Não necessariamente. No TW Plus tem o tempo-base de cada edifício. A partir dali, a construção do próximo nível depende do edifício principal, que encurta esses tempos (exceto do próprio edifício principal) conforme seus níveis.
Isso é uma coisa (construção/evolução de edifícios)
No TW Plus também tem o tempo-base de recrutamento de cada tropa (mas eles realizam outros cálculos, mais precisos). Não é necessário, no entanto, pois, se com um determinado bônus de x% no tempo de recrutamento (dado pelo edifício), o tempo de recrutamento da unidade é um valor y, em segundos, basta dividir y por x, e tem-se aproximadamente o tempo-base de recrutamento da unidade (ex: quartel nível 25, 16% do tempo de recrutamento, 0:02:39 por lanceiro. 159s/0,16 = 993,75s = quase 16min e meio). Aproximado, porque o tempo final apresentado não é exato (ex: 3min26s para recrutar um bárbaro. Não são mostradas as frações de segundo.) Daí, vai por indução. Ex: quartel nível 1, 63% do tempo de recrutamento, 10min41s por lanceiro. 641/0,63 = 1017,46s = quase 17min (lembra que no outro deu quase 16min e meio, essa diferença é o efeito do arredondamento). E por aí vai, com cada unidade, a cada nível do edifício que a recruta. Aproximando até se chegar a tempos satisfatórios, que sirvam de base pra calcular todo o resto.
Isso é outra coisa (recrutamento de tropas)
Sobre a produção dos edifícios, também é uma aproximação. O jeito mais rápido de se achar uma "fórmula" para esta situação é copiar os dados de produção por nível numa planilha, desenhar o gráfico e mandar a planilha estimar a equação que mais se aproxima da curvatura do gráfico.
Isso, todo aluno que concluiu o ensino médio (brasil) tem obrigação de ser capaz de fazer (é sério).