Atualização da Wiki | Tribal Wars Brasil

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
325
Acompanhei diversas tentativas da comunidade em manter a Wiki atualizada. É um dos canais mais importantes da história do Tribal Wars, servindo como base para tirar dúvidas de alguns players (me incluo aqui) até os dias atuais.

Entretanto, não vejo uma atualização das informações dela. Existem diversas páginas que tiveram sua última atualização há 2, 4 ou até 10 anos, além de algumas que hoje nem deveriam estar ativas (como é o caso da página sobre a Sala de Armas do antigo Paladino). A Wiki não é um local que requer manutenção constante. As mudanças em jogo acontecem no máximo 1x ao ano, o que deveria resultar também em uma revisão da Wiki. Mantê-la atualizada não é algo complicado, levando em consideração a importância que ela tem para toda a comunidade.

Com isso, decidi mapear toda a Wiki atual e iniciar um projeto de atualização do seu conteúdo. Não sou um especialista em nada dentro do jogo, porém a iniciativa tem que partir de algum lado para acontecer. Portanto, conforme for reescrevendo as partes da Wiki, irei compartilhando aqui para conseguirmos revisar tudo em conjunto e torcer para que a administração apenas copie e cole o texto dentro da Wiki.

  • Primeira etapa (janeiro): Atualização Informações Primárias
  • Segunda etapa (fevereiro): Atualização Páginas Afluentes
  • Terceira etapa (março): Novos Conteúdos

Quero me concentrar nessa primeira etapa com a atualização as informações primárias da wiki (tópicos da barra lateral esquerda). Com essa atualização, o próximo passo é mapear e revisar todas as páginas afluentes (muitas não estão indexadas pelo o que percebi). Só após essas duas etapas acredito que conseguiremos adicionar as informações "novas" do jogo, como o Novo Paladino (sim, não tem nada sobre lá.. apesar de ser algo que está em jogo há alguns anos), Funções Premium, Bandeiras, Todas as Regras de Fechamento de um Mundo (Dominância, Segredo, Runas, etc), e tudo mais que foi lançado e não mapeado por lá.

Pode sim existir algum conteúdo destes que citei lá dentro, porém como nem tudo está indexado, é preciso navegar por todas as páginas e links afluentes para conseguir encontrar.

Caso alguém queira participar do projeto, só me avisar! Já tenho toda a 1ª etapa mapeada em um docs com mais de 75 mil caracteres e que iniciei a revisão no começo dessa semana.

E ah, vou deixar um tópico abaixo para listarmos possíveis conteúdos que devam ir para a Wiki. Se você tiver alguma sugestão, só responda o post ou me envie por MP.

Ps.: postei no tópico de Perguntas & Tutorias pois o da Wiki aqui no fórum está fechado para novas publicações.

Sugestões da comunidade de conteúdos:


Atualização: https://help.tribalwars.com.br/wiki/Página_principal


Alterar apenas a palavra "Contenido" para "Conteúdo" na tabela de links.

Atualização: https://help.tribalwars.com.br/wiki/Ajuda_básica
Link com as revisões: https://docs.google.com/document/d/1Izp0f1BZpACBkh61rE6vXJk9qYN_LuB08uX8yxxwafI/edit?usp=sharing

Ajuda Básica

Recursos

Para treinar unidades ou construir edifícios você irá precisar de recursos. Estes são produzidos automaticamente nas suas aldeias através do Poço de Argila, Mina de Ferro e Bosque. A produção de recursos é ininterrupta (salvo em falta de espaço no armazém) e continuará mesmo quando não estiver online na sua conta.

A quantidade de recursos que você receberá é informada ao lado direito da visualização da sua aldeia em volume/hora. O valor de volume dependerá de alguns fatores como nível do edifício, velocidade do mundo e se há ou não bônus ativos (bônus base, bônus de bandeira, bônus de paladino e bônus premium).

