas nunca expulso alguém por ser noob, o que acho ridículo já que todo mundo precisa aprender em algum ponto.

Assim, como conquisto a lealdade dos meus membros, eles aceitam e entendem as imposições que tenho que fazer de tempos em tempos para manter a tribo. O mais importante é deixar claro que a imposição tem razão, e que não é assim por que eu quero, mas sim por que a tribo precisa.
 

Mtns

Membro Notável
Pontuação de reações
43
acredito que se alguém quiser liderar bem, é só ler um livro chamado O Príncipe, do maquiavel, se a pessoa ler esse livro e souber interpretar bem o que tem lá, vai saber liderar bem qualquer coisa em que for líder kkkk

não li seu tuto inteiro, prometo que vou ver alinda, mas parabéns pela iniciativa, tomara que ajude muita gente

Obrigado!

Eu acho que tem que alternar agressividade e gentileza, mas sempre mantendo o respeito. Acho interessantíssimo destacar sempre a equipe da tribo como importante, não o membro. Então costumo trabalhar a integração entre os membros, mostrar respeito, deixar eles me conhecerem e se conhecerem, e ir apertando quando precisar. Ao longo do tempo eu envio mensagens tanto agressivas quanto gentis, não tão agressivas quanto o exemplo, que é desrespeitoso por completo, mas já impus apoio sim várias vezes. Em geral o jogador que não tem condições de apoiar me avisa e eu relevo baseado em seu histórico na tribo. Não entro em mundo pra vencer, entro pra me divertir. Claro que sempre quero vencer, mas sei que isso exige muito mais do que eu posso oferecer muitas vezes. Então entro, formo um elenco baseado em recrutamento in-game de destaques locais, sem importar se o jogador "tem nome". A qualidade dos jogadores nem sempre é ótima, sempre entra muitos noobs no meio, mas nunca expulso alguém por ser noob, o que acho ridículo já que todo mundo precisa aprender em algum ponto.

Assim, como conquisto a lealdade dos meus membros, eles aceitam e entendem as imposições que tenho que fazer de tempos em tempos para manter a tribo. O mais importante é deixar claro que a imposição tem razão, e que não é assim por que eu quero, mas sim por que a tribo precisa.

Concordo com você na maioria das partes, você se colocou muito bem.
Obrigado por opinar e acrescentar mais ao guia.
 

DeletedUser

Guest
Eu gostei do guia e te convido a participar de minha made no 71

Platoon.
 

Mtns

Membro Notável
Pontuação de reações
43
Eu gostei do guia e te convido a participar de minha made no 71

Platoon.
Obrigado IBRA!
Vamos ver ein, não sei se vou pro próximo BR, realce esse convite pra mim daqui uns dias e eu te darei a resposta! ^o)
 

DeletedUser

Guest
Não acredito que li tudo.

As dicas são muito boas. Espero levar esse conhecimento pra minha vida profissional e social... ^o)
 

DeletedUser103378

Guest
Eu que nunca li um livro, li o seu tutorial inteiro....
Já liderei algumas tribos de passagem(nenhuma made) , sempre fiz mass recruit e sempre usava o modelo 1 de apoio, e realmente não adiantava..., parabéns pela sua iniciativa e vai ajudar muitos leitores do FTW a ser mais "humanos" e entender que há vida fora do jogo.
Eu por exemplo, no BR69 , fui kikado e noblado pela -Fear (atual treta) pois eu não sou jogador defensivo e estavam me obrigando a recrutar 1500 de cada tropa, fora q eu estudo e namoro , e não tenho coplay .. Resultado: não farmava nem 100k por dia, certo dia me enviaram uma meta:
QUEM NÃO TIVER 2KK DE RECURSOS SAQUEADOS ATÉ 14/06 E FAZENDA 28 FULL COM 1500 LANÇA E 1500 ESPADACHINS SERÁ EXPULSO DA TRIBO.

Ta cara, beleza, você vai me expulsar da tribo e pegar minha aldeia....mas vai perder 1 personalidade na sua tribo, 1 opinião diferente que talvez decidisse algo importante.
Pra mim, todo membro é uma semente que ao longo do mundo vai crescendo junto ao tribo tanto em pontos , como no pensamento em conjunto, não gosto de tribos que vamos dizer, tenha 1 ou 2 pessoas que tomam decisões por todos se nem se quer perguntar aos membros a opinião...Por isso adorei o seu tuto pois você citou todo meu pensamento em um texto que não achei nem um pouco cansativo(mas esse meu está)

Vou fazer uma made para o BR72/73, não espero muitos membros aqui no FTW, pois não sou nada "famoso" , mas o intuito do projeto será a > DIVERSÃO.

Att: -Charizard
 

Mtns

Membro Notável
Pontuação de reações
43
Mais uma vez, PARABÉNS!!

