DeletedUser33634
Guest
Deixem-me apresentar, primeiramente para quem não me conhece. Sou Devil Crist, atualmente na liderança da PUNKS no br45 e ex líder |OPL| no br37 e |SODA| no br30, jogo pra valer desde o br18 e já passei por um bocado de tribos por estas minhas andanças do tw.
Att.: Devil Crist
Bem, tem-se visto de uns tempos para cá, que muitos jogadores, outrora iniciantes, tem se beneficiado demais do recente boom de informação que os próprios jogadores mais experientes vêm promovendo (principalmente com uma chuva de tutoriais aqui no ftw).
Não quero parecer oldista, tampouco elitista, somente citar o fato de que antigamente, para a formação de o que vou chamar aqui de jogador pleno de tw - entenda por isto, alguém que além de saber a maioria das técnicas de sprint, guerrilha, tem um bom feeling para a melhor estratégia a ser adotada para cada situação - era necessário que este já tivesse participado de várias tribos consideradas de elite em vários servers, ou que fosse apadrinhado por um grande jogador, que lhe ensinasse tudo o que necessita para chegar ao topo. No entanto, hoje em dia, basta ter a paciência de ler 3 ou 4 tutoriais no ftw, que já é possível entrar em qualquer server com um nível de jogo razoabilíssimo.
Certa vez, li em uma conversa com um bom jogador amigo meu; que entrava tardiamente no mundo 36, com fazenda full por volta dos 4k porém que estava recebendo um NT de 150ms e já havia errado as tentativas de snipe por cancelamento; uma frase que me chamou atenção: "Estou sendo noblado por mais um destes jogadores de Opera".
Nitidamente, ele fez menção ao que eu trato neste texto por "democracia do conhecimento": Um jogador, que provavelmente, 10 ou 11 servidores de tw atraz, não saberia lançar tal nt, praticamente indefensável, no entanto que por ler um tutorial do fórum, obteve sem mérito e esforço nenhum, acesso a esta informação.
Segundo outro grande amigo, Marlboro Blue, esta revolução na maneira de se jogar e também a "padronização dos jogadores" começou por volta do br28. Estavamos outro dia, saudosamente relembrando, que em nossos primeiros mundos um nt era composto de 4 ou 5 fulls, coordenados utilizando o twstats, com um nobre em cada. Obviamente eu não sinto saudades desta época, até por que dava um trabalhão danado fazer isto. No entanto aprendemos na marra, sofrendo, que há jeito mais facil de se jogar, enquanto hoje em dia, posso ensinar meu irmão de 5 anos a jogar (isto é uma hipérbole) e ele pode chegar ao top10 de um mundo.
Hoje, todos sabem que se deve farmar sempre, independente do número de aldeias, que quem faz aldeias mistas inicia o jogo em desvantagem e que caso lhe ataquem no começo do mundo, basta enviar as tropas no segundo exato do retorno na aldeia atacante.
Gostaria de ressaltar mais uma vez, que não sou contra o benefício que os novos jogadores tem com o ftw, da mesma forma que não sou contrario ao benefício que os novos estudantes tem com Google e Wikipedia, tampouco me acho melhor por ter vivido outra fase, em que tudo era mais difícil.
Outra opinião que me marcou muito foi a de que alguns jogadores só "deram show" e viraram referência em servidores passados, por que já conheciam cheets que hoje são conhecidíssimas, como o auto-farm. Alguém concorda?
O ponto que gostaria de discutir é até que ponto este desencastelamento do conhecimento é benéfico ao jogo e aos jogadores. Quando vocês começaram a notar este fenômeno?
Isto vem para melhorar o jogo ou "só para beneficiar noobs" - já recebi opiniões assim.
Os vanguardistas do tw são a favor da publicidade do conhecimento, ou acham que deve permanecer apenas entre poucos previlegiados? Quais diferenças vocês vêem entre o tw moderno e o antigo?
Não quero parecer oldista, tampouco elitista, somente citar o fato de que antigamente, para a formação de o que vou chamar aqui de jogador pleno de tw - entenda por isto, alguém que além de saber a maioria das técnicas de sprint, guerrilha, tem um bom feeling para a melhor estratégia a ser adotada para cada situação - era necessário que este já tivesse participado de várias tribos consideradas de elite em vários servers, ou que fosse apadrinhado por um grande jogador, que lhe ensinasse tudo o que necessita para chegar ao topo. No entanto, hoje em dia, basta ter a paciência de ler 3 ou 4 tutoriais no ftw, que já é possível entrar em qualquer server com um nível de jogo razoabilíssimo.
Certa vez, li em uma conversa com um bom jogador amigo meu; que entrava tardiamente no mundo 36, com fazenda full por volta dos 4k porém que estava recebendo um NT de 150ms e já havia errado as tentativas de snipe por cancelamento; uma frase que me chamou atenção: "Estou sendo noblado por mais um destes jogadores de Opera".
Nitidamente, ele fez menção ao que eu trato neste texto por "democracia do conhecimento": Um jogador, que provavelmente, 10 ou 11 servidores de tw atraz, não saberia lançar tal nt, praticamente indefensável, no entanto que por ler um tutorial do fórum, obteve sem mérito e esforço nenhum, acesso a esta informação.
Segundo outro grande amigo, Marlboro Blue, esta revolução na maneira de se jogar e também a "padronização dos jogadores" começou por volta do br28. Estavamos outro dia, saudosamente relembrando, que em nossos primeiros mundos um nt era composto de 4 ou 5 fulls, coordenados utilizando o twstats, com um nobre em cada. Obviamente eu não sinto saudades desta época, até por que dava um trabalhão danado fazer isto. No entanto aprendemos na marra, sofrendo, que há jeito mais facil de se jogar, enquanto hoje em dia, posso ensinar meu irmão de 5 anos a jogar (isto é uma hipérbole) e ele pode chegar ao top10 de um mundo.
Hoje, todos sabem que se deve farmar sempre, independente do número de aldeias, que quem faz aldeias mistas inicia o jogo em desvantagem e que caso lhe ataquem no começo do mundo, basta enviar as tropas no segundo exato do retorno na aldeia atacante.
Gostaria de ressaltar mais uma vez, que não sou contra o benefício que os novos jogadores tem com o ftw, da mesma forma que não sou contrario ao benefício que os novos estudantes tem com Google e Wikipedia, tampouco me acho melhor por ter vivido outra fase, em que tudo era mais difícil.
Outra opinião que me marcou muito foi a de que alguns jogadores só "deram show" e viraram referência em servidores passados, por que já conheciam cheets que hoje são conhecidíssimas, como o auto-farm. Alguém concorda?
O ponto que gostaria de discutir é até que ponto este desencastelamento do conhecimento é benéfico ao jogo e aos jogadores. Quando vocês começaram a notar este fenômeno?
Isto vem para melhorar o jogo ou "só para beneficiar noobs" - já recebi opiniões assim.
Os vanguardistas do tw são a favor da publicidade do conhecimento, ou acham que deve permanecer apenas entre poucos previlegiados? Quais diferenças vocês vêem entre o tw moderno e o antigo?
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