Em um mundo padrão, com velocidade 1.0 e sem bônus, o volume base de recursos gerados por hora de acordo com cada nível de edifício seguirá a regra da tabela abaixo.

lIiud_koLUN2XHoU7RmVd1z5Wf6nVVMQwJb0m-ZSSrA6M5CF3L6dRKKVsixkPRVO9nhdtSXPHUHr0JHS6y7L9ApI8GGzpLbHQPcsV2StiMStFJNvPPO0t1rH15oPpowXjElfIb8l


Dica rápida
Sempre que o seu Armazém (depósito de recursos em uma aldeia) estiver cheio, a produção de recursos será interrompida. Para que isso não aconteça e você possa sempre produzir, lembre-se de desenvolver o seu armazém conforme for evoluindo seus edifícios de produção. Assim evitará perda e manterá um crescimento constante de sua vila.

H2tg1Jvf8E493rThvRIxLETSCVfjOMeAb0e-ZdkX9QeL2Gq-KV-I-nj9xeemqjWdtSSOd11c4USUtjRnl3UZmb9v2JA6tMHfEzvfBMK03ceJNBI_tveLMOiHAxFGRPRpLK3yWmJO


Você pode acompanhar a quantidade de recursos armazenada e o tamanho de armazenagem no canto superior direito na página de overview de sua aldeia.

Primeiros passos

Quase todas as ações dentro do jogo, nos primeiros dias, gira em torno dos Recursos. Eles são essenciais para que você possa evoluir sua vila, aumentando o nível dos edifícios e também desenvolvendo tropas.

Ao início de um mundo, todos os jogadores iniciam com a mesma pontuação - o que significa que todos estão no mesmo ponto de partida: edifícios no nível mínimo e tropas - e todos possuem uma proteção inicial contra ataques (que durará de acordo com o informado nas configurações iniciais). Neste ponto, apenas aldeias bárbaras e bônus podem ser atacadas e saqueadas (farm). Na grande maioria dos mundos no Tribal Wars Brasil, os jogadores poderão cumprir algumas quests iniciais que os ajudará em um primeiro direcionamento de construções (rush), oferecendo recursos e outros ativos conforme o cumprimento dessas.

Em grande parte, o Rush nas primeiras horas em um mundo é baseado na solução das quests. Após as primeiras quests, há diversas estratégias que poderão definir como serão os seus primeiros dias em um mundo: você poderá correr atrás de tropas e iniciar a captura de recursos via Saque e/ou Coleta ou poderá focar no crescimento dos Edifícios Produtores de Recursos, chamados em jogo de Minas.

Lembre-se: cada upgrade de um edifício pode possuir um pré-requisito (quantidade de recursos, quantidade de população disponível ou até que outros edifícios estejam em determinado nível).

Dica rápida
Para definir sua estratégia nos primeiros dias, lembre-se de sempre estar ciente das configurações do mundo. Em mundos com velocidade rápida e um mapa com poucas aldeias bárbaras e bônus, buscar um crescimento das Minas pode ser uma boa alternativa de ganhar recursos. Outro fator importante é visualizar seu Mapa constantemente: se sua região possuir um volume considerável de aldeias bárbaras e bônus, talvez faça sentido focar na produção de tropas para realizar o farm dos recursos dessas aldeias.


Visão Geral da Aldeia

A visualização geral oferece informações importantes sobre sua aldeia em apenas uma única página. Você poderá ver o desenvolvimento dos edifícios, a sua produção de recursos, as suas tropas e os comandos da praça de reunião ativos (movimentações de tropas),

Há duas opções de visualização geral: a Clássica e a Gráfica. Abaixo as diferenças em a visualização clássica e a gráfica:

