Sugestão Pay to win

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Sapatoo

Novo Membro
Pontuação de reações
17
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Prezados,

Provavelmente as perguntas nunca serão respondidas, tomara que eu morda minha lingua (provem que estou errado), lá vai!

Perguntas:
1- Quais seriam os motivos para que a INNOGAMES não faça mais mundos BR consecutivos sem troca premium/mercado premium?
2- Procurando respostas para isso no FORUM encontrei uma mensagem de um moderador (allura) citando que o mundo BR não atende aos requisitos para que fosse criado mundos sem o sistema supracitado, portanto quais seriam estes requisitos?

Agora vou levantar alguns pontos longe da lamuria supra:


Particularmente a TROCA PREMIUM não é PTW (PAY TO WIN) como muitos dizem, afinal é uma maneira gratuita de obter pontos premium :) e essa parte é genial não pelo fato de ser gratuito e sim pelo fato que isto auxiliaria na manutenção da player base que não tem como gastar dinheiro real. Afinal, quem gasta dinheiro real continua jogando e vai ter com quem jogar contra. Entretanto nenhum projeto nasce completo, caso contrario não existiria patchs/versão/atualizações. Portanto segue abaixo algumas sugestões e demais pontuações:

1- Até o momento os PP (pontos premium) ganhos podem ser utilizados nos mundos seguintes e portanto a minha primeira sugestão é bloquear a utilização para somente no mundo atual em que a conta está. Sim, basicamente: Troquei recursos por pontos premium no M320 e somente posso utilizar neste mundo.

2- Deveria ter pré-requisitos mínimos para liberar o mercado premium, seja por:
a) Número de trocas (comuns) realizadas: "100 trocas realizadas, parabéns você liberou a troca premium!"
b) Mercado nível 15 e Armazém nível 10;
c) Atinja 1.000 pontos.
d) Gaste 500 pontos premium.
e) Troca premium liberada somente com CP.

3- Caso não seja removido do jogo ou não sejam colocados pré-requisitos para liberar a TROCA PREMIUM, outra questão seria limitar:
a) Durante as 24 horas do dia é possível trocar somente 50 mil recursos (50.000 = madeira+argila+ferro).
b) Máximo de 3 transações dentro de um período de 24h.
c) Máximo de 100PP por dia.

4- Motivo principal para implementação de qualquer uma das sugestões acima é: É um jogo de estratégia a longo prazo, não precisa ser imediatista até porque a principal geração que joga este jogo não é a mesma do instagram/tik tok. É um nicho acostumado com longas esperas na fila para pagar boleto, ou seja, 20 horas pra evoluir um edificio é fichinha pra essa galera.

Obs: Não, eu não tenho 50 anos... Tenho metade disso...Só tenho alma de velho....E pago meus boletos pelo app do banco... rsrsrs

*Pensei nestes em um rápido brainstorm (toró de ideias - PT-BR).

Um grande abraço para equipe INNOGAMES!

Atenciosamente,
Sapato

5- Outra sugestão, que eu considero inviável, é bloquear a compra dos recursos, somente a venda em troca de pontos premium.

Cumpre ressaltar que a crítica não é a obtenção dos pontos e sim ao fato de que esta ferramenta acelera o jogo de um forma exacerbada, pois dentro dos 5 dias é possível ter nobres somente gastando os pontos premium obtidos GRATUITAMENTE ou não. Do meu ponto de vista a proposta do jogo não é está e caso seja este sistema deveria ser balanceado/melhorado/ajustado/repensado.
 

wellcome

Membro Notável
Pontuação de reações
363
Sapato, entendo seu pensamento, é o mesmo de vários jogadores, mas a Inno é uma empresa, e toda empresa sem lucro, quebra. Com o passar dos anos a Inno entendeu que seu lucro aumentou consideravelmente com a venda de pp no mercado premium. Não haverá limitações. Nunca. Pedir para limitar é como determinar que um posto de gasolina venda apenas X litros até mesmo para aquele cara que quer encher o tanque.
 

Sapatoo

Novo Membro
Pontuação de reações
17
wellcome, tudo bem? Obrigado por responder :) !

Na verdade estou questionando justamente esta parte: "aumento considerável com venda de pp". Haja visto que se eu "player" tenho a oportunidade de conseguir de graça logicamente não vou pagar por aquilo. Há exceções a esta regra, pois sempre temos aqueles que irão gastar dinheiro para obter um fração de vantagem, entretanto com base em pura "especulação" o que mais ocorre é o farm de pontos premium e não o gasto de DINHEIRO > PONTOS PREMIUM. (chutando 90% farm contra 10% pagantes)

OBS: Obviamente nunca será aberto a público tais dados. São questões que envolvem o setor financeiro/controladoria e não desrespeitam aos demais.