Não apenas pelas dicas técnicas do tuto, mas pelo fator importante: O SER HUMANO.

A maioria esquece disso, e é por onde trilha o caminho da derrota.

Muito bom e estimulante esse texto, até me animei a enviar mais uns fakes :p

Obrigado Tika!
Fico feliz em ter te estimulado,

Sucesso com tua tribo jovem gafanhoto.



Eu que nunca li um livro, li o seu tutorial inteiro....
Já liderei algumas tribos de passagem(nenhuma made) , sempre fiz mass recruit e sempre usava o modelo 1 de apoio, e realmente não adiantava..., parabéns pela sua iniciativa e vai ajudar muitos leitores do FTW a ser mais "humanos" e entender que há vida fora do jogo.
Eu por exemplo, no BR69 , fui kikado e noblado pela -Fear (atual treta) pois eu não sou jogador defensivo e estavam me obrigando a recrutar 1500 de cada tropa, fora q eu estudo e namoro , e não tenho coplay .. Resultado: não farmava nem 100k por dia, certo dia me enviaram uma meta:
QUEM NÃO TIVER 2KK DE RECURSOS SAQUEADOS ATÉ 14/06 E FAZENDA 28 FULL COM 1500 LANÇA E 1500 ESPADACHINS SERÁ EXPULSO DA TRIBO.

Ta cara, beleza, você vai me expulsar da tribo e pegar minha aldeia....mas vai perder 1 personalidade na sua tribo, 1 opinião diferente que talvez decidisse algo importante.
Pra mim, todo membro é uma semente que ao longo do mundo vai crescendo junto ao tribo tanto em pontos , como no pensamento em conjunto, não gosto de tribos que vamos dizer, tenha 1 ou 2 pessoas que tomam decisões por todos se nem se quer perguntar aos membros a opinião...Por isso adorei o seu tuto pois você citou todo meu pensamento em um texto que não achei nem um pouco cansativo(mas esse meu está)

Vou fazer uma made para o BR72/73, não espero muitos membros aqui no FTW, pois não sou nada "famoso" , mas o intuito do projeto será a > DIVERSÃO.

Att: -Charizard

Obrigado Charizard,

Desejo-lhe sucesso com a tua futura made e fico muito feliz em ter te ajudado de alguma forma.

Obrigado novamente pelo feedback.
 

DeletedUser102084

Guest
Achei realmente muito bom seu tutorial, eu sou realmente beeeem iniciante no quesito "Liderando uma tribo", primeira vez que pego firme mesmo e sigo adiante com uma tribo que nela faço parte da liderança que é a Uzi|BR68, seu tutorial concerteza me ajudou bastante, abre a cabeça, para repensar, será que isto é certo? será que a maneira que falei é correta?. Certamente, tu é grande líder, aguardo mais dicas assim desses tutoriais seus, obrigado por ajudar.
 

Mtns

Membro Notável
Pontuação de reações
43
Achei realmente muito bom seu tutorial, eu sou realmente beeeem iniciante no quesito "Liderando uma tribo", primeira vez que pego firme mesmo e sigo adiante com uma tribo que nela faço parte da liderança que é a Uzi|BR68, seu tutorial concerteza me ajudou bastante, abre a cabeça, para repensar, será que isto é certo? será que a maneira que falei é correta?. Certamente, tu é grande líder, aguardo mais dicas assim desses tutoriais seus, obrigado por ajudar.


Muito obrigado make!
Realmente devemos estar nos questionando sempre...

Desejo muito sucesso para tua tribo no m68, estou lá também, qualquer coisa me procura lá.. estou com o mesmo nick do ftw.

Abraços.
 

HugoBiologia

Guest
Parabéns Mtns pelo tutorial :) Quanto mais falarmos, discutirmos e debatermos sobre liderança, será melhor pro jogo.

Abraço!
 

L U A N A

Membro Ativo
Pontuação de reações
1
"Magoar as pessoas não apenas não as modificam, como
jamais as despertam para suas atividades."

Gostei da frase, e é o que de fato ocorre.

Muito legal o tuto, queria ter tido um líder moderno.

^o)
 

Mtns

Membro Notável
Pontuação de reações
43
Parabéns Mtns pelo tutorial :) Quanto mais falarmos, discutirmos e debatermos sobre liderança, será melhor pro jogo.

Abraço!

Obrigado Hugo,

Com certeza me inspirei nos teus tutos, qualquer dia marcamos de nos aventurar em um mundo aí.
Abraços!!!


"Magoar as pessoas não apenas não as modificam, como
jamais as despertam para suas atividades."

Gostei da frase, e é o que de fato ocorre.

Muito legal o tuto, queria ter tido um líder moderno.

^o)


Obrigado Luana,

Espero que teu próximo líder leia esse tuto ou até mesmo que você lidere hahahaha!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Topo