WX9sTA1bXHNaLdsiotOkbdkiwpp-VoQilCMknE_UHJsWZCiT1WnIvusrIbEd1_nkAMAljNi73TSFXWHqtLnpo7_-y-2xrM3gq-9o03vn3txqnt6wRsNAEgv6nDaYvYhbIC6-Wmor
VgGkIT3dh7BbWAw1AokFPAG55JFIOf6uyeBy6ImbVPibnHA4Anv8jOFLQ7jQcj99Z3OuwwD9st8AtTc6zciYo_c42Wkegn8k1mpgcidnscl-UVXfh_bhACRQ6OIRlxbONEFlU24Q

Por padrão, a visualização inicial é a Gráfica. Você poderá alternar a qualquer momento entre uma e outra através do menu Configurações > Opções de Jogo > Configurações da visualização geral da aldeia.

Construindo Edifícios

Você poderá construir edifícios através do Edifício Principal em sua aldeia. Para fazer o upgrade de qualquer edifício são necessários Recursos e espaço na Fazenda (exceto na construção de edifícios como Armazém, Fazenda e Esconderijo).

Se cumprir os requisitos mínimos, na coluna Construir aparecerá a opção “Nível X” ao lado de cada edifício. Lembre-se: quanto maior o nível de um edifício, mais recursos e espaço na Fazenda serão necessários para o próximo nível.

Adicionalmente, alguns edifícios precisam que outros estejam em determinado nível como requerimento. Como exemplo, você só poderá construir o Mercado depois de ter construído o Armazém até certo nível. No edifício principal você poderá acompanhar esses requerimentos, bem como os seus custos.

Dica rápida
Você pode alterar o nome da sua vila na parte inferior da página do Edifício Principal.

Recrutando Unidades

O recrutamento de tropas está disponível através do Quartel, Estábulo ou Oficina. O primeiro dos edifícios de recrutamento disponíveis é o Quartel, que será liberado para construção após você cumprir os requisitos mínimos.

A unidade de lanceiros estará disponível para recrutamento sem a necessidade de pesquisa (realizada no Ferreiro) assim que você construir o primeiro nível do Quartel.

Cada unidade possui seus requerimentos de recrutamento (recursos e população na Fazenda), além de tempo de recrutamento. O tempo de recrutamento é diminuído conforme o nível do Edifício de Recrutamento usado (Quartel, Estábulo ou Oficina).

Além disso, cada unidade possui seus atributos base que podem ser consultados ao clicar em cima do seu nome dentro dos edifícios de recrutamento.

l6_Td5E1Hgxc3EF8fqSKWCj_7nodKjQedxinUztwt3mtlReX-2bNR0jqmPtSIFOJdOi7m0g7fbxsidFzhIwykgkF8zePz0eZ-1rhrNUCYvoZ4H3wSi2jIBqNggU-T8nUlY2t8lGL
 
Última edição:

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
325
Atualização: https://help.tribalwars.com.br/wiki/Aldeias


O Tribal Wars gira principalmente em torno das aldeias, nelas você conseguirá criar e evoluir os Edifícios, criar Unidades, além de muitas outras ações.

Tipos de Aldeias

Além da existência de aldeias de jogadores, há outros tipos espalhadas pelo mapa do mundo no Tribal Wars:
  • Aldeias Bárbaras;
  • Aldeias Bônus;
  • Aldeias Rúnicas;
  • Fortalezas.

Aldeias Rúnicas


Aldeias bárbaras e bônus


Especializações

Com o desenvolver do jogo, especializar suas aldeias é primordial para conquistar maior espaço em jogo através de ataques e defesas. Popularmente, há alguma Especializações que são realizadas pela grande maioria de jogadores nos dias atuais:

  • Aldeias Ofensivas: tem com o propósito estruturar a pesquisa e recrutamento de unidades com maior poderio de ataque, tais como Bárbaros, Cavalarias Leve, Arqueiros a Cavalo, Aríetes e Catapultas.
  • Aldeias Defensivas: ao contrário das ofensivas, a especialização aqui fica com foco em tropas com maior poderio de defesa, entre elas Lanceiros, Espadachins, Arqueiros e Cavalarias Pesadas.
  • Aldeias de Suporte Rápido: são aldeias especializadas apenas no recrutamento de Cavalarias Pesadas (tropa com maior poderio defensivo e maior velocidade de movimentação, porém com custos elevados). Especialização recomendada para aldeias em front de guerras.
  • Aldeias de Espiões: especializada unicamente na produção da unidade de Exploradores. Essa é uma unidade neutra que tem como objetivo identificar tropas, construções e recursos em aldeias abandonadas e de jogadores. Apenas Exploradores podem combater Exploradores.
Tropas e Edifícios

Edifícios
Uma aldeia é constituída por edifícios. Entretanto, alguns só estarão disponíveis em um mundo caso a configuração do mesmo abranja ele, tais como Igreja e Torre de Vigia. Abaixo a lista de edifícios disponíveis em Tribal Wars:
  1. Edifício Principal
  2. Quartel
  3. Estábulo
  4. Oficina
  5. Igreja (primeira igreja)
  6. Academia
  7. Ferreiro
  8. Praça de Reunião
  9. Estátua
  10. Mercado
  11. Bosque
  12. Poço de Argila
  13. Mina de Ferro
  14. Fazenda
  15. Armazém
  16. Esconderijo
  17. Muralha
  18. Torre de Vigia

Unidades
As unidades são as principais defesas e os ataques de uma aldeia, podendo ser criadas no: quartel, estábulo e oficina. Além desses, é possível recrutar “unidades especiais” na Academia (nobre, utilizado para conquista de aldeias), Fazenda (milícia, usada para ajudar na defesa de uma aldeia no início de jogo) e na Estátua (paladino, utilizado para melhorar os status de uma tropa). Abaixo as tropas disponíveis em cada edifício:

  1. Quartel: Lanceiro, Espadachim, Bárbaro, Arqueiro.
  2. Estábulo: Explorador, Cavalaria Leve, Arqueiro a Cavalo, Cavalaria Pesada.
  3. Oficina: Aríetes, Catapulta.
  4. Estátua: Paladino
  5. Academia: Nobre
  6. Fazenda: Milícia

Atualização: https://help.tribalwars.com.br/wiki/Árvore_tecnológica
Recomendação: Remoção do tópico


Árvore Tecnológica

Não acho que seja um ponto relevante, pois dentro do jogo isso já é informado na tela do Edifício Principal. Se acharem relevante, posso pensar em uma maneira de mostrar da mesma forma que dentro do jogo (que é super didático) e migraria isso para dentro de Edifícios.
 

Leandruz

Membro Notável
Pontuação de reações
325
Atualização: https://help.tribalwars.com.br/wiki/Edifícios
Ajustes realizados: correção de erros gramaticais e adequação do contexto de alguns edifícios.

Recomendação: substituir o arquivo de imagem de cada edifício pelo mesmo utilizado na Wiki EN (https://help.tribalwars.net/wiki/Buildings), sem as bordas de recorte.

Edifícios


Edifício Principal
No Edifício Principal você pode construir ou melhorar outros edifícios. Quanto maior o nível deste, mais rápida será a construção dos demais edifícios em sua aldeia. Assim que o Edifício Principal estiver no nível 15 você poderá demolir os níveis dos edifícios nesta aldeia conforme seu planejamento.

Quartel
No Quartel você pode recrutar suas tropas de infantaria. Quanto maior o seu nível, mais rapidamente poderão ser recrutadas novas tropas.

Estábulo
No Estábulo você pode formar novos cavaleiros. Da mesma forma que no Quartel, quanto maior o seu nível mais rapidamente poderão ser recrutadas novas tropas.

Oficina
Na Oficina podem ser produzidas máquinas de guerra. Quanto maior for o nível da Oficina, mais rápido serão produzidas novas máquinas.