Agora seguindo a sua analogia do posto de combustível vamos partir da seguinte historia:

Existe uma terra onde cada casa tem um local mágico que gera magicamente 100 litros de gasolina, diesel e álcool a cada uma hora. 95% da população adora combustíveis e quer ter ainda mais para utilizar, portanto alguns bolaram um esquema:

1- Quando o mercado estiver pagando 1 real para cada 5~6 litros de combustível ele/ela irá vender.
2- Quando o mercado estiver pagando mais do que 6 litros para cada 1 real ele/ela irá comprar.

Obs: 5% da população não faz este esquema, simplesmente utiliza o dinheiro ganho trabalhando normalmente para conseguir mais combustível independente do valor atual do mercado.

Pergunta: Agora na prática se vendermos 5 litros de combustível a 1 real e comprarmos 10 litros de gasolina a 1 real qual é o LUCRO do posto? Lembrando que o combustível é gerado magicamente a cada 1 hora.

Resposta: O posto não tem ganhos expressivos, pois a quantidade de pessoas que gastam dinheiro sem vender o combustível magicamente gerado é diminuta.

Se você leitor achou confuso ou pensou: nossa isso não faz sentido! Exatamente, não faz sentido!

Fiz um pouco de graça, mas não leve a mal pois estou tentando transpassar o meu ponto de vista.

Atenciosamente,

Sapato ;)
 

Sapatoo

Novo Membro
Pontuação de reações
17
Aposentado, beleza? Então, pobre ou não a vantagem obtida pela compra de recursos desbalancea o jogo de um forma surreal e não precisa ser muito inteligente pra ver que essa desculpa de lucro é um tanto quanto ilógica. Claro 1 real que entra ainda é lucro, mas continua sendo 1 real...

----

Agora voltando ao outro tópico: Inno é uma empresa.

Quer ter lucro mesmo? Crie formas para que o mercado premium REALMENTE seja premium e não um mercado aberto, isso sim iria gerar lucro. Ainda mais que quem teve anos de gostinho de comprar recursos e ter um "mérito" por ganhar através disto vai obviamente querer desbloquear esta função. E a função não precisa ser necessariamente paga, pode ser algum outro requerimento.

Além disso está não é a única maneira de fazer dinheiro com um jogo:
1- Desenvolvam cosmeticos/skins,
2- Troquem o pp por uma NFT de vocês. Não tem ? Cria.
3- Mundo sem toca premium e para entrar tem que pagar 500 pontos premium.
3.1- Ou a conta tem que ser premium para que seja desbloqueado tais mundos sem troca premium. Seja através de uma mensalidade, trimestral, semestral, anual ou um número limitados de mundos (1, 2, 3...).


Obs: Garanto que farão muito lucro com a última, até porque acredito que não sou o único insastisfeito com isso e com toda certeza pagaria para jogar em um mundo sem está única função.



Atenciosamente,

Sapato ;)
 
Última edição:

Ghost IP

Membro Ativo
Pontuação de reações
133
Sapatoo, parabéns pela iniciativa e levantamento do tópico. Eu como jogador do nosso querido Tribal Wars, compartilho dos mesmos sentimentos aqui apresentados. Sempre fui contra jogos pay to win, e apesar dos pontos premium não se caracterizarem como tal, por ser um recurso de acesso gratuito dentro do jogo, suas funções de fato quebram o balanceamento do jogo, resultando em experiências semelhantes a de jogos PTW e fugindo totalmente do seu propósito: "a game they would enjoy playing which would also offer an extensive, fun gaming experience" ("Um jogo que eles gostariam de jogar que também oferece uma experiência longa e divertida.").

Claro que todo objetivo de uma empresa gira em torno de seus lucros. As ideias sugeridas são muito interessantes, tanto é que deixa em aberto a possibilidade da criação de um tópico somente para este assunto. Mas o ponto todo não é este.


Vamos ao fato:

Desde de a sua fundação em 2007, iniciada a partir do desenvolvimento do próprio Tribal Wars, a Inno Games vem demonstrando um crescimento sustentável na sua receita. O que mais chama atenção é que em junho de 2019, só o jogo Forge of Empires, lançado em 2015, atingiu a marca de 500 milhões de euros em receita vitalícia, montante este responsável por 50% de todo o faturamento da empresa até então. ESPECULANDO que a outra metade da receita esteja dividida igualmente aos demais jogos, a fatia da receita oriunda do Tribal Wars gira em torno de 7%, saldo este equivalente à 7 milhões de euros. Ou seja, com somente 4 anos de existência o Forge of Empires gerou 7 vezes mais receita que o Tribal Wars com 12 anos de existência.


