Guia de Evolução (by dominaria)

  • Iniciar tópico DeletedUser55857
  • Data de início

DeletedUser55857

Guest
GUIA DE EVOLUÇÃO

Este é um tutorial para a fase inicial de um mundo, o chamado "sprint". Aqui você não encontrará um passo-a-passo do que fazer, pois de jogadores "robôzinhos" o servidor já está cheio. O que encontrará aqui são conceitos básicos para que lhe sirvam como uma ferramenta para você fazer sua própria estratégia.

Reiner disse:
A frase para se dá bem no Tribal Wars: Estratégia para adaptação ao ambiente. É assim que evoluímos.

Essa citação é de um jogador das antigas, que eu considero um dos que mais fizeram pela evolução do servidor através de antigos tutoriais que ajudaram muita gente, inclusive eu. Portanto me senti na obrigação de uma referência a ele

Agora vamos ao nosso guia. Se alguma coisa aqui lhe ser útil, este guia já terá valido a pena.

QUESTS

O jogo possui um sistema de quests, que funciona como um mini-tutorial dividido em partes. Cada parte é uma quest, que traz instruções de algo a fazer, e lhe premia com recompensas quando feito. Se é iniciante, aproveite essas quests para aprender na prática conceitos básicos do jogo.

Em todo caso, as primeiras quests tem ótimas recompensas, por isso sempre as cumpra. Quando começar aparecer quests sem recompensas, então só as cumpra caso se encaixe na sua estratégia.

RECURSOS

Os edifícios de recursos (bosque, poço de argila, mina de ferro) são fundamentais no início, pois vão fornecer recursos para iniciarmos o recrutamento de tropas. Mais para frente vamos conhecer uma outra fonte de renda, os saques (farm). Mas voltando ao assunto, edifícios de recursos são mais importantes para quem tem pouco tempo para jogar, porque estarão sempre a produzir independente de estar online ou off. Abaixo estão algumas sugestões de como evoluí-los. Note que os níveis de Madeira estão sempre em alta e os de Ferro baixo, isso é porque quando começar a fazer tropas vai gastar muita madeira e pouco ferro.

Madeira 4 / Argila 3 / Ferro 1: para quem deseja focar em saques, ao fazer esses níveis ganhará a recompensa de uma quest que pagará tudo o que foi investido

Madeira 9 / Argila 8/ Ferro 6: para quem busca um equilíbrio de recursos e farm

Madeira 15 / Argila 15 / Ferro 15: para quem quer focar em edifícios de recursos, recomendado quando se tem pouco tempo ou está em um mapa ruim para saques (poucas bárbaras)

FARM (infantaria)

Após fazer algumas quests, ganhará como recompensa suas primeiras tropas: 10 lanceiros e 10 espadachins. Hora de começar o farm (saques). Vá ao mapa e ataque a aldeia bárbara (ou bônus) mais próximas com as tropas que acabou de ganhar. Com os recursos que ganhar, invista em recrutar mais lanceiros no quartel: essa é a melhor tropa para saquer enquanto não tiver cavalaria. Não pare de recrutar e saquear. Quando tiver um paladino (nem todos mundos tem essa opção), pode usá-lo em "saques solo" (ele é bem rápido).

Não vai demorar e os saques pararão de vir cheios, o motivo é que os outros jogadores também estão a saquear as bárbaras. Neste momento, comece a dividir suas tropas em grupos, para atacar mais de uma aldeia ao mesmo tempo. Assim o lucro será maior, pois estará sempre a pegar recursos em vários saques simultâneos. É preciso tomar cuidado ao dividir as tropas, pois os lanceiros tem baixa resistência e morrem com facilidade, mesmo que esteja a atacar aldeias vazias. Abaixo estão algumas sugestões de como dividir as tropas para não ter perdas. Também pode usar o simulador para fazer testes de outras combinações.

5 a 35 Lanceiros + 1 Paladino
2 Lanceiros + 2 Espadachins
1 Lanceiro + 1 Bárbaro
4 Lanceiros + 2 Bárbaros

observação: não deixe o armazém ou fazenda lotarem, aumente-os conforme for sendo necessário (isto é válido para todas as fases). Se o ferro e argila estiverem se acumulando demais, use o mercado para fazer ofertas de trocas deles por madeira (ninguém aceitará, mas você estará guardando recursos para não desperdiçar)

FARM (cavalaria)

Precisaremos construir um estábulo para pesquisar a melhor tropa para saques do jogo, a cavalaria leve, e assim aumentar ainda mais nossas renda. Recomenda-se começar a focar em fazer o estábulo quando suas tropas de quartel estiverem a esvaziar as vilas da região em poucas horas. É difícil precisar com exatidão isso, mas costuma ser entre 120 a 200 soldados (entre lanceiros, espadachins e bárbaros).