Academia
A Academia é o edifício onde são treinados os Nobres, conforme você cumpra os requisitos para o mesmo. Este edifício é fundamental para a conquista de novas aldeias.

Ferreiro
No Ferreiro você pode pesquisar unidades e habilitá-las para recrutamento nos seus respectivos edifícios. Quanto maior o nível do Ferreiro menores serão as durações de tais pesquisas. Cada unidade possui um requisito de nível de Ferreiro.

Praça de Reunião
Na Praça de Reuniões encontram-se seus guerreiros antes da batalha. Aqui você poderá comandar ataques, defesa, mover suas tropas, Coletar Recursos e também simular resultados de batalhas.

Estátua
Perante a estátua os habitantes de sua aldeia oferecerão homenagens ao seu paladino. Caso o paladino morra você poderá apontar outro guerreiro como novo paladino.

Mercado
No Mercado você pode transferir recursos de aldeia para aldeia, além de aceitar e propor ofertas de trocas de recursos com outros jogadores.

Bosque
Os lenhadores coletam madeira dos bosques que rodeiam as aldeias. Tal madeira é necessária para o desenvolvimento da própria aldeia, assim como para o fortalecimento do exército. Quanto mais alto o nível dos lenhadores, mais madeira será produzida por hora.

Poço de Argila
No Poço de Argila trabalham muitos de seus homens, a fim de prover sua aldeia com argila para a construção de edifícios e tropas. Quanto maior for o seu nível, maior será sua capacidade de produção por hora.

Mina de Ferro
Da Mina de Ferro é extraído o material chave para batalhas em Tribal Wars. Quanto maior for o seu nível, maior será sua capacidade de produção por hora.

Fazenda
A Fazenda provê sustento a seus trabalhadores e tropas. Sem o desenvolvimento da Fazenda a sua aldeia não crescerá. Quanto maior o nível da Fazenda, mais habitantes estarão à sua disposição.

Armazém
No Armazém são estocados os recursos produzidos pela aldeia. Quanto maior for o nível do Armazém, maior será a sua capacidade de armazenamento.

Esconderijo
No Esconderijo são escondidos recursos que, em caso de ataque inimigo, não poderão ser roubados. Os Exploradores inimigos também não podem descobrir quantos recursos estão guardados no Esconderijo.

Muralha
A Muralha oferece proteção contra tropas inimigas. Por meio dela são aumentadas tanto a defesa básica da aldeia como a força defensiva de suas tropas.

Igreja
A igreja ajuda os aldeões religiosos nas aldeias vizinhas. Sem uma igreja as suas tropas na região afetada por outra igreja perderão grande capacidade de combate.

Primeira Igreja
A primeira igreja ajuda os aldeões religiosos nas aldeias vizinhas. A primeira igreja só pode ser construída uma vez, ela possui as mesmas atribuições que a Igreja.

Torre de Vigia
A torre de vigia monitora sua vizinhança para ataques recebidos em suas aldeias. Uma vez que um ataque está dentro do alcance de sua torre de vigia, ele marcará os ataques com informações apropriadas, independentemente da aldeia que seja alvo do ataque.

Atualização: https://help.tribalwars.com.br/wiki/Unidades

Unidades

Nada para alterar.
 

*Mazz*

Membro Notável
Pontuação de reações
247
Gostaria se possível algum membro me desse mais detalhes sobre a Torre de Vigia. Precisa ter conta premium? Pergunto pq uma vez fiz essa Torre e o ataque estava bem próximo de chegar e não consegui ver a quantidade do ataque adversário.
 

Deleted User - 919529165

Guest
Boa tarde, segue link sobre a torre vigia

TORRE

Sobre sua questão de premium:

As etiquetas são mantidas mesmo se o ataque estiver fora do alcance de uma torre de vigia. As tags são exibidas na visão geral da aldeia. Os jogadores com uma conta premium ativa também os verão na visão geral das Chegadas.
 
Topo