Quebra de argumentos:

Mantendo este cenário como hipótese, qualquer discurso ou argumento semelhante ao de "a empresa precisa de alguma forma de arrecadar dinheiro" dentro do ambiente do Tribal Wars vai por água abaixo, uma vez que a receita do jogo representa apenas uma pequena parcela da pizza. A Inno não depende do TW para ter lucro.

O mesmo raciocínio vale para as novas sugestões de fonte de receita. Porquê uma empresa iria investir tempo e dinheiro para remodelar a estrutura de um jogo com baixa projeção de retorno, se ela pode investir esse mesmo dinheiro em outro jogo que conseguiu melhores resultados? Nesse contexto, faz mais sentido realocar os recursos aonde de fato está gerando receita em um menor período de tempo.

Talvez isso possa explicar também o motivo dos pontos premium terem disponibilidade de acesso gratuito dentro do jogo, uma vez que se faz indiferente dentro da receita se eles fossem somente recursos pagos ou não.

OBS: É válido ressaltar que todo o raciocínio foi baseado em uma análise fundamentalista com os dados que a própria empresa disponibiliza em seu site oficial.


Conclusão e considerações:

De uma forma bem resumida, o Tribal Wars está longe de ser o carro chefe da Inno. Sendo assim, é evidente que os aportes e investimentos encima do jogo sejam menores se comparados aos demais jogos da empresa. Logo suas projeções tendem a permanecer como estão, a menos que exista um projeto de reformulação/restruturação do jogo.

Eu, como amante do jogo, desenvolvo este raciocínio com uma dor no coração em ter que aceitar a realidade a qual o jogo se encontra. Mesmo não acreditando que a sugestão de novas ideias para melhoria do jogo possam de fato mudar alguma coisa, acho super válido e apoio totalmente a discussão sobre o assunto, justamente para levantarmos a insatisfação com as condições de jogo hoje. Talvez assim conseguimos manter uma luz no fim do túnel para o Tribal Wars!



Grato pela atenção,

Att, cayres2.
 
Última edição:

vmort

Membro
Pontuação de reações
6
wellcome, tudo bem? Obrigado por responder :) !

Na verdade estou questionando justamente esta parte: "aumento considerável com venda de pp". Haja visto que se eu "player" tenho a oportunidade de conseguir de graça logicamente não vou pagar por aquilo. Há exceções a esta regra, pois sempre temos aqueles que irão gastar dinheiro para obter um fração de vantagem, entretanto com base em pura "especulação" o que mais ocorre é o farm de pontos premium e não o gasto de DINHEIRO > PONTOS PREMIUM. (chutando 90% farm contra 10% pagantes)

OBS: Obviamente nunca será aberto a público tais dados. São questões que envolvem o setor financeiro/controladoria e não desrespeitam aos demais.

Agora seguindo a sua analogia do posto de combustível vamos partir da seguinte historia:

Existe uma terra onde cada casa tem um local mágico que gera magicamente 100 litros de gasolina, diesel e álcool a cada uma hora. 95% da população adora combustíveis e quer ter ainda mais para utilizar, portanto alguns bolaram um esquema:

1- Quando o mercado estiver pagando 1 real para cada 5~6 litros de combustível ele/ela irá vender.
2- Quando o mercado estiver pagando mais do que 6 litros para cada 1 real ele/ela irá comprar.

Obs: 5% da população não faz este esquema, simplesmente utiliza o dinheiro ganho trabalhando normalmente para conseguir mais combustível independente do valor atual do mercado.

Pergunta: Agora na prática se vendermos 5 litros de combustível a 1 real e comprarmos 10 litros de gasolina a 1 real qual é o LUCRO do posto? Lembrando que o combustível é gerado magicamente a cada 1 hora.

Resposta: O posto não tem ganhos expressivos, pois a quantidade de pessoas que gastam dinheiro sem vender o combustível magicamente gerado é diminuta.

Se você leitor achou confuso ou pensou: nossa isso não faz sentido! Exatamente, não faz sentido!

Fiz um pouco de graça, mas não leve a mal pois estou tentando transpassar o meu ponto de vista.

Atenciosamente,

Sapato ;).

Serto dia por expor meu ponto de vista fui criticado por alguns mais não sou só eu que vejo por este lado só luto por algo mais justo pra todos dentre ricos e pobres todos somos iguais
 

Leonardo R. Pilotti

Membro Ativo
Pontuação de reações
35
Por mim, volta pp ser gasto só em cp, as e gc

Por isso gosto de jogar o clássico, lá n tem isso de pagar pra construir mais rápido e recursos
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Topo