Quando achar a hora certa, pare de recrutar no quartel e comece a construir os edifícios que são pré-requesitos para estábulo: Edifício Principal 10, Ferreiro 5 e Quartel 5. Vai demorar um tempo e gastar bastante, por isso também será preciso de um Armazém nível 7 para suportar o investimento.

Quando possuir o estábulo, pesquise o explorador no ferreiro, assim ganhará alguns de recompensa. Use-os para espionar as aldeias e verificar onde estão os recursos, assim não perde tempo saqueando vento.

Depois é hora de subir estábulo ao 3, e pesquisar a tão esperada cavalaria leve (CL). Recrute o máximo que puder e as envie em grupos de 2 CL saquear as bárbaras mais distantes. Continue a saquear as aldeias mais pertos com as tropas de quartel. Todo o lucro que obter deve ser direcionado a fazer mais cavalaria, até conseguir manter o estábulo recrutando o tempo todo!
 
Editado por um moderador:

DeletedUser55857

Guest
FIM DA PROTEÇÃO

Quando faltar 12 horas para sua proteção de iniciantes acabar, pare o que estiver fazendo (exceto de saquear, nunca pare de saquear filhote) e comece a se preparar. Comece a recrutar bárbaros sem parar até o fim da proteção, eles serão fundamentais para "limpar" as tropas dos outros jogadores. Junto a isso, faça Esconderijo 10 e Muralha 8, também precisamos nos preocupar com ataques que podemos receber.

Quando a proteção acabar, é hora de saquear os inativos e noobs da sua região. Você verá que saquear jogadores rende mais que saquear só bárbaras, mas é preciso ter cautela. Envie exploradores, iniciando do jogador menos pontuado, e vá subindo aos poucos.

Os jogadores que não tiverem tropas, você deve saqueá-los, usando principalmente lanceiros. Some os três recursos que o relatório aponta, e divida por 25 (a capacidade de farm do lanceiro). Esta é a quantidade de lanças que você deve enviar (não esqueça de enviar bárbaros e espadachins para escoltá-los). Quando começar a limpar jogadores mais poderosos, troque esses lanceiros por cavalaria leve (a divisão deve ser feito por 80, capacidade de farm da CL)

Os jogadores que tiverem tropas, você deve calcular no simulador qual seria o resultado da batalha contra seus bárbaros (APENAS BÁRBAROS). Se suas perdas forem ser de no máximo 25%, eu recomendo atacar (opinião pessoal). Se forem superior a 25%, ignore este jogador por enquanto, você terá perdas significativas, e mais para frente poderá atáca-lo perdendo menos.

observação: não deixe de saquear as aldeias bárbaras enquanto isso, usando principalmente cavalaria

DODGE

Dodge é o nome dado a técnica de retirar tropas da aldeia quando se é atacado. Não há motivo para você querer defender ataques, mesmo que saia vitorioso sempre terá perdas que atrasará seu crescimento, e enquanto não houver nobres no mundo não há muito com o que se preocupar. É provavél que você já tenha completado uma quest que pedia para retirar tropas apoiando outra aldeia, pois estava vindo ataque de uma bárbara (de 1 lanceiro kkk). Pois é, isso que você fez se chama dodge.

Então quando receber ataques nesta fase inicial, seja malandro e faça dodge. Retire todas as tropas da aldeia, atacando ou apoiando uma bárbara próxima. Gaste o máximo de recursos disponíveis que tiver em construções e recrutamento (pode cancelar depois do ataque). Caso sobre um pouco de recurso não tem problema, o seu esconderijo os manterão seguros. Quando o ataque chegar, terá encontrado apenas vento, e o atacante perdido tempo.

Até aí tudo muito fácil. Mas e quando recebe ataques e não está online para fazer dodge? Para isso existe o "off-dodge". Sempre que for sair do jogo, envie suas tropas para saquear aldeias distantes, de forma que elas só retornarão a aldeia quando você retornar ao jogo. Por exemplo, você vai dormir e a conta ficará 8 horas OFF, então envia as tropas saquear bárbaras de 4 horas de distância (aproximado). Certifique-se de deixar a menor quantia de recursos disponível na aldeia também. Assim mesmo que sofra ataques no jogo enquanto não está jogando, suas perdas serão baixas. Caso o tempo que for ficar ausente seja de mais de 6 horas, pode ser uma boa idéia chamar a milícia, assim vai dar perdas a possíveis atacantes e eles não retornarão a encomodar.

