Perfeita análise. O líder só mostra o caminho, nao se pode fazer tudo sozinho vc tem que cultivar a equipe. Até pq se um grupo cai, não é culpa apenas do líder, mas de um todo. Então tem que aprender a dividir as tarefas buscando as qualidades das pessoas para ninguém sobrecarregar e colocar uma dinâmica no grupo onde eles tenham interesse em participar, onde eles se sintam bem e confortável. Tem que saber cobrar também na hora certa, por limites, mostrar que vc tem pulso firme e buscar ser justo nas decisões, ser imparcial.
O título é apenas uma consequência de resultados, tanto interno quanto externo. Mas a vitória ou a derrota é o trajeto que vc fez, o caminho que percorreu, não precisa do título para se dizer que é vencedor, mas sim quando vc assume responsabilidades com o grupo, está presente nas horas de tempestade, reconhece um grupo esforçado, motiva, ensina, tenta corrigir, analisa e aceita opiniões.
O fracasso da ducks veio totalmente da parte interna, o fator externo não influenciou em nada. perder 10, 20 aldeias em ínicio é muito sim, mas é começo de game, se fosse uma equipe presente dava para tentar começar nas bordas.
No mundo 27 a birlik entrou como uma das favoritas do mundo no sudeste, mas o pessoal da tribo irmaos, não lembro se a LR também empurrou eles para a borda o mundo. A birlik teve que noblar alguns continentes longe devido a encontrar grandes tribos de começo de mundo, mas mesmo devido o começo dificil, foi uma tribo que brigou até o final, que perder aldeia para aquele grupo não fazia diferença, que perder terreno não era motivo para desespero, pq um confiava no outro, perderam não por falta de coletivo, mas sim por competência dos inimigos. Mas era um grupo dos mais resistentes que já vi jogar devido a um poder que a liderança transmitia para o grupo.