Uma das mais fascinantes descobertas arqueológicas relacionadas a pergaminhos e correspondências antigas são as "Cartas de Vindolanda". Estas cartas são uma coleção de centenas de tabuinhas de madeira, datadas do final do século I e início do século II d.C., encontradas no forte romano de Vindolanda, perto da Muralha de Adriano, na Inglaterra.
Contexto Histórico
Vindolanda era um dos fortes romanos situados ao longo da Muralha de Adriano, construído para defender a província romana da Britânia contra as tribos do norte. As tabuinhas de Vindolanda foram preservadas nas condições anaeróbicas do solo, o que permitiu que sobrevivessem por quase dois mil anos.
A Descoberta
Em 1973, os arqueólogos descobriram as primeiras tabuinhas enquanto escavavam o local de Vindolanda. Feitas de finas folhas de madeira, as tabuinhas estavam inscritas com tinta e continham uma vasta gama de informações, desde relatórios militares e listas de suprimentos até correspondência pessoal.
A Notícia Famosa
Uma das cartas mais famosas entre as descobertas de Vindolanda é uma mensagem escrita por Claudia Severa, esposa de um comandante de coorte, a sua amiga Sulpicia Lepidina, esposa do prefeito de Vindolanda. A carta, datada de cerca de 100 d.C., é um convite para uma festa de aniversário, tornando-se um dos primeiros exemplos conhecidos de escrita em latim por uma mulher.
Texto da Carta de Claudia Severa:
"Claudia Severa a Lepidina, saudação. No terceiro dia antes das calendas de setembro, irmã, gostaria de te convidar para celebrar o meu aniversário, que farei em casa. Peço-te, portanto, que venhas a nós, para tornar o dia mais agradável para mim com a tua presença. Saúda a tua Cerialis. Meu Aelius e meu pequeno filho te saúdam. Esperarei por ti, irmã. Adeus, minha alma querida, como espero te ver, irmã, meu sal e minha alegria."
Importância Histórica
Esta carta é notável não apenas por seu conteúdo pessoal e afetuoso, mas também por fornecer uma visão íntima da vida social e das relações pessoais na Britânia romana. A descoberta das tabuinhas de Vindolanda revolucionou nossa compreensão da vida militar e civil nas fronteiras do Império Romano. Elas mostram que, mesmo nas distantes fronteiras do império, a escrita e a correspondência eram práticas comuns e vitais para a comunicação.
Legado
As Cartas de Vindolanda são um testemunho valioso do cotidiano romano e sublinham a importância dos pergaminhos e tabuinhas como meios de comunicação. Elas demonstram que, mesmo em tempos antigos, a escrita era uma ferramenta essencial para compartilhar notícias, manter relações sociais e administrar a vida militar e civil.
Esta descoberta também ressalta a durabilidade da escrita como forma de preservar a história, oferecendo-nos uma janela direta para a vida de pessoas que viveram há quase dois milênios.