Resumindo: prevenção é a melhor defesa

BACKTIME

A melhor forma de acabar com a ameaça de um jogador ofensivo e ativo em sua área, é justamente quando ele te ataca, contra-atacando com uma tática chamada backtime, literalmente, o "tempo de volta".

Resumidamente, é retirar as tropas no momento que o ataque baterá e enviar de imediato um contra-ataque que chegará na vila adversária instantes depois das tropas dele retornarem, não o dando chance para esquivar. Existem várias maneiras de backtime, então vou dar as instruções do método que acho o mais fácil de fazer.

backtime disse:
1 - Faça dodge momentos antes do ataque adversário chegar. Você precisa das tropas vivas para contra-atacar.

2 - Quando o ataque bater na sua aldeia, é hora de calcular o "tempo de volta" das tropas adversárias. Sabendo a velocidade da tropa mais lenta adversária, verifique qual é o tempo de um ataque com esse tipo de unidade entre suas aldeias, e some este tempo a hora em que o ataque tinha chegado. O resultado dessa soma é o horário de retorno das tropas inimigas.

3 - Você deverá enviar um ataque para que chegue exatamente no horário de retorno adversário, usando tropas mais lentas para isso. Se ele usou aríetes, você fará o backtime apenas com bárbaros+CLs por exemplo. Use esta ferramenta de planejamento de ataques para calcular a hora exata de enviar o seu ataque (configure para o seu mundo).

4 - Quando estiver perto da hora, prepare o seu ataque para enviar. Você deve confirmar o seu ataque alguns segundos antes do tempo que calculou, pois esse seria o tempo até o servidor atualizar e realmente enviar o seu ataque. Esse tempo depende da velocidade da sua internet, mas na dúvida, considere 2 segundos este tempo de atraso.

5 - Ataque enviado, agora é só esperar por um bom resultado. Quanto menor for a diferença do tempo do retorno das tropas inimigas e o tempo de chegada do seu ataque, menor são as chances do alvo de se esquivar do backtime.

TROPAS 24hs

A proteção acabou e você "passou o rodo" na concorrência. O próximo passo é simples: tropas. Você deve investir tudo em tropas até ter o Quartel e Estábulo recrutando 24 horas sem parar. Nem preciso dizer que para isso não pode parar de farmar.

Recrutar sem parar não quer dizer que tenha que colocar uma fila de um dia de recrutamento, assim você estaria a "segurar" recursos que poderiam estar sendo aproveitados em algo que lhe desse vantagem naquele instante (é o chamado efeito "tropas fantasmas"). Recrutar 24hs significa que você deve adicionar tropas a fila várias vezes durante o dia, de forma que elas não parem nem por 1 minuto. Isso costuma ficar entre manter uma fila de 4 a 8 horas no quartel/estábulo.

Primeiro, enquanto não tiver cavalaria leve no estábulo recrutando sem parar, não pode dar-se ao luxo de recrutar no quartel ou fazer edifícios.

Segundo, enquanto não tiver cavalaria leve no estábulo e bárbaros no quartel recrutando sem parar, não pode dar-se ao luxo de fazer edifícios.

observação: os únicos edifícios que podem ser aumentados nesta fase são a Fazenda e Armazém, caso contrário você não teria espaço para recrutar hehe

O CONSTRUTOR

Com estábulo e quartel não parando de recrutar por nada desse mundo, é hora de voltar os olhos nos edifícios. Essa é a parte da evolução com mais possibilidades, sendo impossível tratar desse assunto com imparcialidade. Os melhores jogadores fazem até mesmo vários cálculos de build para escolher o que construir de cada vez. Então vou dar algumas noções bem básicas, cabe a você montar sua própria "build".

Edifício Principal, Quartel e Estábulo são as principais construções a fazer, pois agilizam o tempo de novas construções e recrutamento. E tempo é recurso meu amigo.

Os edifícios de recursos são bem opcionais. Caso tenho pouco tempo de jogo, eles também devem ser o seu foco. Caso contrário, poderão lhe atrasar um pouco.

Fazenda e Armazém são evoluídos conforme necessidade. Se ficar meio em dúvida se vai lotar ou não, é melhor ser precavido e aumentar. Desperdiçar recursos ou deixar tropas sem recrutar por falta de espaço é um pecado.

A Oficina deve ser feita quando achar que seus bárbaros estão tendo dificuldades para limparem sozinhos os jogadores da região, assim você poderá fazer aríetes para destruir muralhas. Vai precisar de um Ferreiro no 10. Se quiser também fazer catapultas para demolir o pessoal e o fazerem desistir, vai precisar de Ferreiro no 12.

Outros edifícios (mercado, esconderijo, muralha) poderiam ser feitos quando não se tem recursos para construir o que deseja (desde que as tropas estejam recrutando), assim mantem o EP sempre trabalhando e economizará tempo no futuro.

ACADEMIA

Esta chegando a hora de aumentar o reinado, conquistando outra aldeia, portando vamos fazer academias pra recrutar nobres. É difícil dizer o momento certo para fazer academia. Eu particularmente uso como base o nível da sua fazenda.

Se sua prioridade é conquistar o mais rápido possível, rush Academia quando tiver Fazenda 28. Menos do que isso, você só terá tropas para conquistar uma aldeia ridícula.

Se sua prioridade é possuir full o mais rápido possível para depois conquistar, rush Academia quando tiver Fazenda 30.

Se busca um equilíbrio entre conquistar rápido e com o máximo de tropas, rush Academia quando tiver Fazenda 29.

"Rushar" academia entende-se por evoluir os seus pré-requisitos (Edifício Principal 20, Ferreiro 20 e Mercado 10). Desde a atualização da versão 8.0, os últimos níveis dos edifícios ficaram extremamentes demorados, então recomendo aumentar o seu ed. principal superior a 20 (pra ser sincero eu colocaria em 30 até kkk). Se o seu mundo for de moedas, cunhe 10 moedas e faça 4 nobres. Se for de armazenamento de pacotes, faça Academia nível 3 e 3 nobres.

Antes de acabar tudo isso, você já deve ir estudando quem é a melhor opção para se conquistar. Foi suado para chegar até aqui, então nada de aldeiazinha mixuruca, você deve noblar a melhor aldeia possível desde que tenha tropas para isso. Com tudo pronto, explore o alvo para ter certeza que dará conta do recado. Agora só falta enviar o noble train...

NOBLE TRAIN

A sugestão anterior de fazer 4 (ou 3) nobres para a primeira noblagem, é porque aconselho a usar um comboio de nobres desde o início. Este jogo é coletivo, e se você tentar baixar a lealdade enviando o mesmo nobre várias vezes, terá grandes riscos do alvo receber apoios e acabar com sua festa. Se o mundo for de armazenamento, você terá de fazer 2 levas de ataques, enviar o trio de nobres primeiro, e ao retornarem enviar mais 1 ou 2.

Mesmo que seja novato, a esta altura do jogo já deve entender como funciona os nobres e conquistas, então vamos pular essa parte.

Você deve enviar o seu comboio com os bárbaros+cavalaria leve+aríetes no primeiro comando para limpeza, e nos demais uma escolta de 50~200 bárbaros e 50~200 CLs. Se está confiante que vai conquistar sem problemas, pode optar por não mandar cavalaria leve para limpeza, assim não terá seu poder de saque diminuido (mas estará a correr grandes riscos).

Você deve tentar fazer que a diferença de tempo entre cada comando do noble train seja o menor possível. O ideal seria enviar no tempo mínimo que o servidor permite: 50 mini segundos. Se isso parece um absurdo para você leia este tutorial e aprenda como.

O motivo para tentar enviar o comboio no menor tempo possível, é devido a uma tática bem popular chamada sniping train...

SNIPING TRAIN

Talvez antes de conquistar alguém, alguém queira te conquistar. Você observa o símbolo de 4 ou mais ataques vindos, e já começa a se despedir do mundo, pois é ofensivo e não tem defesa para parar o ataque. Ou pode estufar o peito, dizer "- Vem que tem nega", e fazer um sniping.

Sniping train é uma tática defensiva, onde se encaixa apoios no meio de um comboio de nobres, assim o ataque de limpeza passa, mas os outros nobres ficam no meio do caminho, evitando a perda da aldeia.

É uma tática com certo grau de dificuldade, que exigiria um tutorial próprio. Mas felizmente já temos um ótimo tutorial sobre o tema, é este aqui.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir de uma aldeia as variáveis aumentam ainda mais, mas você terá as diretrizes necessárias para fazer suas escolhas sabendo o que realmente está fazendo, e não fazendo porque alguém falou para fazer. E uma última dica: quando ficar em dúvida de que decisão tomar, siga seu instinto, ele sempre saberá o melhor a se fazer.

Abraços ^^
 
Editado por um moderador:

DeletedUser82518

Guest
Muito bom, mas creio que iniciantes não vêm ao FTW!
 

DeletedUser83749

Guest
Quando esse tutorial estiver completo, será um dos primeiros que recomendarei aos jogadores da minha tribo. (montarei uma tribo somente com jogadores novatos, tentar ensinar a jogar, estilo Hogwarts)

Podia também criar uma seção só para termos (gírias) usados por jogadores, como back time e snip; colocando o significado e como executar. (também pode linkar aos tópicos já existentes)

Podia falar de algumas coisas um pouco mais avançadas também, como estratégias de migração de continente, blindagem em guerras e coordenados.

Belo começo, sei que vindo de você será um tópico que renderá bastante.

Abraço.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser

Guest
Os interessados vem ;)

E dentro de uma tribo, sempre há alguém que posta o link desses tutos.

Poucos vêm, mas geralmente eles mandam o link, e isso ajuda bastante os novatos, pra mim não vem por causa da preguiça '-'

_____________


Bom tuto dominaria!
 

DeletedUser76949

Guest
Nem preciso comentar que esse se não for o melhor tutorial e um dos melhores.Dominaria esta de parabéns,e aprendi muito contigo vei na época da Saw.

Espero que volte ao jogo rápido tw precisa de jogadores como você!
 

DeletedUser

Guest
Eu tive o trabalho de escrever algo com 350 linhas aos meus membros com todo o passo-a-passo, porém se tu tivesse feito esse antes eu não perderia muito tempo e colocava logo esse.
O meu seria no estilo jogador Robozinho com uma build que o Relaxxx usava, agora nem vo postar já que tem o seu e o do Juca
Parabéns pelo seu tutorial, até agora é o mais completo e o melhor escrito... o do juca7 ta ruim de se ler ^o)
 

Ianke

Membro Notável
Pontuação de reações
49
Atualizou o tutorial.

Melhor, esse é um assunto melhor e não só para iniciantes no jogo, mas para quem tem dificuldade em inicio de mundos.
Parabéns ao Jean, já tava bom antes mas melhorou e é um belo tuto para ser usado como referência.

Ps: citou o reiner, mas eu que ensinei tudo isso não fala nada né :(
 

Deleted User - 1717402

Guest
um tutorial old school, feito um cara old school, que teve mestres old school.......
gostei muito do tuto, e recomendo ele pra quem quer ser alguem além de uma lenda do mundo passado no tw ;)
 

DeletedUser81781

Guest
Eu lembro que vários jogadores usava a estratégica do mercado, aumentava as minas para 9 4 3, e fazia ofertas para trocar com o ferro, relativamente proporcional o recurso com o armazém para aumentar, quando for as primeiras construções do CVL você esta na frente, outra coisa é que, se tiver como fazer 5 cvl, faça 4 e o resto bárbaro, outra coisa é que muitos spikar usa bárbaros depois da proteção, isso é errado como vai matar os lanceiros no começo do mundo do pessoal noob?, o bárbaro tem facilidade contra o lanceiro, por isso que no segundo dia, já com quartel, ferreiro e a maioria dos quest's feitos, você faz a cada 1 ou 2 horas 4 lan, 4 esp e 2 bar, lembrando o bárbaro já pesquisado.

Obs : Eu jogo desde do primeiro mundo 21, na época da Planc, já joguei vários mundos com várias tribos, comecei Maio de 2012 eu acho. Eu nunca mais joguei, pois estou sem tempo, o verdadeiro jogador de sprint tem que ter 12 horas por dia ( minimo ), como eu não jogo com co-player, comecei jogar no mundo 42 mais parei, e enduracers estou com preguiça, até tentei no mundo 26, vou tentar passar de ano como é o último da escola, e algum vestibular, provavelmente vou jogar nas férias. Abração
 
Editado por um moderador:

DeletedUser81781

Guest
Repita comigo.

Bárbaro mata lanças...
CL mata espadas...
Já ta editado, errado o coment's, porque eu errei escrevendo, porque eu sabia, porque muitos fazer lanceiros para buscar mais recurso, etc.

Vlw Brain, é bom ter jogadores atentos.
 

DeletedUser

Guest
Muito bom, bem explicado.
Vai ajudar muitos iniciantes no jogo.
Gostei do "- Vem que tem nega"...
KKKKKKKKKKKKKKKKK
 
Topo